Logo
Regional

Melgaço investe 660 mil euros em Biodiversidade

3 Novembro, 2022 | 21:27
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Melgaço, que pertence à Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés e inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês, ciente da importância comunitária da conservação de determinados habitats e espécies, tem prosseguido com uma gestão sustentável do ponto de vista ecológico, económico e social. Neste âmbito, tem desenvolvido vários projetos que garantem uma boa prossecução de políticas setoriais no âmbito da conservação da natureza, projetos esses que representam um investimento de 660 mil euros (cofinanciamento do POSEUR e do POCTEP-INTERREG no valor de cerca de 586 mil euros).

O objetivo é assegurar a biodiversidade através da preservação de habitats naturais, da fauna e da flora selvagem, preservando a cultura e tradições das comunidades das Reservas da Biosfera. O “Plano Educacional da Biosfera”, terminado este ano, é um exemplo. Vocacionado para a população jovem, teve como propósito promover a consciencialização da importância da conservação da natureza, com vista à alteração das perceções, atitudes e comportamentos face à biodiversidade. Englobou, ao longo de três anos (2020-2022), 15 entidades/escolas em 26 campanhas de sensibilização e ações de informação, totalizando 1379 participantes e tendo produzido 26 produtos de comunicação, divulgação e sensibilização, acessíveis a toda a comunidade, conseguindo um grau de adesão do público-alvo de 100%.

Este projeto enquadra-se na candidatura ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR-03-2215-FC-000068), e representa um custo total de cerca de 167 mil euros e uma taxa de cofinanciamento das despesas elegíveis de 93,22%, que se traduz num Fundo de Coesão de aproximadamente 155.790 euros.

Melgaço avançou ainda com a realização de outros importantes projetos, a fim de levar a cabo o seu objetivo de preservação da biodiversidade. São eles:

  • “Recuperação e Proteção de Habitats com Estado de Conservação Desfavorável no Concelho de Melgaço”: enquadrado na candidatura ao POSEUR (POSEUR-03-2215-FC-000074), representando um custo total de cerca de 272 mil euros e uma taxa de cofinanciamento das despesas elegíveis de 85%, que se traduz num Fundo de Coesão de aproximadamente 251.400 euros.
  • “Recuperação de áreas degradadas pela ação humana em área do PNPG”: enquadrado na candidatura ao POSEUR (POSEUR-03-2215-FC-000069), representando um custo total de cerca de 133 mil euros e uma taxa de cofinanciamento das despesas elegíveis de 92,69%, que se traduz num Fundo de Coesão de aproximadamente 113.260 euros.
  • “Dinamização conjunta da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés”: enquadrado na candidatura ao POCTEP-INTERREG (GERÊS_XURÉS_DINAMICO), representando um custo total de cerca de 88 mil euros e uma taxa de cofinanciamento das despesas elegíveis de 75%, que se traduz num FEDER de aproximadamente 66.030 euros.

MELGAÇO, RESERVA MUNDIAL DA BIOSFERA GERÊS-XURÉS

O município de Melgaço, limitado a norte e leste pela região da Galiza e confrontando com o Rio Minho, está inserido numa importante região montanhosa, cujos valores patrimoniais e ambientais são referência reconhecida internacionalmente: integra a Reserva Mundial da Biosfera Gerês-Xurés e o único Parque Nacional do país, o Parque Nacional da Peneda-Gerês – PNPG.

O território é reconhecido pela sua riqueza e variedade em termos de fauna e flora. Na fauna destaca-se a Águia-real (Aquila chrysaetos), o Bufo-real (Bubo bubo), a Cabra-montês (Capra pyrenaica), o Corço (Capreolus capreolus), o Lobo ibérico (Canis lupus signatus); a Lontra-comum (Lutra lutra), a Rã-ibérica (Rana iberica), a Truta-do-rio (Salmo truta) e a Víbora-de-seoane (Vipera seoanei). No que à flora diz respeito encontramos o Carvalho, o Vidoeiro, o Pinheiro Silvestre, o Lírio-do- Gerês, a Orvalhinha e a carqueja.

Importa também referir que Melgaço é, neste momento, o único município situado no Parque Nacional Peneda Gerês com a distinção de Destino Turístico Sustentável certificado, tendo conseguido o selo Prata da EarthCheck – órgão acreditado pelo Global Sustainable Tourism Council – GSTC para certificar destinos turísticos. «Assumirmos um rumo cada vez mais sustentável para Melgaço é um propósito com impactos enormes no futuro do nosso território único e da nossa comunidade. O Turismo está no nosso ADN.  Por isso, apostamos num Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo que definiu os caminhos a percorrer para a afirmação e diferenciação como destino turístico. Criámos a marca O DESTINO DE NATUREZA MAIS RADICAL DE PORTUGAL, recebemos o selo de prata da Earthcheck – órgão acreditado pela Global Sustainable Tourism Council (GSTC) para certificar destinos turísticos e alcançamos a certificação como destino turístico sustentável, tornando o nosso concelho Best Practice Internacional, ao nível das emissões de gases com efeito de estufa, consumo de água potável e resíduos sólidos enviados para aterro.», atenta o autarca, Manoel Batista.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2022

Vianenses Bruna Parente e Miguel Cunha galardoados na Gala “O Minhoto” Troféus Desportivos

Bruna Parente (Viana Remadores do Lima) e Miguel Cunha (Vitoria SC) foram os vianenses galardoados com o Troféu “O Minhoto” nas áreas de remo e voleibol, respetivamente, num total de 28 prémios atribuídos através de votação de um júri composto por 91 elementos (48 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, 12 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 31 entidades ligadas ao desporto).

Regional 30 Novembro, 2022

Solutions30 investe mais de meio milhão de euros em Viana do Castelo

A multinacional francesa Solutions30 investiu cerca de 600.000 euros e inaugurou ontem um novo espaço em Viana do Castelo. O espaço, cuja inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Nobre, vem dar continuidade à unidade instalada na Zona Industrial do Neiva – Fase II e conta com uma área de 500m2, com capacidade para mais 80 pessoas, e alberga diversos serviços, tais como Recursos Humanos, Contabilidade, Logística e Marketing, assim como os gabinetes da Direção. Em Viana do Castelo, a empresa conta, assim, com 260 colaboradores.

Regional 30 Novembro, 2022

Barcelos Bus gratuito durante todo o mês de dezembro

Os passageiros do Barcelos Bus vão poder usufruir deste meio de transporte de forma gratuita durante todo o mês de dezembro.

Regional 30 Novembro, 2022

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Regional 30 Novembro, 2022

Regime de Incentivos para 2023 com soluções combinadas para setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias criativas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas e, pela primeira vez, inclui, para o setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, a oferta de soluções combinadas para empresas e profissionais e para o seu agregado familiar, tais como alojamento a custo controlado, soluções de mobilidade e oferta de soluções ao nível educativo.

Regional 30 Novembro, 2022

HER, um projeto impactante na vida de vítimas de cancro da mama

A iniciativa começou em 2021 e tem tido um impacto muito positivo em termos físicos, mas também psicológicos na vida de quem tem recorrido ao programa. Fomos conhecer três testemunhos que descrevem os benefícios do HER, um projeto que assenta na formação e informação sobre a prática da atividade física e do exercício físico durante e após os tratamentos de cancro.

Regional 30 Novembro, 2022

Arcos de Valdevez comemora “Dia Nacional da Cultura Científica”

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado anualmente a 24 de novembro, as Oficinas de Criatividade Himalaya receberam mais um Arcuense com Ciência. Desta vez, foi Eliana Silva que falou de Fotossíntese Artificial.