A Rampa do Monte do Faro, em Valença, regressa este fim de semana, de 22 e 23 de junho. 300 máquinas, dois dias, cinco séries, com uma especial noturna, prometem uma edição com muita adrenalina deste místico encontro do desporto automóvel.
No sábado, 22 de junho, entre as 9h00 e as 12h30, decorre a Tourist Série, com a participação de 50 clássicos de série até 1984 e pré-clássicos desportivos.Entre as 14h00 e as 18h30 é a Sports & Classics Série, que ocupa a pista com a participação de 50 carros clássicos desportivos e de competição / ladies firts – série exclusiva para participantes femininas.
À noite, entre as 21h00 e as 23h30 a Série Especial Noturna vai decorrer com a participação de 50 carros de competição modernos e clássicos.
Já no domingo, 23 de junho, a primeira série está marcada entre as 9h00 e as 12h30 com o Club Série, com a participação de 50 carros desportivos e modernos.
A última série da Rampa do Faro, a Racing Série, é entre as 14h00 e as 18h30 de domingo, com a participação de 50 carris, modelos de competição contemporâneos.
As séries decorrerão na EN 101-1 (Estrada do Faro), entre a Seara (Valença) e o santuário do Monte do Faro, em Ganfei.
Na avenida Miguel Dantas, no centro da cidade, será possível apreciar os carros, no sábado, 22 de junho, entre as 8h00 e as 9h00, as 12h30 e as 14h e das 18h00 às 20h30. No domingo, 23 de junho, entre as 8h00 e as 9h00, as 12h30 e as 14h00.
Depois do sucesso das últimas edições, Valença quer consolidar e reforçar a importância deste evento para a cidade, atraindo um número de carros raros de se ver nas estradas e que se vão dividir pelas cinco séries.
Após 51 anos depois da mítica prova de 1973 e 58 anos da primeira edição de 1966, Valença aposta nesta emblemática prova em formato revival, esperando assim, com “grande expectativa”, o regresso de clássicos como o Alfa Romeo 2.000 Berlina, o Toyota Celica GT Four, Datsun 240 Z, Citroen AX Gti, o Lancia Delta HF Integrale, o MG B, Lotus Elan, Morgan e tantos outros.
O evento é uma organização do V.M.C.-Viana Motor Clube em parceria com a Câmara Municipal de Valença no âmbito do calendário anual da Eurocidade Tui Valença. Conta ainda com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Valença, entre outras entidades e o patrocínio do meio empresarial local e regional.
Teve lugar esta semana a primeira Assembleia Geral do SUSTEMARE - Centro de Tecnologia e Inovação em Energias e Tecnologias Oceânicas, marcando o início oficial da sua atividade após a assinatura da escritura de constituição da associação.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, participou na inauguração do novo Parque de Lazer de S. Romão de Neiva. O investimento de cerca de 70 mil euros resulta da congregação de esforços entre a Junta de Freguesia e o Município e integra a política de coesão territorial da autarquia.
O Chelsea, com o vianense Pedro Neto a titular, conquistou o renovado Mundial de clubes de futebol, ao bater na final o favorito Paris Saint-Germain por 3-0, em East Rutherford, nos Estados Unidos.
O Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST), em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, traz a Viana do Castelo o Projeto “Física Sobre Rodas” no próximo dia 18 de Julho, com exposições do Circo da Física, das 14h00 às 19h00, e observações astronómicas, das 21h30 à 01h00, no Anfiteatro do Largo João Tomás da Costa.
Mais de 30 mil euros vão ser investidos na beneficiação da rede viária da Freguesia de Sampriz. O acordo foi formalizado entre o Presidente da Câmara, Augusto Marinho, e o Presidente da Junta, Augusto Calheiros, e visa criar melhores condições de circulação e segurança na via pública, respondendo a uma necessidade sentida pela população local.
Conforme prometido no meu artigo anterior, hoje falarei da estratégia para se combater este ataque sistemático que é feito à imprensa regional, desde que somos uma democracia plena de direitos, ou melhor dizendo, desde o 25 de abril de 1974.
Vila Nova de Cerveira é um dos poucos municípios portugueses com crescimento demográfico sustentado e projeções otimistas para as próximas três décadas. Em apenas três anos, a população aumentou cerca de 500 habitantes, além de se assistir a um rejuvenescimento da população em idade ativa e de uma significativa recuperação do índice de potencialidade.