Logo
Regional

Ministra da Coesão Territorial inaugura Casa da Criatividade em Barcelos

4 Maio, 2023 | 10:42
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino, e a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, inauguraram a Casa da Criatividade, em Barcelos.

Mário Constantino agradeceu à ministra a excelente colaboração e sensibilidade que tem tido com o concelho de Barcelos, nomeadamente na questão do acesso aos Fundos Comunitários.

Em resposta, a Ministra Ana Abrunhosa sublinhou que a função dos governantes é “ouvir, ouvir e tentar resolver os problemas”. Realçando que Barcelos é um território com muita história e identidade, a ministra deu os parabéns à autarquia por ter criado a Casa da Criatividade, um equipamento que vai projetar ainda mais a cultura do concelho.

Após a inauguração, a Ministra e o Presidente da Câmara, bem como a restante vereação e convidados  das cidades geminadas com Barcelos, integraram a Procissão da Invenção da Santa Cruz que, apesar da chuva, saiu da Igreja Matriz e culminou no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz.

Casa da Criatividade de Barcelos

A Casa da Criatividade de Barcelos visa dar corpo à ação do Município no contexto da adesão à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, no panorama do artesanato e arte popular.

Tem como objetivo dinamizar a cultura barcelense nos vários domínios criativos, assim como contribuir para consciencializar e formar a comunidade para a importância da diversidade das expressões culturais, incluindo as mais tradicionais.

A ação deste novo equipamento está por isso centrada no desenvolvimento da criatividade e no reforço do papel dos criativos no contexto do processo de desenvolvimento local, criando mais argumentos para promover intercâmbios e a interação entre culturas no contexto da Rede Mundial das Cidades Criativas.

Situada em pleno centro histórico da cidade, foi edificada na antiga Casa Ascensão Correia, numa  iniciativa, cofinanciada pelo NORTE 2020, no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que permitiu a configuração do edifício  em adequação a diversas tipologias de atividades criativas entre as quais se destacam as 7 áreas prioritárias desta Rede UNESCO e que são: Artesanato e Arte Popular; Artes Digitais; Filme; Design; Gastronomia; Literatura e Música.

Este novo equipamento será, portanto, uma ponte com a rede UNESCO na promoção da cultura criativa em Barcelos e na cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator proeminente do desenvolvimento urbano nas suas vertentes económicas, sociais, culturais e ambientais.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

CIM Alto Minho promove sessão de esclarecimento sobre apoios na área da inovação social

Decorreu em Viana do Castelo, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Aviso NORTE2030-2024-8 "Parcerias para a Inovação Social", aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, para apoiar projetos inovadores com impactos sociais positivos.

Regional 14 Junho, 2024

Projeto para demolir habitações em risco na costa de Esposende concluído até dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi hoje revelado.

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.