O Município de Monção, em parceria com a Associação "Dinamicamente", iniciou na sua Biblioteca Municipal, a 4ª edição do Programa Psicoeducativo "Cuidar de quem Cuida", prolongando-se ao longo de dez sessões, às segundas-feiras, no período da tarde.
No arranque de mais uma edição participou o Vice-Presidente da CMM, João Oliveira. O responsável pela ação social no Município de Monção deu as boas vindas aos presentes e abordou o papel relevante dos cuidadores informais no apoio aos familiares e amigos mais próximos.
“Cuidar de quem cuida” tem como objetivo proporcionar apoio emocional, partilhar sentimentos, trocar experiências e transmitir competências às pessoas que cuidam de familiares, vizinhos e amigos em situação de doença crónica, deficiência ou dependência, visando otimizar a execução das suas tarefas diárias.
O programa, que resulta de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Monção e o CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo, envolve, também, técnicos da ULSAM, Santa Casa da Misericórdia de Monção e Fisioterapias de Monção – Centro Médico.
“Os cuidadores informais são anjos sem asas, cujo amor e dedicação formam a base invisível, mas poderosa, no cuidado e bem-estar daqueles que amamos”.
O abastecimento de água poderá sofrer perturbações, com possibilidade de interrupção, esta quarta-feira, dia 14 de janeiro, entre as 9h30 e as 11h30, numa zona da freguesia de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
A Escola Secundária de Monserrate brilhou no Parlamento dos Jovens ao vencer o Prémio Reportagem Nacional na categoria Multimédia. O trabalho premiado foi desenvolvido pela aluna Caetana Sílvia, que representou a escola na Sessão Nacional 2024/2025.
Um homem de 51 anos foi detido pela PSP na madrugada desta terça-feira após vandalizar o edifício do Tribunal de Viana do Castelo, localizado na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura reforçou esta semana a sua capacidade de resposta a emergências com a criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP), que passa a contar com cinco novos bombeiros profissionais. Com esta expansão, o concelho passa a dispor de 10 elementos permanentes, elevando para 27 o total de profissionais ao serviço da população.
O Município de Arcos de Valdevez deu mais um passo na modernização dos serviços de limpeza urbana com a aquisição de duas novas viaturas de recolha de resíduos, destacando-se uma viatura 100% elétrica, destinada à recolha de biorresíduos verdes provenientes de jardins, parques e outros espaços públicos municipais.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai colocar à venda, em hasta pública no dia 26 de janeiro de 2026, 19 lotes de terreno municipais localizados no Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas, em Arcozelo.
O projeto Viana STARTS deu início a um ciclo de masterclasses internacionais com as cidades europeias parceiras de transferência — Brest (França), Brescia (Itália) e Las Palmas (Espanha) — reforçando a dimensão colaborativa e europeia do projeto.