A requalificação da rede viária municipal decorre em vários pontos do concelho de Monção. Na terça-feira, terminaram os trabalhos na "Rua do Souto à Rua das Figueiras, em Cambeses", valorizando-se a rede de abastecimento de água ao domicílio e a circulação de trânsito em toda a extensão do trajeto.
A obra, executada pela empresa monçanense “Habimonção, Construções Lda”, representou um investimento total de 82.471,50 €, englobando nova pavimentação em asfalto, construção de serventias/bermas em betão e melhoria dos órgãos de drenagem da água pluvial, através da instalação de nova tubagem e colocação/reparação de caneletes.
Devido à passagem da rede de saneamento básico, o caminho, localizado no Lugar do Outeiro, com início na EM 505, junto ao cemitério, encontrava-se degradado em determinados troços, tendo sido necessário intervir antes da colocação da camada final de tapete betuminoso.
Com um perfil médio de 6 metros, o percurso tem um comprimento total de 740 metros. Verificando-se o estado deficitário das condutas da rede de abastecimento de água ao domicílio, procedeu-se à sua substituição em parte do trajeto. Uma mais valia para os residentes naquela zona.
Num investimento global de 1.8 milhões de euros, distribuído por 8 lotes, a presente empreitada consta do designado lote 2, juntamente com a Rua da Separra/Valinha, nas freguesias de Moreira e Pias, já concluída, e a Estrada do Pinheiro M 1101, na freguesia de Sago, em execução.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.
Eduardo Teixeira, deputado e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está no Cairo, Egipto, à frente da delegação portuguesa na Assembleia Parlamentar da União para o Fórum Mediterrânico.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.