A Rampa do Monte do Faro, em Valença, regressa este fim de semana, de 22 e 23 de junho. 300 máquinas, dois dias, cinco séries, com uma especial noturna, prometem uma edição com muita adrenalina deste místico encontro do desporto automóvel.
No sábado, 22 de junho, entre as 9h00 e as 12h30, decorre a Tourist Série, com a participação de 50 clássicos de série até 1984 e pré-clássicos desportivos.Entre as 14h00 e as 18h30 é a Sports & Classics Série, que ocupa a pista com a participação de 50 carros clássicos desportivos e de competição / ladies firts – série exclusiva para participantes femininas.
À noite, entre as 21h00 e as 23h30 a Série Especial Noturna vai decorrer com a participação de 50 carros de competição modernos e clássicos.
Já no domingo, 23 de junho, a primeira série está marcada entre as 9h00 e as 12h30 com o Club Série, com a participação de 50 carros desportivos e modernos.
A última série da Rampa do Faro, a Racing Série, é entre as 14h00 e as 18h30 de domingo, com a participação de 50 carris, modelos de competição contemporâneos.
As séries decorrerão na EN 101-1 (Estrada do Faro), entre a Seara (Valença) e o santuário do Monte do Faro, em Ganfei.
Na avenida Miguel Dantas, no centro da cidade, será possível apreciar os carros, no sábado, 22 de junho, entre as 8h00 e as 9h00, as 12h30 e as 14h e das 18h00 às 20h30. No domingo, 23 de junho, entre as 8h00 e as 9h00, as 12h30 e as 14h00.
Depois do sucesso das últimas edições, Valença quer consolidar e reforçar a importância deste evento para a cidade, atraindo um número de carros raros de se ver nas estradas e que se vão dividir pelas cinco séries.
Após 51 anos depois da mítica prova de 1973 e 58 anos da primeira edição de 1966, Valença aposta nesta emblemática prova em formato revival, esperando assim, com “grande expectativa”, o regresso de clássicos como o Alfa Romeo 2.000 Berlina, o Toyota Celica GT Four, Datsun 240 Z, Citroen AX Gti, o Lancia Delta HF Integrale, o MG B, Lotus Elan, Morgan e tantos outros.
O evento é uma organização do V.M.C.-Viana Motor Clube em parceria com a Câmara Municipal de Valença no âmbito do calendário anual da Eurocidade Tui Valença. Conta ainda com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Valença, entre outras entidades e o patrocínio do meio empresarial local e regional.
O Santa Luzia Futebol Clube desloca-se, este sábado às 20h00, a Oeiras, para defrontar o Leões de Porto Salvo, em jogo da 15ª jornada da Liga Feminina Placard Futsal, que terá transmissão em direto no Canal 11.
Mais de 84 mil recém-nascidos foram rastreados para a deteção de doenças raras em 2024, uma diminuição de 1.133 bebés em relação ao ano anterior, anunciou na sexta-feira o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (Insa).
Dos jogos referentes aos 16 avos de final da Taça de Portugal de seniores masculinos, em Hóquei em Patins, o destaque vai para a deslocação da Juventude Viana aos Carvalhos, para defrontar, hoje às 18h00, o Clube Hóquei Carvalhos, líder da Zona Norte da 2ª divisão nacional.
Sporting e Benfica procuram suceder ao Sporting de Braga na Taça da Liga de futebol, numa final que vale mais pelo ânimo e consistência para a segunda metade da época do que pelo troféu em si.
Os vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo já foram anunciados pelo Município de Ponte de Lima. Entre as várias propostas, 7 foram escolhidas através do voto dos munícipes, num mecanismo de democracia participativa que permite aos cidadãos limianos decidir como investir uma parte das verbas do Orçamento Municipal.
O ano de 2024 ultrapassou pela primeira vez os 1,5°C (graus celsius) acima do nível pré-industrial e foi também o ano mais quente de que há registos, informou o serviço europeu Copernicus.
O Municipio de Ponte de Lima continua a privilegiar iniciativas que são foco de atratividade para as famílias, concebidas e desenvolvidas mensalmente, ao sábado de manhã, com novas temáticas e com estratégias diversificadas.