Logo
Regional

Município e freguesias de Viana do Castelo firmam protocolo

22 Novembro, 2024 | 14:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e as Uniões e Juntas de Freguesia do concelho firmaram, protocolos para implementação do Programa Aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo da UNESCO, cuja candidatura deve avançar em 2025.

“Precisamos de todos. Fazer parte desta rede global não é fácil”, considerou o autarca vianense, assumindo que a candidatura à UNESCO “é também uma oportunidade de dar visibilidade e notoriedade ao concelho”.

A área que o Geoparque Litoral abrange coincide com os limites administrativos do concelho de Viana do Castelo e os protocolos foram agora firmados tendo em conta que “a implementação do projeto envolve um trabalho colaborativo com comunidades locais, agentes turísticos, instituições de ensino e entidades gestoras do território, visando promover a região e valorizar o seu património, gerando um impacto positivo e sustentável”.

Nesse sentido, as freguesias apresentam-se como parceiras estratégicas “pela sua atuação local, proximidade com as comunidades e conhecimento aprofundado do património natural e cultural existente na sua área de jurisdição”, considerando-se que “a colaboração entre o Município e a União de Freguesia/Junta de Freguesia é essencial para o sucesso das ações previstas no programa do aspirante”.

O Geoparque Litoral de Viana do Castelo foi criado em 2017, depois de mais de uma década de trabalho de inventariação do património geológico do concelho que resultou na identificação de 13 áreas classificadas como Monumentos Naturais. Neste território, aspirante a geoparque mundial UNESCO, é preservada a herança geológica que comprova que um dia Portugal já fez parte do Hemisfério Sul ou foi banhado por um oceano que já não existe. 

A Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, considerou, nesta reunião, que o Geoparque Litoral “interfere com todo o território, não apenas com as freguesias onde já temos 13 monumentos classificados”. Por isso mesmo, frisou, são objetivos dos protocolos “a promoção, a colaboração, a divulgação e o apoio na conservação” destas áreas.

A excecionalidade dos interesses geológicos preservados, bem como as múltiplas relações estabelecidas com áreas de relevante biodiversidade e património histórico-arqueológico, e outras em que o património imaterial tem uma forte ligação com a geodiversidade local, constitui uma oportunidade para o fortalecimento do desenvolvimento sustentado das vertentes socioeconómica e ambiental do concelho de Viana do Castelo.

Nesse sentido, a estratégia que se está a implementar enquadra o desenvolvimento do Geoparque Litoral de Viana do Castelo. Pretende-se que este projeto constitua uma âncora da identidade de Viana do Castelo, impulsionando a atividade turística, criando oportunidades educativas e permitindo uma gestão eficaz das fontes de financiamento para a promoção e fortalecimento do desenvolvimento territorial. 

De acordo com a minuta dos protocolos, o aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo visa a preservação, valorização e promoção do património geológico, biológico e cultural do território, assim como a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento económico do território, particularmente através do turismo e da educação. 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2024

Viana do Castelo implementa medidas para o controlo da Lagarta do Pinheiro

A lagarta do pinheiro, designada cientificamente como Thaumetopea pityocampa, é uma espécie de inseto, amplamente conhecida pelo seu comportamento peculiar, que lhe valeu o nome comum de processionária, devido ao hábito das larvas de se deslocarem em longas fileiras ou "procissões".

Regional 14 Dezembro, 2024

Ponte de Lima galardoada com Bandeira Verde ECOXXI 2024

Foram 65 os Municípios que se inscreveram, em 2024, no Programa Bandeira Verde ECOXXI, coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa. Um programa que pretende incentivar e promover a implementação de políticas e práticas de sustentabilidade local ao nível municipal.

Nacional 14 Dezembro, 2024

Novembro foi o mês mais quente dos últimos 94 anos em Portugal

O mês de novembro foi o mais quente em Portugal dos últimos 94 anos, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avançando que se verificou uma diminuição da área em seca meteorológica na região Sul.

Desporto 14 Dezembro, 2024

Santa Luzia joga hoje em casa frente ao Gondomar

O Santa Luzia Futebol Clube recebe, este sábado às 18h00 no Pavilhão José Natário, a Escola de Gondomar, em jogo referente à 12ª jornada, a 1ª da 2ª volta, da Liga Feminina Placard Futsal.

Nacional 14 Dezembro, 2024

Hinoportuna representa o Politécnico de Viana do Castelo em concurso na RTP1

Com os temas “Meu Fado”, de Mariza, e “Havemos de ir a Viana”, de Amália Rodrigues, a Hinoportuna – Tuna Académica do Politécnico de Viana do Castelo – sobe ao palco do programa “Estrelas ao Sábado”, este sábado à tarde, e tenta conquistar um lugar na final do programa da RTP1.

Desporto 14 Dezembro, 2024

Juventude Viana joga hoje na casa do último classificado

A Juventude Viana desloca-se, este sábado às 16h00, a Cascais, para defrontar o GRF Murches, em jogo correspondente à 9ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins.

Desporto 14 Dezembro, 2024

Projeto da Câmara de Cerveira recebe Selo de Boas Práticas da Comissão Europeia

O projeto Olympics4all, idealizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e implementado em colaboração com a Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), foi distinguido pela Comissão Europeia com o Selo de Boas Práticas URBACT.