Logo
Cultura

Monção quer “fortalecer”, “transmitir” e “perpetuar” o 25 de abril às gerações atuais e futuras

13 Abril, 2023 | 15:28
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Monção vai evocar a passagem do 49º aniversário da “Revolução dos Cravos” com a realização de uma cerimónia alusiva à data e às manifestações culturais que visam perpetuar o 25 de abril, na memória de todos.

Com um caráter simbólico, o programa tem como objetivo “o fortalecimento da democracia, liberdade e tolerância, o reforço destes valores, em tempos de crise económica e social, e a transmissão do seu significado às gerações atuais e futuras”, realçou a autarquia.

As comemorações do dia 25 de abril, por Monção, iniciarão por volta das 10h30, no Edifício do Loreto, com a atuação da Banda Musical de Monção, seguindo-se a cerimónia do hastear da bandeira, com a presença da guarda de honra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção.

Por volta das 11h00, no Cine Teatro João Verde, haverá uma sessão solene e os discursos oficiais alusivos ao 25 abril, com intervenções do presidente da Assembleia Municipal de Monção, Armando Fontainhas, do presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, e de um representante de cada grupo com representação na Assembleia Municipal.

Já, da parte de tarde, pelas 15h00, na Rua 5 de Outubro, seguir-se-á um roteiro cultural “Ver de Perto” e a inauguração do mural “Deus o Deu – Deus o Há dado”, da autoria do artista monçanense Tó Lira.

Pelas 16h00 e também com o intuito de celebrar o 10º aniversário da reabertura do Cine Teatro João Verde, decorrerá um concerto de homenagem a Zeca Afonso, onde se evocará a sua voz e musicalidade. Com entrada gratuita, o quinteto liderado por Dario Rocha e Marlene Rodrigues apresentará o projeto musical “De Não Saber O Que Me Espera”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Julho, 2024

Construção da nova Residência Académica de Valença é “inédita”

A construção da nova residência académica de Valença está a decorrer a um bom ritmo. Situada na Avenida Pinto da Mota, a residência terá 32 quartos, num total de 56 camas.

Regional 26 Julho, 2024

Quatro homens suspeitos de roubarem 2,5 toneladas material de construção no Minho

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, constituiu arguidos quatro homens, com idades compreendidas entre os 21 e 69 anos, e recuperou diverso material furtado, nos concelhos de Viana do Castelo e Vila Verde.

Regional 26 Julho, 2024

Salva-vidas de Viana do Castelo resgatam duas pessoas à entrada da barra de Esposende

Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo resgataram, esta manhã, duas pessoas, de nacionalidade francesa, à entrada da barra de Esposende, que alegadamente foram arrastadas pela corrente que se fazia sentir, após terem caído da mota de água onde seguiam.

Desporto 26 Julho, 2024

Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris2024 tem início às 18h30

A Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos vai arrancar dentro de momentos. Este ano a cidade de Paris é a anfitriã, e promete uma cerimónia ousada, original e única.

Regional 26 Julho, 2024

Jovens monçanenses aderem ao “Voluntariado Jovem pela Natureza e Florestas”

Até ao final de agosto, vários jovens monçanenses estão a promover ações de limpeza e a identificar e remover espécies invasoras, nos troços da Ecovia junto ao rio Minho, entre as freguesias de Lapela e Bela, em Monção.

Regional 26 Julho, 2024

Viana do Castelo isenta feirantes de taxas no mês de agosto

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai isentar de taxas municipais, no mês de agosto, os feirantes da feira semanal, em virtude de o terrado ter sido cedido à Vianafestas no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

Nacional 26 Julho, 2024

Número de fogos rurais é o mais reduzido desde 2014

Um total de 1.812 incêndios rurais foram registados entre 01 de janeiro e 30 de junho deste ano, causando 2.964 hectares de área ardida, sendo o número de fogos mais reduzido desde 2014.