Logo
Desporto

Meia Maratona Manuela Machado celebra 25 anos com 4 mil atletas

16 Janeiro, 2024 | 15:05
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

No dia 21 de janeiro, domingo, com partida pelas 10h30, junto da Praça Marques Júnior, realizam-se a JSC 25ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração e a 23ª Caminhada Viana Fica no Coração, eventos de promoção da prática desportiva que vão contar com a participação de cerca de 4.000 atletas e que pretendem também prestar homenagem à atleta vianense Manuela Machado, campeã mundial da maratona em 1995. 

A prova principal percorre uma distância oficial de 21.095 metros, de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e conta com 40% de inscritos vindos da vizinha Espanha, reunindo ainda participações de diversos países, com destaque para França e Brasil. 

Em simultâneo, realiza-se a 23ª Caminhada Viana Fica no Coração com caráter solidário, já que a totalidade do valor das inscrições (2 euros por pessoa) reverte para a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo. A caminhada será um percurso de 5 kms, em plano, num convite às famílias e à solidariedade.

Com organização da Cyclones Atlético Clube e apoio da Câmara Municipal Viana do Castelo, as duas provas têm partida da Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo. 

Em conferência de imprensa de apresentação do evento, a mentora Manuela Machado disse esperar “poder fazer outras tantas meias-maratonas e daqui a 25 anos atingir o meio século desta prova”. “Os atletas voltaram a correr após uma quebra registada nos últimos anos. As inscrições ainda estão a decorrer, mas contamos já com 3.000 e muitos inscritos confirmados e a caminhada solidária anda sempre nos 800 participantes, por isso vamos bater o recorde da meia-maratona em Viana do Castelo, numa continuação da festa que foi a Cidade Europeia do Desporto 2023”, garantiu a atleta.

Hélio Gomes, Hermano Ferreira, Luís Santos, Mónica Silva, Andreia Cunha e Dulce Félix são alguns dos nomes de peso que já confirmaram a participação na prova vianense. No entanto, para Manuela Machado, mais do que atletas do renome, “o que interessa é a festa e o calor humano”.

O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, assumiu que o espírito da Cidade Europeia do Desporto “é para continuar em 2024, em 2025 e no futuro”, realçando que esta meia-maratona “é um evento de cariz internacional que atingiu um patamar de excelência e o facto de contar com 40% de espanhóis mostra que a divulgação da prova além-fronteiras tem sido uma aposta bem-sucedida”.

Para a caminhada solidária, as inscrições acontecem no Centro Cultural de Viana do Castelo, sexta-feira das 15h00 às 20h00, sábado das 15h00 às 22h00 e domingo, a partir das 8h00 e até meia-hora antes da partida.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Liga Europa: Sporting reencontra Atalanta, Benfica defronta Rangers

O Sporting reencontra os italianos da Atalanta, que já defrontou na fase de grupos, nos oitavos de final da Liga Europa, e o Benfica defronta o Rangers, assim ditou o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.

Música 23 Fevereiro, 2024

Escola do Rock de Paredes de Coura arranca celebração dos 10 anos em Castelo de Paiva

A Escola do Rock de Paredes de Coura promove, este fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, uma residência de intercâmbio entre alunos daquela residência intensiva e da academia de música local.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Valença reuniu com a GNR local e de Viana para analisar a segurança do concelho

O Município de Valença convocou os destacamentos territoriais de Valença e Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma reunião de análise da situação atual da segurança do concelho.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Pouca lampreia no Alto Minho vendida a cerca de 100 euros

A Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e Mar afirmou hoje que “está a ser um ano complicado” para a pesca da lampreia, que é pouca, sendo vendida, face à elevada procura, entre os 70 a 100 euros.

Nacional 23 Fevereiro, 2024

Cáritas promove semana nacional com peditório e estudo sobre pobreza

A Cáritas Portuguesa assinala a sua semana nacional entre 25 de fevereiro e dia 3 de março, para "dar cara" a todos os que procuram diariamente a ajuda deste organismo, que atende anualmente mais de 120 mil pessoas.

Cultura 23 Fevereiro, 2024

Peça “Cartas de Viana: Guerra Junqueiro” estreia hoje no Teatro Municipal Sá de Miranda

O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana estreia, esta sexta-feira e sábado, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a peça "Cartas de Viana: Guerra Junqueiro", na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Com direção de Ricardo Simões, a sessão de hoje acontece pelas 21h00. 

Regional 23 Fevereiro, 2024

Caminha quer criar taxa turística até 1,50 euros para maiores de 16 anos

A Câmara de Caminha quer criar uma taxa municipal turística de 1,50 euros de maio a outubro e de um euro no resto do ano, tendo aprovado submeter o regulamento a discussão pública, foi, esta sexta-feira, revelado.