A Rampa do Monte do Faro, em Valença, regressa este fim de semana, de 22 e 23 de junho. 300 máquinas, dois dias, cinco séries, com uma especial noturna, prometem uma edição com muita adrenalina deste místico encontro do desporto automóvel.
No sábado, 22 de junho, entre as 9h00 e as 12h30, decorre a Tourist Série, com a participação de 50 clássicos de série até 1984 e pré-clássicos desportivos.Entre as 14h00 e as 18h30 é a Sports & Classics Série, que ocupa a pista com a participação de 50 carros clássicos desportivos e de competição / ladies firts – série exclusiva para participantes femininas.
À noite, entre as 21h00 e as 23h30 a Série Especial Noturna vai decorrer com a participação de 50 carros de competição modernos e clássicos.
Já no domingo, 23 de junho, a primeira série está marcada entre as 9h00 e as 12h30 com o Club Série, com a participação de 50 carros desportivos e modernos.
A última série da Rampa do Faro, a Racing Série, é entre as 14h00 e as 18h30 de domingo, com a participação de 50 carris, modelos de competição contemporâneos.
As séries decorrerão na EN 101-1 (Estrada do Faro), entre a Seara (Valença) e o santuário do Monte do Faro, em Ganfei.
Na avenida Miguel Dantas, no centro da cidade, será possível apreciar os carros, no sábado, 22 de junho, entre as 8h00 e as 9h00, as 12h30 e as 14h e das 18h00 às 20h30. No domingo, 23 de junho, entre as 8h00 e as 9h00, as 12h30 e as 14h00.
Depois do sucesso das últimas edições, Valença quer consolidar e reforçar a importância deste evento para a cidade, atraindo um número de carros raros de se ver nas estradas e que se vão dividir pelas cinco séries.
Após 51 anos depois da mítica prova de 1973 e 58 anos da primeira edição de 1966, Valença aposta nesta emblemática prova em formato revival, esperando assim, com “grande expectativa”, o regresso de clássicos como o Alfa Romeo 2.000 Berlina, o Toyota Celica GT Four, Datsun 240 Z, Citroen AX Gti, o Lancia Delta HF Integrale, o MG B, Lotus Elan, Morgan e tantos outros.
O evento é uma organização do V.M.C.-Viana Motor Clube em parceria com a Câmara Municipal de Valença no âmbito do calendário anual da Eurocidade Tui Valença. Conta ainda com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Valença, entre outras entidades e o patrocínio do meio empresarial local e regional.
A Juventude Viana recebeu, este domingo, no Pavilhão José Natário o Sporting Clube de Tomar, em jogo da 25ª jornada (Penúltima) do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo perdeu (4-6) e viu confirmada a descida à 2ª divisão nacional.
Realizaram-se, este domingo, os jogos da 28ª jornada do campeonatos distritais da 1ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Destaque para o empate (0-0) do Correlhã em casa com o Monção, resultado que lhe garante o segundo lugar do campeonato e a presença na próxima edição da Taça de Portugal.
De 9 a 11 de maio, Ponte da Barca acolhe mais uma edição da Festa das Tradições, um evento que celebra as raízes culturais do concelho através da música, da gastronomia, do artesanato e dos saberes populares.
A Juventude Viana recebe, este domingo às 18h00, no Pavilhão José Natário o Sporting Clube de Tomar, em jogo da 25ª jornada (Penúltima) do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. A Manutenção ainda é possível, mas a conjugação de resultados dos jogos desta jornada pode confirmar a descida dos vianenses à 2ª divisão.
A 85.ª edição da final da Taça de Portugal Generali Tranquilidade vai realizar-se no dia 25 de maio, às 17h15, no Estádio Nacional, colocando frente a frente as equipas do Benfica e do Sporting.
A morte do Papa Francisco deve marcar a abertura da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que começa na segunda-feira em Fátima.
Patrícia Sampaio sagrou-se, no sábado, campeã europeia na categoria -78kg, ao vencer a alemã Anna Monta Olek. Em Podgorica, Montenegro, a judoca portuguesa venceu com ippon a 2:20 minutos da buzina.