A Rampa do Monte do Faro, em Valença, regressa este fim de semana, de 22 e 23 de junho. 300 máquinas, dois dias, cinco séries, com uma especial noturna, prometem uma edição com muita adrenalina deste místico encontro do desporto automóvel.
No sábado, 22 de junho, entre as 9h00 e as 12h30, decorre a Tourist Série, com a participação de 50 clássicos de série até 1984 e pré-clássicos desportivos.Entre as 14h00 e as 18h30 é a Sports & Classics Série, que ocupa a pista com a participação de 50 carros clássicos desportivos e de competição / ladies firts – série exclusiva para participantes femininas.
À noite, entre as 21h00 e as 23h30 a Série Especial Noturna vai decorrer com a participação de 50 carros de competição modernos e clássicos.
Já no domingo, 23 de junho, a primeira série está marcada entre as 9h00 e as 12h30 com o Club Série, com a participação de 50 carros desportivos e modernos.
A última série da Rampa do Faro, a Racing Série, é entre as 14h00 e as 18h30 de domingo, com a participação de 50 carris, modelos de competição contemporâneos.
As séries decorrerão na EN 101-1 (Estrada do Faro), entre a Seara (Valença) e o santuário do Monte do Faro, em Ganfei.
Na avenida Miguel Dantas, no centro da cidade, será possível apreciar os carros, no sábado, 22 de junho, entre as 8h00 e as 9h00, as 12h30 e as 14h e das 18h00 às 20h30. No domingo, 23 de junho, entre as 8h00 e as 9h00, as 12h30 e as 14h00.
Depois do sucesso das últimas edições, Valença quer consolidar e reforçar a importância deste evento para a cidade, atraindo um número de carros raros de se ver nas estradas e que se vão dividir pelas cinco séries.
Após 51 anos depois da mítica prova de 1973 e 58 anos da primeira edição de 1966, Valença aposta nesta emblemática prova em formato revival, esperando assim, com “grande expectativa”, o regresso de clássicos como o Alfa Romeo 2.000 Berlina, o Toyota Celica GT Four, Datsun 240 Z, Citroen AX Gti, o Lancia Delta HF Integrale, o MG B, Lotus Elan, Morgan e tantos outros.
O evento é uma organização do V.M.C.-Viana Motor Clube em parceria com a Câmara Municipal de Valença no âmbito do calendário anual da Eurocidade Tui Valença. Conta ainda com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Valença, entre outras entidades e o patrocínio do meio empresarial local e regional.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.