Logo
Regional

Município de Ponte de Lima dinamizou sabores regionais através de workshops

19 Outubro, 2023 | 17:10
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Município de Ponte de Lima no âmbito do programa “Formação Mais Próxima” em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e com o apoio da Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, iniciou no passado dia 10 de outubro um ciclo de workshops tendo como objetivo a elevação da qualificação dos trabalhadores do setor da Restauração com a chancela e acreditação do Turismo de Portugal. 

Os profissionais da Restauração de Ponte de Lima estão a aderir de forma muito relevante a estas ações que visam essencialmente uma partilha de saberes, sabores e afetos e o consolidar de relações de parceria e sinergias entre todos os participantes que totalizam 35 de diferentes restaurantes de Ponte de Lima.

Estes primeiros workshops são a responsabilidade do Chefe Álvaro Costa que com grande mestria e enorme espírito de partilha reinterpreta os sabores tradicionais privilegiando, naturalmente, os produtos endógenos de Ponte de Lima e tendo como estratégia a sustentabilidade na confeção de iguarias e propostas gastronómicas harmonizadas com o Vinho Verde de Ponte de
Lima.

Esta ação de capacitação designada “Sabores Regionais – redescobrir a gastronomia tradicional de Ponte de Lima” visa capacitar e incentivar a restauração a (re)descobrir pratos tradicionais, a reinterpretar e a enriquecerem as suas ementas, tendo por base um levantamento extenso e rigoroso de receituário por todo o concelho de Ponte de Lima, transmitido por gerações de cozinheiras e
cozinheiros, mestres da nossa gastronomia.

Uma experiência revestida de grande sucesso que está na entusiasmar a restauração de Ponte de Lima e contribui para homenagear, registar e dinamizar o Património Gastronómico e a Herança Cultural de Ponte de Lima através de um contacto muito próximo estabelecido com a mestria de grandes cozinheiras que guardam autênticos tesouros, encantos e segredos de uma diversidade de iguarias e produtos gastronómicos que nos falam de ancestrais tradições que urge, sem dúvida preservar a sua autenticidade e a sua singularidade.

Estes workshops afirmaram-se, sobretudo, como relevantes momentos de convivialidade e de partilha de saberes e de sabores com a restauração de Ponte de Lima que são os principais intérpretes destes legados gastronómicos que prevalecem e perduram na nossa memória coletiva.

A Gastronomia apresentada distingue-se pela diferença, constituindo um repto para que o dia a dia de cada um de nós seja (re)escrito e desenhado com as raízes culturais de Ponte de Lima. Porque é nas diferenças que o convívio entre os povos se consolida e a identidade cultural se reforça.

A formação decorre na Clara Penha – Casa dos Sabores das 15h30 às 17h30, estando agendadas as próximas sessões para os dias, 24 e 31 de outubro.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Governo pede urgência em inquérito à morte de doente no hospital de Viana do Castelo

O Ministério da Saúde pediu que o inquérito aberto pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho para apurar as circunstâncias da morte de um doente no hospital de Viana do Castelo “decorra com a urgência desejável”.

Regional 21 Maio, 2024

Três hectares de baldios em Arcos de Valdevez reflorestados com 1.350 laranjeiras

A REN – Redes Energéticas Nacionais e a União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, plantaram hoje mais de 1.350 laranjeiras em três hectares de terrenos atravessados por linhas de transporte e energia.

Regional 21 Maio, 2024

Foco de surto de ‘legionella’ em Caminha que causou um morto ficou por identificar

O surto de ‘legionella’ que surgiu em novembro em Caminha afetou 10 pessoas, provocou um óbito e a fonte de contaminação não foi identificada, revelou hoje à Lusa o delegado de Saúde do Alto Minho.

Regional 21 Maio, 2024

Hospital de Viana do Castelo abre inquérito à morte de doente na urgência

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um homem na urgência do hospital de Viana do Castelo, na sexta-feira, a quem foi atribuída a pulseira verde.

Regional 21 Maio, 2024

CIM Alto Minho formaliza assinatura do Compromisso C-Academy com CNCS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acabam de formalizar a assinatura do Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado a colaboradores das câmaras municipais e da comunidade intermunicipal.

Regional 21 Maio, 2024

Caminha: Presidente da APIMIL explicou perigos da proliferação da Vespa Asiática e métodos de combate

A vespa velutina ou asiática veio para ficar e as alterações climáticas vão alargar as áreas onde a espécie está presente. São perigosas, têm enorme impacto nos apiários, na economia, no ambiente e até na saúde pública, mas a boa notícia é que são controláveis e com relativa facilidade, através de “armadilhas” que todos temos em casa. A ideia poderia de alguma forma sintetizar a comunicação do presidente da APIMIL - Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima, Alberto Dias, ontem, na sessão que assinalou o Dia Mundial da Abelha e que teve lugar na Incubadora Verde, em Argela.

Cultura 21 Maio, 2024

“Cantar de Galo” sobe ao palco do centro cultural de Paredes de Coura 

Esta sexta-feira, dia 24 de maio, a companhia Mala Voadora traz a Paredes de Coura a sua recente estreia "Cantar de Galo", que culmina numa discussão entre o Galo de Barcelos e Salazar. Um "solo" de Jorge Andrade com texto do Pulitzer Robert Schenkkan, no Centro Cultural, às 21h30.