O Município de Barcelos participou na 5ª reunião do Comité técnico do projeto LIVHES: Living Heritage for Sustainable Development, em Teruel (Espanha), junto com oito parceiros daquele consórcio Sudoe Interreg, respetivamente o Pays de Béarn, o CIRDOC – Institut Occitan de Cultura, a Communauté de Communes Pyrénées Haut Garonnaises, a Diputación de Burgos, a Diputación de Teruel, o Institut Catalá di Recesca em Patrimonio Cultural, a Universidad Pública de Navarra e a AECT Rio Minho.
O encontro teve como objetivo apresentar e avaliar a implementação dos projetos piloto desenvolvidos pelos parceiros na identificação e desenvolvimento de boas-práticas na salvaguarda do Património Cultural Imaterial nos seus territórios, e estudar a prorrogação da rede de trabalho estabelecida em futuras linhas de financiamento europeu.
O Município de Barcelos tem desenvolvido trabalho específico no domínio do Património Cultural Imaterial no âmbito deste projeto, estando em fase de construção uma plataforma digital para registo e disponibilização pública das manifestações culturais imateriais do território concelhio, uma inovação no que diz respeito à valorização do património municipal.
As freguesias do Vale do Neiva do concelho de Barcelos constituem o território piloto para este projeto, dentro do programa do futuro Ecomuseu do Neiva. Será ainda dinamizada uma exposição itinerante pelas escolas do primeiro e segundo ciclo daquele território, tendo em vista a pedagogia da memória e das tradições em uso junto das crianças.
O projeto LIVHES é cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), cabendo ao Município de Barcelos um investimento de 110.000,00 euros, comparticipado a 75% pelo FEDER.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.