O Município de Monção, em parceria com a Associação "Dinamicamente", iniciou na sua Biblioteca Municipal, a 4ª edição do Programa Psicoeducativo "Cuidar de quem Cuida", prolongando-se ao longo de dez sessões, às segundas-feiras, no período da tarde.
No arranque de mais uma edição participou o Vice-Presidente da CMM, João Oliveira. O responsável pela ação social no Município de Monção deu as boas vindas aos presentes e abordou o papel relevante dos cuidadores informais no apoio aos familiares e amigos mais próximos.
“Cuidar de quem cuida” tem como objetivo proporcionar apoio emocional, partilhar sentimentos, trocar experiências e transmitir competências às pessoas que cuidam de familiares, vizinhos e amigos em situação de doença crónica, deficiência ou dependência, visando otimizar a execução das suas tarefas diárias.
O programa, que resulta de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Monção e o CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo, envolve, também, técnicos da ULSAM, Santa Casa da Misericórdia de Monção e Fisioterapias de Monção – Centro Médico.
“Os cuidadores informais são anjos sem asas, cujo amor e dedicação formam a base invisível, mas poderosa, no cuidado e bem-estar daqueles que amamos”.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).