Logo
Regional

Mood-All liga Politécnico de Viana do Castelo às empresas e à comunidade

28 Junho, 2023 | 11:21
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O projeto desenvolvido por alunos do 2º ano da licenciatura em Design de Ambientes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, resulta na produção de um banco e de um painel expositivo, que será oferecido, esta quarta-feira, à Escola de Música Profissional Artística do Alto Minho.

Juntar o mundo académico, o contexto empresarial e a comunidade local foi o propósito do projeto Mood-All, desenvolvido por alunos do 2.º ano da licenciatura de Design de Ambientes, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O resultado final é um banco, que poderá ser utilizado no exterior e no interior, assim como um painel expositivo.

O projeto contou com a colaboração da empresa de perfis de alumínio Lingote, sediada em Fafe, e a Escola de Música Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM), que vai receber, esta quarta-feira, a partir das 15h00, o trabalho final desenvolvido pelos estudantes da ESTG-IPVC.

Mood-All foi coordenado pelos professores Ermanno Aparo, Liliana Soares e Micael Miranda, com o apoio dos docentes de Desenho Técnico e Materiais, Jorge Teixeira e Arlete Carvalho. Durante todo o processo, os estudantes puderam participar em workshops com a empresa e visitar as instalações da ARTEAM, por forma a melhor conhecerem o espaço e toda a envolvência do local que, a partir desta quarta-feira, irá acolher dois novos equipamentos.

“Academicamente, pretendia-se que os estudantes criassem variações sobre o tema do equipamento, nomeadamente, desenvolvendo um banco e um painel expositivo para divulgação, que pudessem ser usados nas áreas comuns da ARTEAM, mas também no exterior da escola, quando alunos e professores realizam apresentações fora da instituição”, explica Ermanno Aparo.

Os projetos deveriam assumir “a vertente narrativa, no sentido de acrescentarem valor e significado associados à música. São projetos que apresentam relação com os conceitos da música” acrescentou o docente.

A ligação à comunidade local do projeto Mood-All resulta, também, da conexão que o mundo académico deve ter com o contexto empresarial. Neste sentido, a parceria com a empresa Lingote permitiu aos estudantes conhecessem processos produtivos, materiais e técnicas construtivas, preparando-os, desta forma, para o mercado de trabalho.

O Mood-All foi desenvolvido por equipas, num total de 43 estudantes onde foram apresentados 18 projetos à empresa.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 18 Junho, 2024

População residente em Portugal aumentou em 2023 pelo quinto ano consecutivo

A população residente em Portugal aumentou em 2023, pelo quinto ano consecutivo, ultrapassando 10,6 milhões, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Desporto 18 Junho, 2024

Portugal estreia-se no Euro2024 com a República Checa em Leipzig

Portugal estreia-se hoje no Euro2024, com um duelo frente à República Checa, em Leipzig, na Alemanha, no dia em que arranca o Grupo F e em que fica fechada a primeira jornada da fase de grupos.

Regional 18 Junho, 2024

Viana do Castelo assinala 766 anos do Foral Afonsino com homenagem aos trabalhadores com 40 anos de serviço

A 18 de junho, no dia em que celebra os 766 anos do Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou 15 medalhas e diplomas pelos “Bons Serviços e Dedicação” e pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal aos funcionários que completaram ou estão a completar 40 anos de serviço. 

Nacional 18 Junho, 2024

Mais de 30 mil alunos faltaram à prova de aferição de Português

Mais de 30 mil alunos, num universo de 100 mil, faltaram à prova de aferição de Português do 2.º ano, revelou o coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop), André Pestana.

Desporto 18 Junho, 2024

Fábio Sequeira e Vítor Sousa estão de volta ao SC Vianense

A Sport Clube Vianense, Futebol SAD já prepara a nova época. A equipa principal do clube centenário de Viana do Castelo que vai ser orientada pelo treinador Pedro Lomba no Campeonato de Portugal, já começa a definir o plantel que vai lutar pelo regresso à Liga 3.

Cultura 18 Junho, 2024

Maestro Martim Sousa Tavares apresenta o livro “Falar Piano e Tocar Francês” em Ponte da Barca

No próximo dia 3 de julho, às 21h30, o auditório municipal de Ponte da Barca será o cenário da apresentação do novo livro de Martim Sousa Tavares, intitulado "Falar Piano e Tocar Francês".

Cultura 18 Junho, 2024

Festival Contrasta 2024 está de regresso a Valença e já esgotou bilhetes para o último dia

A terceira edição do Festival Contrasta está de volta a Valença, nos dias 12 e 13 de julho. Apesar dos bilhetes já estarem esgotados para sábado, dia 13 de julho, com as atuações de Manu Chao, Manel Cruz e o Dj Alex Moon, ainda há bilhetes para o dia anterior que conta com Richie Campbell, Yang e a Dj Carolina Torres.