Logo
Cultura

Monção quer “fortalecer”, “transmitir” e “perpetuar” o 25 de abril às gerações atuais e futuras

13 Abril, 2023 | 15:28
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Monção vai evocar a passagem do 49º aniversário da “Revolução dos Cravos” com a realização de uma cerimónia alusiva à data e às manifestações culturais que visam perpetuar o 25 de abril, na memória de todos.

Com um caráter simbólico, o programa tem como objetivo “o fortalecimento da democracia, liberdade e tolerância, o reforço destes valores, em tempos de crise económica e social, e a transmissão do seu significado às gerações atuais e futuras”, realçou a autarquia.

As comemorações do dia 25 de abril, por Monção, iniciarão por volta das 10h30, no Edifício do Loreto, com a atuação da Banda Musical de Monção, seguindo-se a cerimónia do hastear da bandeira, com a presença da guarda de honra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção.

Por volta das 11h00, no Cine Teatro João Verde, haverá uma sessão solene e os discursos oficiais alusivos ao 25 abril, com intervenções do presidente da Assembleia Municipal de Monção, Armando Fontainhas, do presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, e de um representante de cada grupo com representação na Assembleia Municipal.

Já, da parte de tarde, pelas 15h00, na Rua 5 de Outubro, seguir-se-á um roteiro cultural “Ver de Perto” e a inauguração do mural “Deus o Deu – Deus o Há dado”, da autoria do artista monçanense Tó Lira.

Pelas 16h00 e também com o intuito de celebrar o 10º aniversário da reabertura do Cine Teatro João Verde, decorrerá um concerto de homenagem a Zeca Afonso, onde se evocará a sua voz e musicalidade. Com entrada gratuita, o quinteto liderado por Dario Rocha e Marlene Rodrigues apresentará o projeto musical “De Não Saber O Que Me Espera”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 12 Junho, 2025

Pelo menos uma pessoa sobreviveu ao desastre aéreo na Índia

Pelo menos uma pessoa sobreviveu ao desastre aéreo de hoje em Ahmedabad, na Índia, e está a receber tratamento hospitalar, disse uma fonta polícia à comunicação social.

Regional 12 Junho, 2025

Município de Monção vai recuperar 50 casas e construir 32 no Bairro da da Imaculada Conceição

O bairro da Imaculada Conceição, em Monção, está a ser alvo de um investimento de cerca de 5,2 milhões de euros para reabilitar as 50 habitações existentes e construir 32 novas casas a custos controlados, revelou a autarquia.

Regional 12 Junho, 2025

Peddy Paper em Valença recebe a “Missão Fortaleza”

A Fortaleza de Valença recebe o Peddy Paper "Missão Fortaleza", sexta-feira, 13 de junho, a partir das 10h00, com a participação de onze equipas, num total de 55 alunos do agrupamento de escolas "Muralhas do Minho".

Desporto 12 Junho, 2025

Cerveira-Tomiño “procuram 400 guerreiros e guerreiras”

Chegou o momento de demonstrar força, habilidade, coragem e companheirismo na II Gladiator Race Junior Eurocidade Cerveira-Tomiño. É a contagem decrescente para um novo encontro com esta emocionante corrida de obstáculos, pensada para as crianças e jovens de Cerveira e Tomiño, organizada no âmbito do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT).

Desporto 12 Junho, 2025

Vianense Francisco Santos é Vice-Campeão Europeu de Maratonas

O canoísta Francisco Santos, natural de Viana do Castelo, conquistou, no fim de semana, a medalha de prata para Portugal no Campeonato Europeu de Maratona que decorreu em Ponte de Lima.

Regional 12 Junho, 2025

Ponte de Lima promove a Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025 na Feira Nacional da Agricultura em Santarém

O Município de Ponte de Lima marca presença na edição de 2025 da Feira Nacional da Agricultura, a decorrer no CNEMA, em Santarém, para a promoção do Vale do Lima: Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025, com a degustação de vinhos da casta Loureiro de produtores engarrafadores do concelho de Ponte de Lima, bem como com uma mostra e prova de produtos locais.

Regional 12 Junho, 2025

Autárquicas 2025: Luís Nobre nas freguesias “para construir o futuro  com os vianenses” 

O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Viana do Castelo,  Luís Nobre, está a visitar as freguesias do concelho num ciclo de encontros que  visa auscultar as preocupações locais e recolher contributos, no âmbito das  eleições autárquicas deste ano.