Logo
Regional

Paredes de Coura e Valença acolhem “Mulheres do Fogo”

31 Janeiro, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Portugal acolhe, entre 01 e 10 de fevereiro, um intercâmbio sobre combate a incêndios com 45 operacionais de 21 países diferentes, que pretende realçar a importância das mulheres na prevenção dos fogos e promover a igualdade de género.

O evento Women’s Traditional Fire Training Exchange (WTREX) irá decorrer pela primeira vez em Portugal, em Paredes de Coura e Valença, no distrito de Viana do Castelo, reunindo profissionais de todo o mundo adiantou em comunicado a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF).

“Mais de 45 operacionais, na sua maioria mulheres, de 21 nacionalidades, participam nesta iniciativa de intercâmbio de profissionais (…) partilhando durante 10 dias experiências de prevenção e supressão de incêndios, boas práticas e processos de qualificação e credenciação”, explicou a organização.

Entre os objetivos estão “realçar a importância e o crescente papel das mulheres na gestão do fogo rural, promover a igualdade de género e proporcionar uma experiência prática de formação sobre o fogo como um processo natural nos ecossistemas, enquadrada na estrutura do Sistema de Comando de Incidentes (ICS)”.

No evento, que decorrerá no Alto Minho, os participantes “terão a oportunidade de assumir diferentes responsabilidades na utilização de fogo tradicional, enquanto ferramenta de gestão da paisagem no noroeste de Portugal”.

“Nestes 10 dias, irão ser realizadas diversas iniciativas tais como observações sobre o comportamento do fogo e as condições meteorológicas, monitorização dos efeitos do fogo, aprendizagem sobre técnicas de ignição, padrões de condução e prescrição de fogo tradicional, entre outros momentos formativos”, sublinhou a organização.

O WTREX visa aumentar o conhecimento das profissionais no uso do fogo como ferramenta de gestão da paisagem, de promoção da biodiversidade, conservação da natureza e prevenção de incêndios rurais.

Outro dos objetivos passa por elevar a diversidade de perspetivas, origens e talentos para criar soluções para os complexos problemas atuais relacionados com incêndios, ampliando o conhecimento e a experiência no uso de “fogo bom” e o seu impacto positivo nos ecossistemas, destacou ainda.

Este “intercâmbio de experiências entre participantes de diferentes origens e formações” irá criar “uma rede de apoio para profissionais do fogo do género feminino na gestão integrada de incêndios”.

Para além dos dias reservados aos participantes, o evento contempla uma sessão de apresentação pública, que decorrerá em 02 de fevereiro, no Centro Cultural de Paredes de Coura.

Este evento é organizado pela AGIF, apoiada pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, The Nature Conservancy (TNC) e o seu programa The Fire Learning Network (FLN), com o Município de Paredes de Coura e Laboratório Rural.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 21 Julho, 2024

Politécnico de Viana do Castelo com avaliação máxima

O Politécnico de Viana do Castelo acaba de receber a acreditação máxima por parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), válida por um período de seis anos, o máximo legalmente possível, e sem restrições.

Desporto 21 Julho, 2024

Jovem limiano reforça equipa masculina de sub-19 do Sporting

Limiano Rodrigo Quintiães, de 17 anos, é o novo reforço da equipa de Sub-19 do Sporting Clube de Portugal.

Cultura 21 Julho, 2024

Feira do Livro de Ponte de Lima termina hoje

A XVIII Feira do Livro de Ponte de Lima, a decorrer na Expolima, termina hoje.

Música 20 Julho, 2024

Banda vianense estreia-se na Casa da Música

A banda Coisa Mansa, com músicos de Viana do Castelo, vai estar no Porto, na Casa da Música, no evento "Verão da Casa", iniciativa que, até setembro, dá palco a dezenas de propostas musicais em diferentes formatos.

Desporto 20 Julho, 2024

Ponte de Lima homenageia Fernando Pimenta e Hélio Lucas com mural de Arte Urbana

O Município de Ponte de Lima promoveu a execução de um mural de Arte Urbana em homenagem a Fernando Pimenta e Hélio Lucas, num dos pilares da Ponte Nossa Senhora da Guia.

Nacional 20 Julho, 2024

Tribunal decreta serviços mínimos para greve na CP dias 22 e 24 de julho

O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos de 20% para a greve na CP - Comboios de Portugal, convocada por vários sindicatos, entre as 00h00 e as 24h00 dos dias 22 e 24 de julho.

Regional 20 Julho, 2024

Mulher de 30 anos residente em Mazarefes foi detida pela PSP por suspeitas dos crimes de burla

Uma mulher de 30 anos, desempregada, residente na freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, foi detida pela PSP, na sexta-feira, por suspeitas dos crimes de burla, furto, abuso de confiança, abuso de cartão de garantia ou dados de pagamento e falsidade informática.