O Município de Barcelos participou na 5ª reunião do Comité técnico do projeto LIVHES: Living Heritage for Sustainable Development, em Teruel (Espanha), junto com oito parceiros daquele consórcio Sudoe Interreg, respetivamente o Pays de Béarn, o CIRDOC – Institut Occitan de Cultura, a Communauté de Communes Pyrénées Haut Garonnaises, a Diputación de Burgos, a Diputación de Teruel, o Institut Catalá di Recesca em Patrimonio Cultural, a Universidad Pública de Navarra e a AECT Rio Minho.
O encontro teve como objetivo apresentar e avaliar a implementação dos projetos piloto desenvolvidos pelos parceiros na identificação e desenvolvimento de boas-práticas na salvaguarda do Património Cultural Imaterial nos seus territórios, e estudar a prorrogação da rede de trabalho estabelecida em futuras linhas de financiamento europeu.
O Município de Barcelos tem desenvolvido trabalho específico no domínio do Património Cultural Imaterial no âmbito deste projeto, estando em fase de construção uma plataforma digital para registo e disponibilização pública das manifestações culturais imateriais do território concelhio, uma inovação no que diz respeito à valorização do património municipal.
As freguesias do Vale do Neiva do concelho de Barcelos constituem o território piloto para este projeto, dentro do programa do futuro Ecomuseu do Neiva. Será ainda dinamizada uma exposição itinerante pelas escolas do primeiro e segundo ciclo daquele território, tendo em vista a pedagogia da memória e das tradições em uso junto das crianças.
O projeto LIVHES é cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), cabendo ao Município de Barcelos um investimento de 110.000,00 euros, comparticipado a 75% pelo FEDER.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.