O Município de Ponte de Lima e os CTT – Correios de Portugal lançaram oficialmente uma emissão filatélica para assinalar os 900 anos do Foral de Ponte de Lima, outorgado a 4 de março de 1125 pela rainha D. Teresa.
Ao celebrar nove séculos de História, Ponte de Lima presta tributo à personagem fundadora e lembra o momento fundador, mas celebra igualmente todas aquelas figuras e todos aqueles acontecimentos que se foram sucedendo com o correr dos séculos e que acabaram por moldar a fisionomia desta vila e desta terra, a idiossincrasia dos seus habitantes. No fundo, a evolução deste lugar, traduzindo a passagem do tempo e o resultado das ações humanas, é que ditou a identidade de Ponte de Lima e dos limianos.
Parte dessa identidade encontra-se plasmada nas imagens dos selos e bloco cuja edição assinala os 900 anos do Foral de Ponte de Lima: o pergaminho onde se encontra inscrito o teor do Foral; a estátua monumento da rainha Dona Teresa empunhando na mão direita a mesma Carta; o remate do pelourinho de Ponte de Lima, símbolo da autoridade e justiça municipais; a ponte gótica com os seus arcos sobre o rio Lima, ícone definidor desta localidade, como bem o mostra o seu brasão; a igreja matriz, lugar de culto desde há séculos agregador da comunidade limiana; as tradições seculares das Feiras Novas e da Vaca das Cordas, elementos magnéticos que atraem multidões a esta vila.
Fazem parte desta coleção dois selos e um bloco filatélico, com uma tiragem de 20 mil exemplares.
As obliterações de primeiro dia podem ser feitas nas Lojas CTT dos Restauradores e Chiado, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal, Antero de Quental, em Ponta Delgada, e ainda na Loja CTT Ponte de Lima.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.