Melgaço recebe no dia 30 de outubro a primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse e o Campeonato do Minho de Ciclocrosse – Discover Melgaço, que se disputa no circuito criado para o efeito na área circundante do Centro de Estágios de Melgaço.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, Melsport e Município de Melgaço, a prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse que, simultaneamente, atribuirá os títulos de Campeões do Minho da vertente, destina-se às categorias de juvenis, cadetes, juniores, sub-23, elites, masters e open, masculinos e femininos.
O Ciclocrosse de Melgaço arranca às 9h20, com a partida da corrida de juvenis, seguindo-se os master e open (10 horas). Às 11 horas entram em ação os cadetes e todas as categorias femininas. Juniores e elites arrancam às 12 horas, estando a cerimónia protocolar marcada para as 13h15.
Este ano o ciclocrosse de Melgaço apresenta algumas novidades, mas mantém a dureza e a diversão de sempre…
“Este ano o percurso será ligeiramente alterado por contingências do relvado natural mas durinho… mantém as zonas técnicas, a areia, as tábuas, etc., as condições típicas do ciclocrosse. Será duro, como sempre, divertido e é um percurso muito engraçado”, garantiu Jorge Domingues, da Melsport.
Devido ao estado do tempo “os ciclistas vão encontrar um piso mais pesado, mas isso faz parte da modalidade. Esperemos apenas que a chuva abrande no dia da prova para que todos se possam divertir”.
Com o passar dos anos vemos cada vez mais ciclistas profissionais doutras vertentes no Ciclocrosse… “O ciclocrosse é uma vertente que vai cativando cada vez mais os atletas e como se desenrola no início da época acaba por ser aproveitado pelos ciclistas para prepararem a nova época, enquanto os faz sorrir. É duro, mas é uma grande festa”.
Para a festa ser ainda maior “este ano conseguimos, mais uma vez, coordenar o calendário com a Federação Galega e esperamos aqui uma grande armada espanhola. Aliás contamos ter uma participação simpática de atletas, até de nível UCI. Esta primeira prova da Taça de Portugal vai ser, com certeza, uma festa, como já é habitual”.
Estão criadas as condições para ser uma excelente prova? “O ciclocrosse tem corrido bastante bem. Costumo dizer que os atletas gostam de vir a Melgaço porque gostam da qualidade e da variedade dos percursos, pela simpatia e pelo saber receber por parte da população local”.
O Ciclocrosse de Melgaço organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport conta com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Polisport, Arrecadações da Quintã, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, SEG 3 – Mediação de Seguros, Strong Speed, Bike – Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais – Clínica Médica e Fisioterapia.
A Refood de Viana do Castelo comemora hoje, 21 de janeiro, 8 anos de existência. No próximo dia 01 de fevereiro, pelas 20h00, no Centro Paroquial de Vila Fria realiza-se um jantar solidário para assinalar o oitavo aniversário do núcleo local da Refood. A animação musical ficará a cargo do DJ vianense Mayno.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a proposta de Contrato de Comodato de bem imóvel para construção de creche pelo Centro Social e Paroquial de Mazarefes.
O Politécnico de Viana do Castelo realiza, no próximo sábado, a cerimónia de entrega das Cartas de Curso, assinalando a conclusão de um ciclo académico para mais de um milhar de estudantes.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, as normas do concurso de criação artística “Coração de Viana”, inserido na programação cultural da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
O Município de Ponte de Lima começa o novo ano a promover o Fim de Semana Gastronómico do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima de 24 a 26 de janeiro, numa ação conjunta com a Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.
A ALAAR - Associação Limiana para o Ambiente e Animais de Rua vai ganhar um novo projeto, no âmbito do Orçamento Participativo de Ponte de Lima.
A 20 de Janeiro de 1848, D. Maria II elevou à categoria de cidade a Vila de Viana da Foz do Lima, atribuindo-lhe o nome de Viana do Castelo, como reconhecimento da coragem e lealdade da guarnição do Castelo de Santiago da Barra.