O orçamento da Câmara de Melgaço, de cerca de 37 milhões de euros, tem como prioridade as zonas de acolhimento empresarial e a reabilitação do centro de saúde, divulgou a autarquia.
Numa nota de imprensa, a autarquia melgaçense descreve que 15 milhões de euros do orçamento são destinados a investimento e, deste valor, perto de seis milhões de euros (15,61% do orçamento) destinam-se às Zonas de Acolhimento Empresarial, uma das “prioridades estratégicas” para 2025.
A outra é o projeto de reabilitação e ampliação do Centro de Saúde (investimento de 1,8 milhões de euros), acrescenta a autarquia, adiantando que o orçamento foi aprovado na Assembleia Municipal com o voto a favor da maioria PS e o voto contra do PSD.
Também entre os “principais projetos” para 2025 estão o Ciclo Urbano da Água, um investimento de 1,7 milhões de euros e a segunda fase da reabilitação da igreja do Convento São Salvador de Paderne, com um investimento de 1,7 milhões de euros, ambos objeto de candidatura ao financiamento do programa Norte 2030.
A isto, soma-se a reabilitação de um edifício para nove fogos, orçado em 799 mil euros, o projeto Condomínio de Aldeia, com uma previsão de investimento de 736 mil euros e a reabilitação dos estabelecimentos de ensino no concelho, um investimento de 655 mil euros.
A eficiência energética nos edifícios municipais vai ter um investimento de 520 mil euros e a Pousada da Juventude, que está a ser adaptada para alojamento estudantil, recebe 545 mil euros.
A Câmara de Melgaço destaca também, nos investimentos previstos no orçamento de 2025, a Manutenção da Rede Viária Municipal, com mais de 2 milhões de euros (5,43% do orçamento), a Habitação (4%), Ações de Âmbito Social (3,82%) e a Rede de Infraestruturas Elétricas e Mecânicas (2,18%).
“O Plano e Orçamento para 2025 reflete a visão de um Melgaço mais competitivo e atrativo, seja para quem aqui vive e trabalha ou para os que visitam o concelho”, assinala o presidente da autarquia, Manoel Batista.
Citado no comunicado, o autarca diz ter prosseguido com uma “gestão exigente para alcançar as metas traçadas e assegurar o futuro de Melgaço”.
José Passos Rodrigo, vereador do PSD no executivo, disse à Lusa que aquele partido votou contra por considerar estar em causa um orçamento que representa “mais do mesmo”, que “não traz nada de novo”.
“Gostaríamos de um orçamento mais ambicioso no investimento, na sustentabilidade, desenvolvimento social e desenvolvimento económico”, afirmou.
O PSD lamenta que o concelho continue a ter “pouca dinâmica”, sendo envelhecido, desertificado e sem indicadores de que se esteja a resolver os problemas.
Para 2024, a Câmara de Melgaço aprovou um orçamento de 34 milhões de euros, reservando 15 milhões para investimento, dos quais oito milhões para as áreas empresariais.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?