Logo
Regional

Melgaço: Investimento superior a 5 milhões de euros aumenta resposta em dois lares da Misericórdia

16 Agosto, 2023 | 15:03
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Misericórdia de Melgaço vai investir mais de cinco milhões de euros na requalificação e ampliação de duas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) para responder às necessidade e garantir a sustentabilidade da instituição, disse hoje o provedor.

“É o maior investimento da história da Misericórdia de Melgaço. Além da necessidade de aumentar as respostas à população, queremos acautelar a sustentabilidade da instituição”, afirmou Jorge Ribeiro.

Em declarações à agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, referiu que o investimento de mais de cinco milhões de euros inclui “as duas empreitadas, os projetos, os equipamentos e mobiliário para apetrechar os dois lares”.

Com a remodelação e ampliação do lar Pereira de Sousa e do Cantinho dos Avós, a instituição irá criar “mais 10 postos de trabalho”.

Atualmente, em todos os serviços de apoio à terceira idade e infância, a Misericórdia tem 120 funcionários, o que a transforma “no maior empregador” de Melgaço.

O lar Pereira de Sousa “foi inaugurado há mais de 30 anos e desde então não sofreu obras de requalificação”.

A partir de setembro, o edifício vai ser “totalmente requalificado, num investimento superior a 3,5 milhões de euros, financiado pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 3.ª Geração (PARES 3.0), da Segurança Social”.

Com a empreitada de ampliação e remodelação, a ERPI – Lar Pereira de Sousa “vai ver a sua capacidade aumentada em mais 32 camas”.

Atualmente, “dispõe de 55 e, após a intervenção, com um prazo de execução de dois anos, passará a dispor de um total de 87 camas”.

A Misericórdia “candidatou ainda ao PARES 3.0 a ampliação da ERPI – O Cantinho dos Avós, obra que já foi adjudicada e está prestes a arrancar”. A “intervenção tem um prazo de execução de 18 meses”.

Nesta resposta, “a Misericórdia vai investir mais de 700 mil euros na ampliação das instalações, passando de 30 para 50 camas”.

“Estamos lotados, permanentemente. (…) Também estamos a colaborar com o Estado no programa das altas sociais, destinado a idosos que, quando têm alta hospitalar, não têm quem os acolha. Há uma necessidade muito grande nesta área”, afirmou Jorge Ribeiro.

No apoio à infância, a Santa Casa “dispõe de creche, a única no concelho, com 41 vagas, o infantário e Atividades de Tempo Livre (ATL), também único no concelho”.

“Há seis anos, tínhamos dificuldade em manter as respostas com uma lotação que permitisse manter todas salas abertas e o número de funcionários. Agora, verifica-se o contrário. Temos uma lista de espera de 35 crianças”, explicou o provedor.

Jorge Ribeiro justificou o aumento de procura com “a gratuitidade das creches e a chegada ao concelho de famílias de imigrantes, principalmente oriundas do Brasil”.

A “creche vai ser alvo, a partir de setembro, de obras de ampliação que vão duplicar o número de vagas, de 41 para 83”.

O prazo de execução da empreitada é de quatro meses, o investimento ronda os 200 mil euros, e é financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira: Catarina Furtado apresenta espetáculo triplo no Palco das Artes

Como já tem sido habitual, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), tem vindo a desenvolver atividades lúdicas de vertente pedagógica, culminando num dia de convívio marcado com algumas surpresas.  Este ano, não é exceção, e o município diz ter colocado "a cereja no topo do bolo" com "Doce Gotinha - Uma Grande Viagem" que traz, no dia 28 de maio, a reconhecida apresentadora Catarina Furtado ao Palco das Artes.

Nacional 21 Maio, 2024

Negociações entre o Governo e os professores terminam hoje

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) recebe hoje as organizações sindicais para a última reunião negocial com vista à definição dos termos para a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nacional 21 Maio, 2024

Operação Nacional “Tiro Seguro” apreende mais de 6 mil munições

Decorrente das ações de fiscalização realizadas, foram apreendidas 6182 munições da classe D, por suspeitas de tráfico de munições em campo de tiro, tendo sido constituído arguido o proprietário.

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.