Elegendo a educação e a cultura como eixos estruturantes do seu campo de ação o Município de Ponte de Lima continua a apostar na promoção de programas que visam proporcionar o acesso e a aproximação de todos os públicos a bens culturais e a ações pedagógicas, desenvolvendo sinergias e promovendo atividades conjuntas com os Agrupamentos de Escolas do concelho.
A exposição coletiva “pequenos Grandes artistas”, que reúne um conjunto de trabalhos artísticos dos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Ponte de Lima e António Feijó, traduz as benéficas parcerias implementadas, mostrando-se como um notável exemplo de difusão das artes, do conhecimento, do ensino, da cooperação entre escolas e de outras formas de produção humana de amplo valor.
Esta exposição vai estar patente na Biblioteca Municipal de 3 a 15 de junho divulgando trabalhos de ‘pequenos grandes artistas’, confirmando-se, assim, que este tipo de iniciativas fortalecem as relações e diálogos entre pessoas e instituições, entre o público e a criação artística, fomentando o acesso à cultura e às artes, influenciando positivamente o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.