Logo
Cultura

Monção quer “fortalecer”, “transmitir” e “perpetuar” o 25 de abril às gerações atuais e futuras

13 Abril, 2023 | 15:28
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Monção vai evocar a passagem do 49º aniversário da “Revolução dos Cravos” com a realização de uma cerimónia alusiva à data e às manifestações culturais que visam perpetuar o 25 de abril, na memória de todos.

Com um caráter simbólico, o programa tem como objetivo “o fortalecimento da democracia, liberdade e tolerância, o reforço destes valores, em tempos de crise económica e social, e a transmissão do seu significado às gerações atuais e futuras”, realçou a autarquia.

As comemorações do dia 25 de abril, por Monção, iniciarão por volta das 10h30, no Edifício do Loreto, com a atuação da Banda Musical de Monção, seguindo-se a cerimónia do hastear da bandeira, com a presença da guarda de honra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção.

Por volta das 11h00, no Cine Teatro João Verde, haverá uma sessão solene e os discursos oficiais alusivos ao 25 abril, com intervenções do presidente da Assembleia Municipal de Monção, Armando Fontainhas, do presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, e de um representante de cada grupo com representação na Assembleia Municipal.

Já, da parte de tarde, pelas 15h00, na Rua 5 de Outubro, seguir-se-á um roteiro cultural “Ver de Perto” e a inauguração do mural “Deus o Deu – Deus o Há dado”, da autoria do artista monçanense Tó Lira.

Pelas 16h00 e também com o intuito de celebrar o 10º aniversário da reabertura do Cine Teatro João Verde, decorrerá um concerto de homenagem a Zeca Afonso, onde se evocará a sua voz e musicalidade. Com entrada gratuita, o quinteto liderado por Dario Rocha e Marlene Rodrigues apresentará o projeto musical “De Não Saber O Que Me Espera”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.