O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, esteve presente na inauguração do novo Centro Municipal de Proteção Civil. Um investimento municipal de mais de 1,261 milhões de euros, com o objetivo de dar melhor resposta aos desafios da atualidade no âmbito da Proteção Civil.
O governante afirmou que “a capacitação dos sistemas locais da Proteção Civil é uma prioridade”, considerando que “a escala da proteção civil local é a escala mais relevante porque 90% das ocorrências que exigem intervenção das forças de proteção civil têm dimensão local e resolução apenas a nível local”. Considerou ainda que o novo Centro Municipal “é um equipamento que reforça em muito as capacidades de controlo e comando do patamar mais importante da Proteção Civil nacional, que é a Proteção Civil Municipal”.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, este é “mais um passo da autarquia para disponibilizar todas as condições para a Proteção Civil, cuja política tem sido alvo de forte investimento não só em infraestruturas, como em formação de recursos humanos, equipamentos, num valor de investimento que ultrapassou os 3,3 milhões de euros no ano de 2022”. O autarca garantiu que o executivo vai continuar a priorizar a área da proteção civil, para que possam continuar a salvaguardar as pessoas, bens e animais de companhia.
Este Centro Municipal de Operações de Socorro, órgão de coordenação de toda a atividade operacional de socorro e emergência, apoiará em exclusivo, a Comissão de Proteção Civil Municipal.
Assim, o novo Centro Municipal dispõe de diversas componentes, como o Planeamento Municipal de Emergência (englobando a prevenção e avaliação de riscos e vulnerabilidades; o planeamento e apoio às
operações de socorro e a logística); Plataformas de concertação (destinadas a reuniões da comissão municipal de proteção civil, da comissão municipal de defesa da floresta; com as juntas de freguesia e com grupos de trabalho de segurança de eventos desportivos e culturais); Ações de Sensibilização e Formação; Áreas Técnicas; e Centro Municipal de Operações de Socorro – CCOM.
Na cerimónia, Ricardo Pinho Fernandes tomou posse como comandante dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo e António Cruz, até agora comandante da corporação, tomou posse como novo Coordenador Municipal de Proteção Civil.
O Ministro da Administração Interna presidiu ainda às comemorações dos 142 anos dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo. Na cerimónia, o autarca Luís Nobre recebeu uma homenagem devido ao contributo da Câmara Municipal para a ação dos AHBVVC. “Os bombeiros são a linha da frente na ação de socorro. Prometemos que nunca estarão sozinhos nessa linha da frente”, afirmou o Presidente da Câmara.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.