A Rampa do Monte do Faro, em Valença, regressa este fim de semana, de 22 e 23 de junho. 300 máquinas, dois dias, cinco séries, com uma especial noturna, prometem uma edição com muita adrenalina deste místico encontro do desporto automóvel.
No sábado, 22 de junho, entre as 9h00 e as 12h30, decorre a Tourist Série, com a participação de 50 clássicos de série até 1984 e pré-clássicos desportivos.Entre as 14h00 e as 18h30 é a Sports & Classics Série, que ocupa a pista com a participação de 50 carros clássicos desportivos e de competição / ladies firts – série exclusiva para participantes femininas.
À noite, entre as 21h00 e as 23h30 a Série Especial Noturna vai decorrer com a participação de 50 carros de competição modernos e clássicos.
Já no domingo, 23 de junho, a primeira série está marcada entre as 9h00 e as 12h30 com o Club Série, com a participação de 50 carros desportivos e modernos.
A última série da Rampa do Faro, a Racing Série, é entre as 14h00 e as 18h30 de domingo, com a participação de 50 carris, modelos de competição contemporâneos.
As séries decorrerão na EN 101-1 (Estrada do Faro), entre a Seara (Valença) e o santuário do Monte do Faro, em Ganfei.
Na avenida Miguel Dantas, no centro da cidade, será possível apreciar os carros, no sábado, 22 de junho, entre as 8h00 e as 9h00, as 12h30 e as 14h e das 18h00 às 20h30. No domingo, 23 de junho, entre as 8h00 e as 9h00, as 12h30 e as 14h00.
Depois do sucesso das últimas edições, Valença quer consolidar e reforçar a importância deste evento para a cidade, atraindo um número de carros raros de se ver nas estradas e que se vão dividir pelas cinco séries.
Após 51 anos depois da mítica prova de 1973 e 58 anos da primeira edição de 1966, Valença aposta nesta emblemática prova em formato revival, esperando assim, com “grande expectativa”, o regresso de clássicos como o Alfa Romeo 2.000 Berlina, o Toyota Celica GT Four, Datsun 240 Z, Citroen AX Gti, o Lancia Delta HF Integrale, o MG B, Lotus Elan, Morgan e tantos outros.
O evento é uma organização do V.M.C.-Viana Motor Clube em parceria com a Câmara Municipal de Valença no âmbito do calendário anual da Eurocidade Tui Valença. Conta ainda com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Valença, entre outras entidades e o patrocínio do meio empresarial local e regional.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, no próximo dia 22 de janeiro, mais uma sessão do ciclo Sessões de Cinema Regulares, com a exibição de Aniki Bóbó, filme emblemático de Manoel de Oliveira e uma referência incontornável do cinema português.
A Juventude Viana vai disputar na Ilha do Pico nos Açores, os Oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins frente ao Candelária. Os jogos desta eliminatória estão agendados para 14 de fevereiro, mas podem ainda sofrer alterações.
Faz hoje exatamente 39 anos que a cidade de Viana do Castelo acordou coberta por um manto branco de neve, naquele que foi um dos episódios meteorológicos mais marcantes da história recente da região.
Os delegados da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) estiveram reunidos, no inicio do mês, numa reunião de trabalho destinada a fazer o balanço da atividade desenvolvida e a definir estratégias para o reforço da sua atuação nas competições distritais.