Elegendo a educação e a cultura como eixos estruturantes do seu campo de ação o Município de Ponte de Lima continua a apostar na promoção de programas que visam proporcionar o acesso e a aproximação de todos os públicos a bens culturais e a ações pedagógicas, desenvolvendo sinergias e promovendo atividades conjuntas com os Agrupamentos de Escolas do concelho.
A exposição coletiva “pequenos Grandes artistas”, que reúne um conjunto de trabalhos artísticos dos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Ponte de Lima e António Feijó, traduz as benéficas parcerias implementadas, mostrando-se como um notável exemplo de difusão das artes, do conhecimento, do ensino, da cooperação entre escolas e de outras formas de produção humana de amplo valor.
Esta exposição vai estar patente na Biblioteca Municipal de 3 a 15 de junho divulgando trabalhos de ‘pequenos grandes artistas’, confirmando-se, assim, que este tipo de iniciativas fortalecem as relações e diálogos entre pessoas e instituições, entre o público e a criação artística, fomentando o acesso à cultura e às artes, influenciando positivamente o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.
A Mata Nacional do Camarido, em Caminha, recebeu um reforço significativo na proteção de uma das suas espécies endémicas mais emblemáticas: a camarinha. Cerca de 3 000 plantas, incluindo machos e fêmeas, foram reintroduzidas no local através de uma ação promovida pela Associação COREMA e pelo Projeto EMC² (Explorar Matos de Camarinhas da Costa, MARE-ARNET).
Mais de 300 jovens participaram na grande final do Games Hackathon – Tour STARTS Juvenil, realizada no Centro Cultural de Viana do Castelo, durante a VianaCon – Convenção de Jogos de Tabuleiro Modernos.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR realizou, entre 3 e 9 de novembro, uma série de operações focadas na prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança comunitária, com resultados expressivos.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou estar tranquilo quanto à segurança e proteção de dados dos autocarros elétricos da fabricante chinesa Yutong, que desde setembro asseguram o transporte urbano na cidade.
Viana do Castelo prepara-se para acolher, de 15 a 22 de novembro, a 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento terá como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reunindo espetáculos de destaque nacional e internacional.
O fabricante chinês de autocarros Yutong assegura que não existe qualquer risco de acesso remoto ou manipulação à distância dos veículos que circulam em Portugal, incluindo Viana do Castelo, e que todos os dados recolhidos estão protegidos e armazenados na União Europeia.
O Governo anunciou esta segunda-feira um investimento de 52 milhões de euros na aquisição de equipamentos para prevenção de incêndios florestais. A entrega do primeiro lote de 135 motorroçadoras decorreu no hangar do Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez, numa cerimónia com o ministro da Agricultura e do Mar, José Manuel Fernandes.