O Município de Monção, em parceria com a Associação "Dinamicamente", iniciou na sua Biblioteca Municipal, a 4ª edição do Programa Psicoeducativo "Cuidar de quem Cuida", prolongando-se ao longo de dez sessões, às segundas-feiras, no período da tarde.
No arranque de mais uma edição participou o Vice-Presidente da CMM, João Oliveira. O responsável pela ação social no Município de Monção deu as boas vindas aos presentes e abordou o papel relevante dos cuidadores informais no apoio aos familiares e amigos mais próximos.
“Cuidar de quem cuida” tem como objetivo proporcionar apoio emocional, partilhar sentimentos, trocar experiências e transmitir competências às pessoas que cuidam de familiares, vizinhos e amigos em situação de doença crónica, deficiência ou dependência, visando otimizar a execução das suas tarefas diárias.
O programa, que resulta de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Monção e o CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo, envolve, também, técnicos da ULSAM, Santa Casa da Misericórdia de Monção e Fisioterapias de Monção – Centro Médico.
“Os cuidadores informais são anjos sem asas, cujo amor e dedicação formam a base invisível, mas poderosa, no cuidado e bem-estar daqueles que amamos”.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".