No ano letivo 2024/2025, o Município de Monção vai continuar a assumir a totalidade dos encargos financeiros dos transportes escolares de todos os alunos do ensino público do concelho. A inciativa implica um investimento superior a um milhão de euros.
O transporte escolar gratuito enquadra-se na política municipal de apoio às famílias e representa um investimento superior a um milhão de euros, por parte da autarquia, destinando-se a cerca de 1050 alunos, com percursos diários distribuídos por 30 circuitos especiais (pré-escolar e 1º ciclo) e por 13 itinerários de carreira pública (2º ciclo ao secundário).
“O plano de transporte escolar visa assegurar a igualdade de oportunidades de acesso a todos os alunos, sendo planificado e executado com o intuito de garantir que os alunos saiam mais tarde de casa e regressem mais cedo no final das aulas”, explicou a autarquia.
Um aluimento pontual no pavimento junto ao topo norte do paredão da Praia de Moledo, no concelho de Caminha, obrigou à interdição preventiva da área e à realização de uma intervenção urgente de estabilização, informou o Município.
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).