A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.
Segundo o Município de Valença, a ação de fogo controlado pretendeu criar uma faixa de proteção contra os incêndios florestais, na parte alta de Cerdal, para ajudar a salvaguardar os aglomerados populacionais e as manchas florestais.
O fogo controlado foi executado pelos Sapadores Florestais em colaboração com a Equipa Municipal de Proteção Civil e Bombeiros Voluntários de Valença.
A par desta iniciativa em Cerdal estão programadas mais ações preventivas de fogo controlado noutros pontos do concelho. “A Câmara Municipal espera, em breve, poder avançar com a abertura e revitalização da rede de estradões florestais do concelho. Aguarda-se para as próximas semanas o avanço, também, da implementação do programa Condomínio de Aldeia de Valença, que permitirá um conjunto de ações preventivas nas freguesias mais sensíveis aos fogos de verão do concelho”, lê-se numa nota.

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.
Nos últimos quatro dias, GNR e PSP detiveram uma média diária de 76 condutores por condução sob efeito de álcool, totalizando 304 detenções desde 18 de dezembro — 182 pela GNR e 122 pela PSP.