Além de originar ou consolidar a existência da vila de Monção, tornando-a responsável pela condução do seu destino, a Carta de Foral, outorgada pelo Rei D. Afonso, a 12 de março de 1261, reflete a união de Monção à pátria, tornando-se uma sentinela vigilante na linha da fronteira.
Os séculos posteriores confirmaram o patriotismo dos seus habitantes, através do esforço com que se entregaram a defender a integridade e independência de Portugal e, em tempos mais recentes, a trabalhar, com afinco, para aumentar o seu prestígio, trazendo-lhe progresso e prosperidade.
Com orgulho no passado e confiança no futuro, Monção celebra esta importante data para todos os monçanenses, com a realização de momentos simbólicos e iniciativas focalizadas no desenvolvimento económico, cultural e turístico do concelho.
A data será assinalada com a entrega de títulos de instituição de mérito à U.D. “Os Raianos” (medalha de prata / 50 anos de atividade desportiva); Monção Basket Clube (medalha de bronze / 25 anos de atividades desportiva) e Heitor Campos Amoedo, Lda (medalha de prata / 50 anos de atividade empresarial).
Programa:
11h00
– Saudação da Banda Musical de Monção
– Cerimónia de Entrega de Títulos Honoríficos e Condecorações
– Momento musical com a Banda Juvenil de Monção
Cine Teatro João Verde
15h00
– Percurso Teatral “Com Olhos de Ver”
(Participação dos Alunos de Pintura da PAC, Alunos de Expressão Dramática da PAC e da Universidade Sénior)
Alameda dos Néris | Centro Histórico de Monção
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.