O Município de Ponte de Lima e os CTT – Correios de Portugal lançaram oficialmente uma emissão filatélica para assinalar os 900 anos do Foral de Ponte de Lima, outorgado a 4 de março de 1125 pela rainha D. Teresa.
Ao celebrar nove séculos de História, Ponte de Lima presta tributo à personagem fundadora e lembra o momento fundador, mas celebra igualmente todas aquelas figuras e todos aqueles acontecimentos que se foram sucedendo com o correr dos séculos e que acabaram por moldar a fisionomia desta vila e desta terra, a idiossincrasia dos seus habitantes. No fundo, a evolução deste lugar, traduzindo a passagem do tempo e o resultado das ações humanas, é que ditou a identidade de Ponte de Lima e dos limianos.
Parte dessa identidade encontra-se plasmada nas imagens dos selos e bloco cuja edição assinala os 900 anos do Foral de Ponte de Lima: o pergaminho onde se encontra inscrito o teor do Foral; a estátua monumento da rainha Dona Teresa empunhando na mão direita a mesma Carta; o remate do pelourinho de Ponte de Lima, símbolo da autoridade e justiça municipais; a ponte gótica com os seus arcos sobre o rio Lima, ícone definidor desta localidade, como bem o mostra o seu brasão; a igreja matriz, lugar de culto desde há séculos agregador da comunidade limiana; as tradições seculares das Feiras Novas e da Vaca das Cordas, elementos magnéticos que atraem multidões a esta vila.
Fazem parte desta coleção dois selos e um bloco filatélico, com uma tiragem de 20 mil exemplares.
As obliterações de primeiro dia podem ser feitas nas Lojas CTT dos Restauradores e Chiado, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal, Antero de Quental, em Ponta Delgada, e ainda na Loja CTT Ponte de Lima.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.