Está lançada mais uma base para a formalização da futura geminação entre Cerveira e Cervera (província de Lérida). Depois de em maio de 2023, uma comitiva daquele município espanhol ter visitado a "Vila das Artes", foi a vez do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, ter sido convidado pela Paeria de Cervera para conhecer o seu território e dinâmica, procurando alinhar a construção de uma história comum. A comemoração dos 1000 anos de Cervera em 2026 apresenta-se como um momento importante nesta intenção de parceria institucional.
Rui Teixeira foi recebido, na semana passada, no Ayuntamiento de Cervera pelo Alcalde e Senador Jan Pomés, e restante executivo, tendo contactado com as áreas comuns entre ambos os municípios.
Além de compartilharem a mesma origem quando se trata do nome do lugar, que deriva de “lugar de cervos”, e os brasões coincidirem na ostentação da figura do cervo, há também o facto do número de habitantes ser muito similar (cerca de 9 mil), além de Cerveira e Cervera terem origem medieval, são terras de fronteira e orgulham-se de ter um Castelo, elemento de defesa do território.
O autarca cerveirense explica que o homólogo de Cervera expressou vontade em ter a participação de Vila Nova de Cerveira na comemoração dos 1000 anos da atribuição da Carta de Población a Cervera (1026), na qual a condessa de Barcelona, Ermessenda, entregara as terras a três famílias de colonos, promovendo a fixação de pessoas em Cervera.
“Trata-se de um acontecimento histórico muito importante e seria uma honra marcar presença e partilhar algumas das nossas semelhanças”, disse.
Durante a curta visita a Cervera, o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, foi convidado a assinar o Livro de Honra Municipal, a visitar pontos de interesse turísticos e a assistir à Abertura da Festa Major de Cervera.
Além da Universidade e do seu núcleo histórico, Cervera é conhecida pelo forte impulso cultural e artístico, consubstanciado em diversas atividades com destaque para o AQUELARRE e o Festival Internacional de Música, e na Casa Museu Duran i Sanpere.
Cervera é a capital da comarca de Segarra, localizando-se entre a colina de Les Savines e a ribeira de Ondara, na província de Lérida, comunidade autónoma da Catalunha. Tem 55,2 km² de área e em 2021 tinha 9 328 habitantes.
De relembrar que Vila Nova de Cerveira tem formalizada uma geminação com o concelho vizinho de Tomiño, da Galiza, cuja Eurocidade foi formalmente constituída em 2016.
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Ministério da Cultura sobre a reconversão de um castelo de 1126 em hotel de quatro estrelas, intervenção que considera estar a "destruir e a descaracterizar" o imóvel.
A Eurocidade Tui.Valença recebe o seminário "Governação e Liderança Educativa", na próxima quarta e quinta-feira, 9 e 10 de outubro. Este seminário pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre a liderança escolar e a pedagogia inclusiva e partilhada, entendida como condição essencial para a melhoria da qualidade da educação e da governança dos sistemas educativos.
A tempestade Kirk deverá deslocar-se para noroeste da península ibérica, após passar a norte do arquipélago dos Açores, e aproximar-se do continente na manhã de quarta-feira, com agravamento das condições meteorológicas já na tarde desta terça-feira, informou o IPMA.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) está a promover uma campanha nacional de consciencialização sob o mote "A prevenção faz o Fígado".
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) lançou, na sexta-feira, os concursos por sorteio para atribuição de 130 habitações em renda acessível no âmbito do Programa Arrendar para Subarrendar. As candidaturas estão abertas até 1 de novembro deste ano, através da plataforma dedicada.
O Pavilhão Municipal de Barcelos, acolheu, no fim de semana, a 11ª edição da "Taça Credito Agrícola" entre a Juventude Viana e o OC Barcelos. Este troféu que se iniciou em 2014 tem servido de preparação para os dois emblemas do Minho. A Juventude Viana que esta época vai voltar a disputar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, perdeu por 6-2.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o início da realização de uma campanha de fiscalização rodoviária, "RoadPol -- Telemóvel", sobre a utilização de "aparelhos radiotelefónicos" durante a condução, que decorre até domingo em todo o continente.