Além de originar ou consolidar a existência da vila de Monção, tornando-a responsável pela condução do seu destino, a Carta de Foral, outorgada pelo Rei D. Afonso, a 12 de março de 1261, reflete a união de Monção à pátria, tornando-se uma sentinela vigilante na linha da fronteira.
Os séculos posteriores confirmaram o patriotismo dos seus habitantes, através do esforço com que se entregaram a defender a integridade e independência de Portugal e, em tempos mais recentes, a trabalhar, com afinco, para aumentar o seu prestígio, trazendo-lhe progresso e prosperidade.
Com orgulho no passado e confiança no futuro, Monção celebra esta importante data para todos os monçanenses, com a realização de momentos simbólicos e iniciativas focalizadas no desenvolvimento económico, cultural e turístico do concelho.
A data será assinalada com a entrega de títulos de instituição de mérito à U.D. “Os Raianos” (medalha de prata / 50 anos de atividade desportiva); Monção Basket Clube (medalha de bronze / 25 anos de atividades desportiva) e Heitor Campos Amoedo, Lda (medalha de prata / 50 anos de atividade empresarial).
Programa:
11h00
– Saudação da Banda Musical de Monção
– Cerimónia de Entrega de Títulos Honoríficos e Condecorações
– Momento musical com a Banda Juvenil de Monção
Cine Teatro João Verde
15h00
– Percurso Teatral “Com Olhos de Ver”
(Participação dos Alunos de Pintura da PAC, Alunos de Expressão Dramática da PAC e da Universidade Sénior)
Alameda dos Néris | Centro Histórico de Monção
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.