O orçamento da Câmara de Melgaço, de cerca de 37 milhões de euros, tem como prioridade as zonas de acolhimento empresarial e a reabilitação do centro de saúde, divulgou a autarquia.
Numa nota de imprensa, a autarquia melgaçense descreve que 15 milhões de euros do orçamento são destinados a investimento e, deste valor, perto de seis milhões de euros (15,61% do orçamento) destinam-se às Zonas de Acolhimento Empresarial, uma das “prioridades estratégicas” para 2025.
A outra é o projeto de reabilitação e ampliação do Centro de Saúde (investimento de 1,8 milhões de euros), acrescenta a autarquia, adiantando que o orçamento foi aprovado na Assembleia Municipal com o voto a favor da maioria PS e o voto contra do PSD.
Também entre os “principais projetos” para 2025 estão o Ciclo Urbano da Água, um investimento de 1,7 milhões de euros e a segunda fase da reabilitação da igreja do Convento São Salvador de Paderne, com um investimento de 1,7 milhões de euros, ambos objeto de candidatura ao financiamento do programa Norte 2030.
A isto, soma-se a reabilitação de um edifício para nove fogos, orçado em 799 mil euros, o projeto Condomínio de Aldeia, com uma previsão de investimento de 736 mil euros e a reabilitação dos estabelecimentos de ensino no concelho, um investimento de 655 mil euros.
A eficiência energética nos edifícios municipais vai ter um investimento de 520 mil euros e a Pousada da Juventude, que está a ser adaptada para alojamento estudantil, recebe 545 mil euros.
A Câmara de Melgaço destaca também, nos investimentos previstos no orçamento de 2025, a Manutenção da Rede Viária Municipal, com mais de 2 milhões de euros (5,43% do orçamento), a Habitação (4%), Ações de Âmbito Social (3,82%) e a Rede de Infraestruturas Elétricas e Mecânicas (2,18%).
“O Plano e Orçamento para 2025 reflete a visão de um Melgaço mais competitivo e atrativo, seja para quem aqui vive e trabalha ou para os que visitam o concelho”, assinala o presidente da autarquia, Manoel Batista.
Citado no comunicado, o autarca diz ter prosseguido com uma “gestão exigente para alcançar as metas traçadas e assegurar o futuro de Melgaço”.
José Passos Rodrigo, vereador do PSD no executivo, disse à Lusa que aquele partido votou contra por considerar estar em causa um orçamento que representa “mais do mesmo”, que “não traz nada de novo”.
“Gostaríamos de um orçamento mais ambicioso no investimento, na sustentabilidade, desenvolvimento social e desenvolvimento económico”, afirmou.
O PSD lamenta que o concelho continue a ter “pouca dinâmica”, sendo envelhecido, desertificado e sem indicadores de que se esteja a resolver os problemas.
Para 2024, a Câmara de Melgaço aprovou um orçamento de 34 milhões de euros, reservando 15 milhões para investimento, dos quais oito milhões para as áreas empresariais.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.
A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.