O Município de Barcelos participou na 5ª reunião do Comité técnico do projeto LIVHES: Living Heritage for Sustainable Development, em Teruel (Espanha), junto com oito parceiros daquele consórcio Sudoe Interreg, respetivamente o Pays de Béarn, o CIRDOC – Institut Occitan de Cultura, a Communauté de Communes Pyrénées Haut Garonnaises, a Diputación de Burgos, a Diputación de Teruel, o Institut Catalá di Recesca em Patrimonio Cultural, a Universidad Pública de Navarra e a AECT Rio Minho.
O encontro teve como objetivo apresentar e avaliar a implementação dos projetos piloto desenvolvidos pelos parceiros na identificação e desenvolvimento de boas-práticas na salvaguarda do Património Cultural Imaterial nos seus territórios, e estudar a prorrogação da rede de trabalho estabelecida em futuras linhas de financiamento europeu.
O Município de Barcelos tem desenvolvido trabalho específico no domínio do Património Cultural Imaterial no âmbito deste projeto, estando em fase de construção uma plataforma digital para registo e disponibilização pública das manifestações culturais imateriais do território concelhio, uma inovação no que diz respeito à valorização do património municipal.
As freguesias do Vale do Neiva do concelho de Barcelos constituem o território piloto para este projeto, dentro do programa do futuro Ecomuseu do Neiva. Será ainda dinamizada uma exposição itinerante pelas escolas do primeiro e segundo ciclo daquele território, tendo em vista a pedagogia da memória e das tradições em uso junto das crianças.
O projeto LIVHES é cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), cabendo ao Município de Barcelos um investimento de 110.000,00 euros, comparticipado a 75% pelo FEDER.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.
A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.