O orçamento da Câmara de Melgaço, de cerca de 37 milhões de euros, tem como prioridade as zonas de acolhimento empresarial e a reabilitação do centro de saúde, divulgou a autarquia.
Numa nota de imprensa, a autarquia melgaçense descreve que 15 milhões de euros do orçamento são destinados a investimento e, deste valor, perto de seis milhões de euros (15,61% do orçamento) destinam-se às Zonas de Acolhimento Empresarial, uma das “prioridades estratégicas” para 2025.
A outra é o projeto de reabilitação e ampliação do Centro de Saúde (investimento de 1,8 milhões de euros), acrescenta a autarquia, adiantando que o orçamento foi aprovado na Assembleia Municipal com o voto a favor da maioria PS e o voto contra do PSD.
Também entre os “principais projetos” para 2025 estão o Ciclo Urbano da Água, um investimento de 1,7 milhões de euros e a segunda fase da reabilitação da igreja do Convento São Salvador de Paderne, com um investimento de 1,7 milhões de euros, ambos objeto de candidatura ao financiamento do programa Norte 2030.
A isto, soma-se a reabilitação de um edifício para nove fogos, orçado em 799 mil euros, o projeto Condomínio de Aldeia, com uma previsão de investimento de 736 mil euros e a reabilitação dos estabelecimentos de ensino no concelho, um investimento de 655 mil euros.
A eficiência energética nos edifícios municipais vai ter um investimento de 520 mil euros e a Pousada da Juventude, que está a ser adaptada para alojamento estudantil, recebe 545 mil euros.
A Câmara de Melgaço destaca também, nos investimentos previstos no orçamento de 2025, a Manutenção da Rede Viária Municipal, com mais de 2 milhões de euros (5,43% do orçamento), a Habitação (4%), Ações de Âmbito Social (3,82%) e a Rede de Infraestruturas Elétricas e Mecânicas (2,18%).
“O Plano e Orçamento para 2025 reflete a visão de um Melgaço mais competitivo e atrativo, seja para quem aqui vive e trabalha ou para os que visitam o concelho”, assinala o presidente da autarquia, Manoel Batista.
Citado no comunicado, o autarca diz ter prosseguido com uma “gestão exigente para alcançar as metas traçadas e assegurar o futuro de Melgaço”.
José Passos Rodrigo, vereador do PSD no executivo, disse à Lusa que aquele partido votou contra por considerar estar em causa um orçamento que representa “mais do mesmo”, que “não traz nada de novo”.
“Gostaríamos de um orçamento mais ambicioso no investimento, na sustentabilidade, desenvolvimento social e desenvolvimento económico”, afirmou.
O PSD lamenta que o concelho continue a ter “pouca dinâmica”, sendo envelhecido, desertificado e sem indicadores de que se esteja a resolver os problemas.
Para 2024, a Câmara de Melgaço aprovou um orçamento de 34 milhões de euros, reservando 15 milhões para investimento, dos quais oito milhões para as áreas empresariais.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.