As intervenções decorrem em três freguesias do concelho raiano: Cambeses, Moreira e Sago.
O Caminho Central, em Cambeses, a Estrada do Pinheiro, em Sago, e a Rua da Separra/Valinha, em Moreira, com ligação a Pias, vão ser objeto de requalificação. Os trabalhos, entregues à empresa “Habimonção, Construções Lda”, iniciam-se a breve prazo.
As intervenções, com uma extensão global de 2100 metros, representam um investimento de 336.275,07 €, IVA incluído, enquadrando-se num plano global de requalificação da rede viária municipal, cujo montante total ascende a 1.8 milhões de euros.
Constantes no Plano Plurianual de Investimentos, estas empreitadas contemplam, além da reposição de um novo pavimento, melhoramento nas redes de saneamento e abastecimento de água, sistema de drenagem das águas pluviais e sinalização.
Valorizando as ligações entre as freguesias, a beneficiação destes traçados rodoviários promove o bem-estar e a qualidade de vida das populações locais, contribuindo para a fixação das pessoas nos seus locais de origem e, potencialmente, para a atração de novos moradores.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.
O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.