O Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora abre as suas portas este sábado, 20 de julho, para a 8.ª edição do Mercado M, que dá continuidade à celebração dos 100 anos da elevação de Gontinnhães a vila.
Vale do Âncora, julho de 2024 – Música, história, tradição e inovação do Vale do Âncora – esta é a fórmula que vai compor a 8.ª edição do Mercado M do Nuceartes, que vai decorrer já no dia 20 de julho, sábado, no Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora.
Como não podia deixar de ser, a manhã vai arrancar às 10h00 no centro da vila com a já famosa arruada até ao mercado, com música e diversão a lançar o mote para um dia recheado de atividades para todos os gostos, começando desde logo pelos workshops.
Às 11h00, a 1.ª Companhia de Guias de Vila Praia de Âncora vai ensinar tudo sobre Nós e Construções. Já às 14h00, será a vez da marca ancorense Trukka explicar como harmonizar a sua cerveja artesanal com queijo.
Quem volta a marcar presença é Aurora Rego, que traz a Comissão Organizadora das Celebrações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora para dar continuidade à comemoração de um século de história da vila que é o coração do Vale do Âncora. Nestas Conversas Informais, haverá lugar a uma partilha por parte dos membros da comissão, desde o porquê de fazerem parte da mesma até ao desenvolvimento das iniciativas de celebração dos 100 anos da vila.
E festa que é festa tem de ter música e o Nuceartes não deixou a animação por mãos alheias: no palco, vão alinhar o DJ Nito (12h30) e Jimmy Woodstock (16h00), além dos participantes do já reconhecido Palco por um Dia, que tem vindo a descobrir alguns talentos escondidos do Vale. Para quem prefere dança, Mariana Dias vai oferecer uma atuação inspirada de Danças Urbanas às 15h30.
Os mais competitivos poderão por as suas capacidades à prova com um torneio de Uno às 15h00. Já para quem prefere manter-se na cultura, o Mercado M terá em exposição uma mostra dos artistas locais Adriano Fernandes, José Ribeiro e João Barros, disponível ao longo de todo o dia. A sustentabilidade e a economia circular são igualmente pilares deste mercado, com o regresso da iniciativa de troca de sementes e livros levada a cabo pelo Nuceartes.
O que também se vai manter desde a abertura de portas às 10h00 até ao final do dia, às 17h00, é a vasta seleção de negócios locais com uma oferta completa para todos os visitantes – desde os mais gulosos até quem procura uma prendinha especial de artesanato do Vale do Âncora.
Assim, já há plano para o sábado, 20 de julho: reunir a família e rumar ao Mercado M do Nuceartes no Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora, das 10h00 às 17h00, para um dia bem ao jeito do Vale do Âncora.
O mês de novembro foi o mais quente em Portugal dos últimos 94 anos, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avançando que se verificou uma diminuição da área em seca meteorológica na região Sul.
O Santa Luzia Futebol Clube recebe, este sábado às 18h00 no Pavilhão José Natário, a Escola de Gondomar, em jogo referente à 12ª jornada, a 1ª da 2ª volta, da Liga Feminina Placard Futsal.
Com os temas “Meu Fado”, de Mariza, e “Havemos de ir a Viana”, de Amália Rodrigues, a Hinoportuna – Tuna Académica do Politécnico de Viana do Castelo – sobe ao palco do programa “Estrelas ao Sábado”, este sábado à tarde, e tenta conquistar um lugar na final do programa da RTP1.
A Juventude Viana desloca-se, este sábado às 16h00, a Cascais, para defrontar o GRF Murches, em jogo correspondente à 9ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins.
O projeto Olympics4all, idealizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e implementado em colaboração com a Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), foi distinguido pela Comissão Europeia com o Selo de Boas Práticas URBACT.
A pesca de sardinha no mar Cantábrico e nas águas atlânticas ibéricas não deve ultrapassar as 40.073 toneladas no próximo ano, quando for aplicado o rendimento máximo sustentável, recomendou o Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES).
Mais de meio milhão de infrações ao trânsito foram detetadas nos primeiros sete meses do ano, mais 6,2% do que no mesmo período de 2023, sendo a maioria por excesso de velocidade, revelou a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).