Logo
Regional

Ministra da Coesão Territorial inaugura Casa da Criatividade em Barcelos

4 Maio, 2023 | 10:42
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino, e a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, inauguraram a Casa da Criatividade, em Barcelos.

Mário Constantino agradeceu à ministra a excelente colaboração e sensibilidade que tem tido com o concelho de Barcelos, nomeadamente na questão do acesso aos Fundos Comunitários.

Em resposta, a Ministra Ana Abrunhosa sublinhou que a função dos governantes é “ouvir, ouvir e tentar resolver os problemas”. Realçando que Barcelos é um território com muita história e identidade, a ministra deu os parabéns à autarquia por ter criado a Casa da Criatividade, um equipamento que vai projetar ainda mais a cultura do concelho.

Após a inauguração, a Ministra e o Presidente da Câmara, bem como a restante vereação e convidados  das cidades geminadas com Barcelos, integraram a Procissão da Invenção da Santa Cruz que, apesar da chuva, saiu da Igreja Matriz e culminou no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz.

Casa da Criatividade de Barcelos

A Casa da Criatividade de Barcelos visa dar corpo à ação do Município no contexto da adesão à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, no panorama do artesanato e arte popular.

Tem como objetivo dinamizar a cultura barcelense nos vários domínios criativos, assim como contribuir para consciencializar e formar a comunidade para a importância da diversidade das expressões culturais, incluindo as mais tradicionais.

A ação deste novo equipamento está por isso centrada no desenvolvimento da criatividade e no reforço do papel dos criativos no contexto do processo de desenvolvimento local, criando mais argumentos para promover intercâmbios e a interação entre culturas no contexto da Rede Mundial das Cidades Criativas.

Situada em pleno centro histórico da cidade, foi edificada na antiga Casa Ascensão Correia, numa  iniciativa, cofinanciada pelo NORTE 2020, no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que permitiu a configuração do edifício  em adequação a diversas tipologias de atividades criativas entre as quais se destacam as 7 áreas prioritárias desta Rede UNESCO e que são: Artesanato e Arte Popular; Artes Digitais; Filme; Design; Gastronomia; Literatura e Música.

Este novo equipamento será, portanto, uma ponte com a rede UNESCO na promoção da cultura criativa em Barcelos e na cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator proeminente do desenvolvimento urbano nas suas vertentes económicas, sociais, culturais e ambientais.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.