Até dia 23 de dezembro, Viana do Castelo conta com um Mercado de Natal que acontece entre a tenda instalada na Praça da Liberdade, o Largo Maestro José Pedro e a Porta Mexia Galvão. Serão 31 os expositores que se vão dividir, nas duas semanas, pelos três espaços, apresentando propostas para todos os gostos.
O Mercado de Natal é promovido no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, em parceria com a Vianafestas, e acontece às sextas-feiras e sábados, nos três locais, das 12h00 às 23h00, e, de domingo a quinta-feira, das 15h00 às 20h00.
Na Praça da Liberdade estarão à venda artigos muito variados, entre presentes, decoração, artesanato e doces da época. Assim, as duas dezenas de comerciantes vão ter disponíveis pintura sobre tela pintada, pintura em cabaças com motivos natalícios e minhotos, artefactos em madeira, figurado certificado, sabonetes artesanais, joalharia artística em argila de polímero, artigos em ‘biscuit’, presépios e bonecos inspirados no Minho, peças decorativas e acessórios em crochet, arranjos de Natal e velas, decorações variadas da época festiva, bonecos de pano e figuras em pasta de papel, entre outros.
Na tenda da Praça da Liberdade poderão ainda ser encontrados bolos, brigadeiros, salgados, compotas, frutos secos, licores, granolas, mel e derivados, macarons, bombocas, bombons, ‘american cookies’, sobremesas da época, chocolate quente, rabanadas, vinho, entre muito mais.
No Largo Maestro José Pedro estarão disponíveis crepes e waffles, licores e compotas artesanais, chás, vinho quente e chocolates, presépios, têxteis e brinquedos, bem como decoração diversa e de Natal.
Na Porta Mexia Galvão, vianenses e visitantes poderão encontrar jogos de tabuleiro em madeira, artigos de decoração, compotas e licores caseiros, sobremesas, vinho quente e chocolate quente, fumeiro e queijos tradicionais.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.