Realizou-se, no sábado, a inauguração de um monumento dedicado aos militares combatentes da Guerra do Ultramar, naturais ou residentes em Mazarefes, vivos ou já falecidos, integrada nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, numa iniciativa promovida pela Associação Social, Cultural e Desportiva da Casa do Povo de Mazarefes.
O autarca vianense, Luís Nobre, presente na cerimónia, considerou que “este é um momento da nossa história que devemos assinalar e transmitir pela relevância que teve para Portugal e para os portugueses que o viveram ou foram afetados pelo mesmo, para que possamos interpretar e para que nos possa ajudar a tomar melhores decisões”.
Luís Nobre afirmou mesmo que a guerra que aconteceu entre 1961 e 1974 “marcou as vidas dos militares e dos seus familiares e, por isso mesmo, tem uma dimensão social que não deve ser descurada”. “Ao coletivo, à sociedade, cabe a obrigação de recordar aquilo que foi o Ultramar, refletindo e preparando melhor o mundo de hoje”, defendeu ainda.
Nesse sentido, afirmou que “os ex-militares merecem toda a recordação e valorização por tudo aquilo que foram para o país, para a Pátria, inspirando e motivando todos, muito em particular as novas gerações”.

Também Orlando Novo, do Núcleo de Viana do Castelo da Liga dos Combatentes, referiu que “os militares deram tudo o que tinham, alguns a própria vida, em defesa dos valores da Pátria”, garantindo que “com os militares, não há meios termos: quando foram chamados, foram e deram tudo o que sabiam, deram o seu melhor” e considerando que o monumento agora inaugurado “é a mais que justa homenagem àqueles que foram e aos que ainda hoje são os soldados de Portugal”.
Já o Presidente da União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, Manuel Barreto, defendeu que “este nobre monumento vem prestar homenagem aos nobres militares do Ultramar, e surge no tempo certo, nos 50 anos do 25 de Abril”.
Esta foi uma iniciativa inserida no 29º aniversário da Associação Social, Cultural e Desportiva da Casa do Povo de Mazarefes e integra as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. Recorde-se que Viana do Castelo está a assinalar o meio século da Revolução dos Cravos com cerca de duas centenas de iniciativas promovidas pelo município e entidades diversas, entre teatro, cinema, oficinas, concertos, conferências, murais, esculturas e muito mais, até final do ano.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.