Logo
Regional

Melgaço com orçamento de 37 milhões de euros para 2025

26 Dezembro, 2024 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O orçamento da Câmara de Melgaço, de cerca de 37 milhões de euros, tem como prioridade as zonas de acolhimento empresarial e a reabilitação do centro de saúde, divulgou a autarquia.

Numa nota de imprensa, a autarquia melgaçense descreve que 15 milhões de euros do orçamento são destinados a investimento e, deste valor, perto de seis milhões de euros (15,61% do orçamento) destinam-se às Zonas de Acolhimento Empresarial, uma das “prioridades estratégicas” para 2025.

A outra é o projeto de reabilitação e ampliação do Centro de Saúde (investimento de 1,8 milhões de euros), acrescenta a autarquia, adiantando que o orçamento foi aprovado na Assembleia Municipal com o voto a favor da maioria PS e o voto contra do PSD.

Também entre os “principais projetos” para 2025 estão o Ciclo Urbano da Água, um investimento de 1,7 milhões de euros e a segunda fase da reabilitação da igreja do Convento São Salvador de Paderne, com um investimento de 1,7 milhões de euros, ambos objeto de candidatura ao financiamento do programa Norte 2030.

A isto, soma-se a reabilitação de um edifício para nove fogos, orçado em 799 mil euros, o projeto Condomínio de Aldeia, com uma previsão de investimento de 736 mil euros e a reabilitação dos estabelecimentos de ensino no concelho, um investimento de 655 mil euros.

A eficiência energética nos edifícios municipais vai ter um investimento de 520 mil euros e a Pousada da Juventude, que está a ser adaptada para alojamento estudantil, recebe 545 mil euros.

A Câmara de Melgaço destaca também, nos investimentos previstos no orçamento de 2025, a Manutenção da Rede Viária Municipal, com mais de 2 milhões de euros (5,43% do orçamento), a Habitação (4%), Ações de Âmbito Social (3,82%) e a Rede de Infraestruturas Elétricas e Mecânicas (2,18%).

“O Plano e Orçamento para 2025 reflete a visão de um Melgaço mais competitivo e atrativo, seja para quem aqui vive e trabalha ou para os que visitam o concelho”, assinala o presidente da autarquia, Manoel Batista.

Citado no comunicado, o autarca diz ter prosseguido com uma “gestão exigente para alcançar as metas traçadas e assegurar o futuro de Melgaço”.

José Passos Rodrigo, vereador do PSD no executivo, disse à Lusa que aquele partido votou contra por considerar estar em causa um orçamento que representa “mais do mesmo”, que “não traz nada de novo”.

“Gostaríamos de um orçamento mais ambicioso no investimento, na sustentabilidade, desenvolvimento social e desenvolvimento económico”, afirmou.

O PSD lamenta que o concelho continue a ter “pouca dinâmica”, sendo envelhecido, desertificado e sem indicadores de que se esteja a resolver os problemas.

Para 2024, a Câmara de Melgaço aprovou um orçamento de 34 milhões de euros, reservando 15 milhões para investimento, dos quais oito milhões para as áreas empresariais.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 14 Fevereiro, 2026

Teatro do Noroeste lança projeto Capaciteatro para inclusão social no Alto Minho

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Alto Minho aposta em 52 novas PME com investimento de 10,5 milhões de euros

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.

Desporto 14 Fevereiro, 2026

Conselho de Disciplina dá vitória ao Monção após infração disciplinar do Vilaverdense

O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Setor da pesca parado há semanas coloca profissionais do Alto Minho em situação crítica

A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.

Desporto 14 Fevereiro, 2026

Viana Motor Clube reabre Pista de Slot Cars e convida comunidade a participar

O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.

Desporto 14 Fevereiro, 2026

Santa Luzia joga hoje em Espinho para a Liga Feminina Placard de futsal

A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo celebra Dia dos Namorados

A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.