Logo
Nacional

Mês de outubro foi o segundo mais quente dos últimos 93 anos

16 Novembro, 2023 | 10:20
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O mês de outubro foi o segundo mais quente em Portugal continental dos últimos 93 anos, tendo-se verificado «uma diminuição significativa» da situação de seca devido à chuva que caiu na segunda quinzena, revelou o IPMA.

O boletim climático do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) classifica o mês de outubro de 2023 como “extremamente quente em relação à temperatura do ar e muito chuvoso em relação à precipitação”.

Segundo o IPMA, o mês de outubro foi o segundo mais quente dos últimos 93 anos depois de outubro de 2017.

O boletim precisa que a temperatura máxima do ar registou o décimo valor mais alto desde 1931 e quarto mais alto desde 2000, enquanto a temperatura mínima foi a segunda mais alta dos últimos 92 anos.

“Durante o mês verificaram-se dois períodos distintos, a primeira metade do mês foi caracterizada por valores muito altos da temperatura do ar, enquanto na segunda metade do mês os valores de temperatura foram em geral inferiores ao valor médio mensal”, indica o IPMA, acrescentando que, no período quente, registaram-se novos valores extremos da temperatura máxima em 26% das estações meteorológicas e da temperatura mínima em 18 % das estações.

O documento dá também conta que ocorreu no passado mês de outubro uma onda de calor que abrangeu quase todo o território do continente.

O boletim indica igualmente que outubro foi o quarto mais chuvoso desde 1931, com um total de 219.3 litros por metro quadro, o que corresponde a cerca de duas vezes o valor médio de 1981 a 2010.

De acordo com o IPMA, verificou-se a ocorrência de precipitação a partir do dia 13 de outubro e até ao fim do mês devido à passagem sucessiva de várias ondulações frontais que provocaram chuva forte e persistente, tendo sido ultrapassados anteriores maiores valores diários de precipitação em cerca de 12% das estações e os totais mensais registados foram dos mais altos para outubro em várias estações do território.

O instituto meteorológico destaca o “aumento significativo dos valores de percentagem de água no solo em todo o território”, registando as regiões do Norte e Centro valores superiores a 80% em grande parte dos locais, a zona do vale do Tejo e Alto Alentejo valores entre os 40% e 80% enquanto o Baixo Alentejo e o Algarve têm “ainda alguns locais com valores inferiores a 20%”.

O IPMA indica ainda que no final de outubro verificou-se uma diminuição significativa da área e da intensidade da seca meteorológica em todo o território do continente.

No entanto, sustenta aquele organismo, “ainda se encontram em seca meteorológica alguns locais do Alentejo e do Algarve”.

O IPMA precisa que em 31 de outubro 13% do território de Portugal Continental estava em seca meteorológica fraca.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Dezembro, 2025

Arranque do Novo Mercado e do TuViana marcam setembro de 2025 em Viana do Castelo

Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.

Nacional 31 Dezembro, 2025

Pensionistas recebem aumento de 2,8% já em janeiro

Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.

Regional 31 Dezembro, 2025

Eurocidade Cerveira-Tomiño recebe 521 mil euros para projeto de inovação e empreendedorismo

Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.

Regional 31 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 2026 com a Free Running da “Ressaca” no Cabedelo

O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.

Regional 31 Dezembro, 2025

Há 4 anos partia Francisco Sampaio, o “Senhor Turismo” do Alto Minho

Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.

Questionários presenciais e digitais avaliam impacto da Romaria d'Agonia
Regional 31 Dezembro, 2025

Romaria d` Agonia voltou a afirmar Viana do Castelo como capital da tradição em agosto de 2025

A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.

Regional 31 Dezembro, 2025

Edição especial de fim de ano do “Viana, Moscatel e Banana” anima hoje o centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.