Logo
Desporto

Melgaço vai associar-se à Semana Europeia do Desporto

14 Setembro, 2022 | 11:37
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

O Município de Melgaço vai associar-se à Semana Europeia do Desporto, celebrada de 23 a 30 de setembro, promovendo diversas iniciativas ligadas à prática da atividade física, no Centro de Estágios de Melgaço, e direcionadas a toda a comunidade.

A Semana Europeia do Desporto (SED) é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia e tem como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa. Sob o mote #BeActive, a ação pretende incentivar a população, independentemente da idade e da condição física, a ser ativa durante todo o ano.

Neste âmbito, o Centro de Estágios de Melgaço vai acolher diversas atividades desportivas. No primeiro dia da Semana Europeia do Desporto, 23 de setembro, o ginásio é de entrada livre a toda a comunidade, assim como a aula de cycling, que decorrerá pelas 18h30, mas será sujeita ao limite máximo de participantes. No fim-de-semana, dias 24 e 25 de setembro, a comunidade é convidada a desfrutar de um passeio de bicicleta em família, na pista de XCO, entre as 10h e as 12h. No dia 24 de setembro, o ginásio será de entrada livre durante todo o dia, já a 25 de setembro, a entrada livre será disponibilizada apenas no período da manhã. Na manhã de 25 de setembro, o Centro de Treinos desafia as famílias a jogarem mini golf, sendo gratuita a entrada nestas instalações.

Na segunda-feira, 26 de setembro, no período da manhã, os courts de ténis estão abertos para usufruto da comunidade. Durante a tarde, será promovida uma caminhada pelo trilho das pesqueiras/percurso marginal do Rio Minho. A concentração será pelas 17h no Centro de Estágios de Melgaço, local de partida e chegada. A caminhada é de nível físico médio/baixo. Pelas 18h15, as famílias são convidadas a participar numa aula de pilates.

A 27 e 29 de setembro, as aulas de grupo promovidas pelo Centro de Estágios são de entrada livre, para que os participantes possam impulsionar o seu bem-estar e adquirir um estilo de vida saudável. A 28 de setembro será promovida uma aula de fitness para toda a comunidade, que decorrerá no pavilhão gimnodesportivo.

No último dia da Semana Europeia do Desporto, 30 de outubro, o ginásio, o mini golf, os courtes de ténis, a pista de atletismo e o polidesportivo podem ser utilizados por toda a comunidade, de forma gratuita.

Durante esta semana, vão ser ainda lançados desafios à comunidade, para que visite as instalações do Centro de Estágios. Os participantes que cumprirem os mesmos habilitam-se a ganhar uma mensalidade no ginásio. A 26 de setembro, o desafio engloba duathlo (remo + corrida). No dia 27 de setembro, o desafio já deverá ser cumprido na pista de atletismo, sendo uma prova de 100 metros. Na quarta-feira, 28 de setembro, os desafios englobam duas voltas à pista de atletismo (800m) e tentar fazer o maior número de agachamentos em cinco minutos. A 30 de outubro, o desafio serão 100 burpees.

DESPORTO É UMA DAS GRANDES APOSTAS DO MUNICÍPIO
No destino de natureza mais radical de Portugal, Melgaço, a área do Desporto representa 8,32% do investimento do plano e orçamento para o decorrente ano de 2022. A forte aposta nesta vertente prende-se com o facto de, para além do fator saúde, o Desporto ser uma alavanca, incontestavelmente, impulsionadora da economia melgacense e que deve ser potenciada no seu todo, permanentemente.

O Município de Melgaço promove o Desporto através da MELSPORT – Melgaço, Desporto e Lazer, E.M., empresa municipal vocacionada para o efeito. «Melgaço dispõe, por um lado, de equipamentos desportivos homologados com elevado nível de qualidade e, por outro lado, de um conjunto de instituições, que aliadas às nossas condições naturais de excelência nos colocam numa posição ímpar para a realização de atividades desportivas.», atenta o autarca melgacense, Manoel Batista, também presidente do Conselho de Administração da MELSPORT.
A autarquia tem apoiado e promovido diversos eventos, como o são o caso do Melgaço Alvarinho Trail, o Monção e Melgaço Granfondo, o Campeonato de Portugal de Drift, a Taça de Portugal de Ciclocrosse, torneios de futsal, entre outros.

A realçar ainda, no que respeita ao ciclismo, a autarquia de Melgaço tem apostado na promoção do Centro de BTT de Melgaço localizado em Lamas de Mouro, homologado pela FPC desde 2020, e que contou com novos investimentos realizados no ano de 2021, no âmbito da candidatura Walking & Cycling da CIM Alto Minho, com percurso de ligação à REDE C&W do Alto Minho e com percurso de ligação ao Bike Point, recentemente instalado no Centro de Estágios de Melgaço, e ainda à pista permanente de XCO, estruturas implementadas no âmbito da candidatura feita pelo Município, da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e da Associação de Ciclismo do Minho junto da entidade organizadora da prova, para a organização do Campeonato da Europa de XCO de 2025, cuja confirmação foi anunciada há dias (10 de setembro).

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.