Logo
Cultura

Melgaço “documenta” através de fotografias “As Artes de Pesca nas Pesqueiras do Rio Minho”

29 Março, 2023 | 12:21
Partilhar
Isabel Marques
Menos de 1 minuto de leitura

Até ao dia 6 de maio, a Casa da Cultura de Melgaço tem patente a exposição “As Artes de Pesca nas Pesqueiras do Rio Minho”. Trata-se de uma mostra de fotografias da autoria de Luís Borges e cuja organização está a cargo da "Associação de Pescadores do Rio Minho" (Pesqueiras) e do projeto "Raízes". 

Com o objetivo de “documentar saberes, práticas e valores locais”, a exposição vem dar corpo à recente inscrição das pesqueiras do Rio Minho no Inventário Nacional do Património Imaterial. “Em abril de 2020 apresentámos a candidatura das pesqueiras do rio Minho ao registo nacional de património imaterial, cujo processo foi conduzido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho. A 14 de setembro de 2022, e durante 30 dias, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu um período de consulta pública para a inscrição das pesqueiras no Inventário Nacional do Património Imaterial. O anúncio de confirmação da integração foi publicado em Diário da República (DR) a 30 de novembro de 2022”, esclareceu a organização.

Futuramente, será ainda “lançado um livro alusivo às artes de pesca e serão organizados vários workshops para os pescadores sobre o fabrico artesanal das redes Botirão e Cabaceira”, realçou ainda a Associação Pesqueiras.

A exposição tem como parceiros as empresas Imagine Publicidade e Madebysea e conta com o apoio do Município de Melgaço.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.

Regional 14 Abril, 2024

Município de Vila Nova de Cerveira aprova apoio de 274 mil euros a associações

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade apoios financeiros a 44 associações e coletividades, num investimento a rondar os 274 mil euros, correspondendo a um aumento de 2% face a 2023, revelou, esta sexta-feira, a autarquia.

Regional 14 Abril, 2024

Ponte da Barca pede mais e maior flexibilidade na gestão de fundos para saneamento

O presidente da Câmara de Ponte da Barca reivindicou, esta sexta-feira, ao Governo mais e maior flexibilidade na gestão de fundos comunitários destinados ao ciclo da água, para que os municípios possam investir na rede de saneamento básico.