Além de originar ou consolidar a existência da vila de Monção, tornando-a responsável pela condução do seu destino, a Carta de Foral, outorgada pelo Rei D. Afonso, a 12 de março de 1261, reflete a união de Monção à pátria, tornando-se uma sentinela vigilante na linha da fronteira.
Os séculos posteriores confirmaram o patriotismo dos seus habitantes, através do esforço com que se entregaram a defender a integridade e independência de Portugal e, em tempos mais recentes, a trabalhar, com afinco, para aumentar o seu prestígio, trazendo-lhe progresso e prosperidade.
Com orgulho no passado e confiança no futuro, Monção celebra esta importante data para todos os monçanenses, com a realização de momentos simbólicos e iniciativas focalizadas no desenvolvimento económico, cultural e turístico do concelho.
A data será assinalada com a entrega de títulos de instituição de mérito à U.D. “Os Raianos” (medalha de prata / 50 anos de atividade desportiva); Monção Basket Clube (medalha de bronze / 25 anos de atividades desportiva) e Heitor Campos Amoedo, Lda (medalha de prata / 50 anos de atividade empresarial).
Programa:
11h00
– Saudação da Banda Musical de Monção
– Cerimónia de Entrega de Títulos Honoríficos e Condecorações
– Momento musical com a Banda Juvenil de Monção
Cine Teatro João Verde
15h00
– Percurso Teatral “Com Olhos de Ver”
(Participação dos Alunos de Pintura da PAC, Alunos de Expressão Dramática da PAC e da Universidade Sénior)
Alameda dos Néris | Centro Histórico de Monção
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.