Logo
Regional

Município de Monção abriu sala de estimulação multissensorial

10 Janeiro, 2024 | 15:42
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Município de Monção procedeu à abertura, na primeira semana do ano, de uma Sala Snoezelen. Esta sala possibilita a estimulação multissensorial a crianças e adultos com dificuldades, deficiências ou outras necessidades, configurando-se como um complemento à fisioterapia, à animação sociocultural e à terapia ocupacional.

Com a criação deste espaço, o município garante o acesso às vantagens da metodologia Snoezelen, proporcionando aos utilizadores um ambiente terapêutico baseado no lazer, relaxamento e experiências sensoriais agradáveis, através da utilização controlada dos estímulos.

Equipada com materiais e equipamentos específicos e adequados à dinamização das sessões, a Sala Snoezelen, orientada por um técnico especializado, permite trabalhar as aferências sensoriais individuais e “construir” as respostas mais eficazes para cada pessoa.

 A Sala Snoezelen promove o conforto interior, através do uso controlado de estímulos sensoriais, podendo ser usados individualmente ou combinados com a estimulação auditiva (música), a estimulação visual (luz, cor), a estimulação tátil (colchão de água, texturas diferentes) e a estimulação olfativa (aromas).

Assim, o ambiente multissensorial proporcionada pela Sala Snoezelen aos utilizadores, permite estimular os sentidos primários, com recurso apenas às capacidades sensoriais de cada pessoa, contribuindo, dessa forma, para aumentar os níveis de relaxamento e confiança.

A Sala Snoezelen, encontra nas instalações da Piscina Municipal, no Parque das Caldas, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.

Regional 22 Junho, 2024

Marcha da Ribeira atua este sábado no Largo Maestro José Pedro em Viana do Castelo

A União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela está a organizar as XXXI Jornadas de Arte Popular, que decorrem, até 3 de agosto.

Nacional 22 Junho, 2024

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria fechadas no domingo

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria estarão fechadas no domingo no país, o dia com o maior número desses serviços encerrados, de acordo com a escala até à próxima quinta-feira divulgada pelo Ministério da Saúde.

Internacional 22 Junho, 2024

Escola de Monserrate solidária com São Tomé e Príncipe

O Agrupamento de Monserrate acedeu ao desafio lançado pela professora Elisabete Freixo e colaborou ativamente na doação de flautas musicais e material escolar para a “Casa Fiz do Mundo – São Tomé”.

Nacional 22 Junho, 2024

Parlamento aprova fim de portagens nas ex-SCUT

O parlamento aprovou em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos troços "onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança".

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal luta hoje com a Turquia pela passagem aos oitavos de final do Euro2024

Portugal pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024, na Alemanha, se vencer a Turquia que, tal como a equipa lusa, qualifica-se ganhando.