Além de originar ou consolidar a existência da vila de Monção, tornando-a responsável pela condução do seu destino, a Carta de Foral, outorgada pelo Rei D. Afonso, a 12 de março de 1261, reflete a união de Monção à pátria, tornando-se uma sentinela vigilante na linha da fronteira.
Os séculos posteriores confirmaram o patriotismo dos seus habitantes, através do esforço com que se entregaram a defender a integridade e independência de Portugal e, em tempos mais recentes, a trabalhar, com afinco, para aumentar o seu prestígio, trazendo-lhe progresso e prosperidade.
Com orgulho no passado e confiança no futuro, Monção celebra esta importante data para todos os monçanenses, com a realização de momentos simbólicos e iniciativas focalizadas no desenvolvimento económico, cultural e turístico do concelho.
A data será assinalada com a entrega de títulos de instituição de mérito à U.D. “Os Raianos” (medalha de prata / 50 anos de atividade desportiva); Monção Basket Clube (medalha de bronze / 25 anos de atividades desportiva) e Heitor Campos Amoedo, Lda (medalha de prata / 50 anos de atividade empresarial).
Programa:
11h00
– Saudação da Banda Musical de Monção
– Cerimónia de Entrega de Títulos Honoríficos e Condecorações
– Momento musical com a Banda Juvenil de Monção
Cine Teatro João Verde
15h00
– Percurso Teatral “Com Olhos de Ver”
(Participação dos Alunos de Pintura da PAC, Alunos de Expressão Dramática da PAC e da Universidade Sénior)
Alameda dos Néris | Centro Histórico de Monção
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.