Logo
Regional

Município de Viana assinou protocolos para apoio anual de 189 mil euros a IPSS e instituições

4 Abril, 2024 | 16:20
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou hoje com 19 associações e instituições os Protocolos de Colaboração com IPSS e Instituições e Movimento Associativo para 2024, num valor que ascende a praticamente 189 mil euros.

Para o autarca, que estava acompanhado da vereadora com o pelouro da Coesão Social, Carlota Borges, este foi um momento para “reconhecer e agradecer” às instituições pelo trabalho diário que promovem.

“Quero reforçar aquela que tem sido uma relação de trabalho diária, constante e de colaboração, assim como a disponibilidade e dedicação de todas as instituições presentes, que demonstram uma capacidade enorme para encontrar soluções nos momentos mais difíceis”, enfatizou Luís Nobre, depois da vereadora Carlota Borges ter falado nas instituições como “grandes parceiros” que mostram “um trabalho brilhante e uma colaboração diária” com a autarquia.

Assim, para o GAF – Gabinete de Atendimento à Família foram aprovados 2.527 euros por mês, sendo 527 euros para a renda da Casa Abrigo (Apoio a Mulheres Vítimas de Violência) e 2.000 euros para contributo ao apoio a necessidades específicas e pontuais de famílias e utentes do GAF.

Os protocolos integram ainda 750 euros mensais para a Sociedade de S. Vicente de Paulo – Conselho Central de Viana do Castelo, num contributo ao apoio a necessidades específicas e pontuais de famílias sinalizadas; 2.000 euros para a Cáritas Diocesana de Viana do Castelo, num contributo ao apoio a necessidades específicas e pontuais de famílias migrantes; 500 euros mensais para a ACAPO – Delegação de Viana do Castelo, para comparticipação de renda e transporte dos utentes do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação.

O documento integra ainda 300 euros por mês para o Centro S. e Paroquial de Nossa Sr.ª de Fátima – Berço de Nossa Senhora das Necessidades, para comparticipação da renda da Loja Social; 700 euros mês para a Íris Inclusiva, integrando 300 euros para renda das instalações e 400 euros mensais para contributo ao cabal desenvolvimento dos fins sociais prosseguidos pela instituição.

Já para a APCVC – Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo foram aprovados 700 euros mensais para a renda do CAO. A Re-food 4 Good – Associação vai receber 875 euros mensais, que integram apoio para a renda do Centro de Operações, comparticipações nas despesas inerentes ao funcionamento do Centro de Operações e comparticipação nas despesas resultantes da viatura afeta ao desenvolvimento da sua atividade. O protocolo com a APPACDM implica um apoio mensal de 200 euros para comparticipação das despesas com programas de reabilitação do indivíduo portador de deficiência; com a Associação Reformados Pensionistas do Distrito de Viana do Castelo, com apoio de 600 euros /mês para despesas inerentes ao funcionamento da IPSS; Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José, 450 euros/mês para despesas relacionadas com os fins sociais prosseguidos pela associação (formação e oportunidade de inserção social dos utentes).

Para a Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário do Alto Minho em causa estão 550 euros mensais para despesas associadas à loja social e apoio social a famílias carenciadas; para o Centro Social e Paroquial da Areosa, 300 euros mensais para colaboração na resposta a necessidades específicas e pontuais das famílias apoiadas pela IPSS; e para a Fundação AMA Autismo um total de 2.900 euros mensais, sendo 1.400 euros para comparticipação dos custos de contratação de equipa técnica especializada e 1.500 euros para comparticipação dos custos inerentes ao funcionamento e manutenção do edifício e seu logradouro. O protocolo integra ainda 500 euros por mês para a Fábrica da Igreja Paroquial de São Lourenço da Montaria, para contributo à prestação de serviços de alimentação e higiene a munícipes carenciados; 825 euros para a Methamorphys, para contributo para as despesas mensais afetas ao edifício e apoio na renda da loja social; e 450 euros mensais para a Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas, apoiando a comparticipação das despesas em programas de apoio aos idosos.

Para a causa animal, a Câmara Municipal renova os apoios à Associação Gatos de Ninguém, 200 euros mensais, e Resgate Animal Associação, 400 euros mensais, para comparticipação dos custos inerentes ao funcionamento e manutenção da sua missão de resgate e acolhimento de animais.

Pode ser uma imagem de 8 pessoas e o salão oval

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.

Regional 19 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira organiza concerto solidário para ajudar o pequeno João

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira vai acolher, este sábado, 20 de abril, o concerto solidário “Juntos conquistamos o futuro do João”, que visa angariar fundos para a aquisição de material adaptado à doença genética rara diagnosticada ao João, um menino de 4 anos, de Vila Nova de Cerveira.

Regional 19 Abril, 2024

Acidente de trabalho em armazém de materiais de construção faz um ferido grave

Um homem de 49 anos ficou hoje gravemente ferido ao ficar preso entre um camião e paletes de cimento num armazém de material de construção em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, disse fonte da GNR.

Regional 19 Abril, 2024

Caminha: Homem detido por alegado tráfico com laboratório doméstico para preparar droga

Um homem de 35 anos foi detido por alegado tráfico de droga em Caminha, numa operação da GNR que levou à “descoberta de um pequeno laboratório doméstico para a preparação e transformação da substância estupefaciente”, foi hoje revelado.

Regional 19 Abril, 2024

Demonstração de meios da Proteção Civil municipal leva centenas ao Campo d’Agonia

Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.

Desporto 19 Abril, 2024

Vianense SAD “não apoia qualquer lista” candidata às eleições do Clube

Para terminar de vez com com especulações, a Sport Clube Vianense, Futebol SAD, emitiu um comunicado a descarta o seu apoio a qualquer lista candidata no ato eleitoral do Sport Club Vianense, marcado para o próximo dia 24 de maio de 2024.