Logo
Nacional

Mau tempo: Portugal Continental com 888 ocorrências esta quarta-feira

28 Março, 2024 | 5:50
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Portugal continental registou entre as 00h00 e as 22h20 desta quarta-feira, 27 de março, 888 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo quedas de árvores, limpezas de via e quedas de estruturas, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Num balanço à Lusa realizado pelas 23h00, José Rodrigues, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), destacou que nestas ocorrências estiveram envolvidos 2.899 operacionais, apoiados por 1.006 meios terrestres.

As zonas mais afetadas foram a Grande Lisboa, Setúbal, Oeste, Coimbra e Área Metropolitana do Porto.

“Existiram ainda algumas ocorrências em zonas mais interiores, Bragança e Vila Real, mais relacionadas com vento forte e precipitação em algumas zonas”, indicou ainda.

Num balanço anterior à Lusa, a ANEPC tinha apontado entre as 07h00 e as 15h00 de quarta-feira 280 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria das quais relacionadas com quedas de árvores e de estruturas devido ao vento. Entre as 00h00 e as 07h00 de quarta-feira tinham sido registadas 100 ocorrências em todo o continente.

José Rodrigues sublinhou que até ao momento a ANEPC não tem registo de vítimas relacionadas com o mau tempo.

O responsável frisou ainda que são esperadas mais ocorrências nas próximas horas, lembrando os alertas e as recomendações já emitidas pela Proteção Civil.

Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA), a Proteção Civil alertou na segunda-feira para a possibilidade de vento, por vezes forte, nas terras altas e no litoral oeste com rajadas até 80 quilómetros por hora (km/h).

O IPMA previu chuva, por vezes forte e persistente, que podia ser de granizo e acompanhada de trovoada e agitação marítima forte com ondas de noroeste na costa ocidental, atingindo seis a sete metros a norte do Cabo Carvoeiro (altura máxima de 12 metros).

Para as terras altas, em especial do norte e do centro, as previsões apontaram para queda de neve, descendo a cota gradualmente para os 600/800 metros.

Após um fim de semana com calor e poeiras provenientes do norte de África, a ANEPC alertou para o piso rodoviário escorregadio devido à possibilidade de acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água e possibilidade de queda de neve em áreas e a altitudes onde habitualmente não se verifica.

A ANEPC avisou igualmente para dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, inundações nos locais historicamente mais vulneráveis, possíveis acidentes na orla costeira devido à forte agitação marítima, inundações em zonas urbanas, possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia, danos em estruturas montadas ou suspensas e desconforto térmico na população.

A Proteção Civil recordou que o impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 24 Novembro, 2024

Castelense, Cardielense, Lanheses e Deucriste seguem na Taça da AFVC

Este domingo, realizaram-se as partidas dos Oitavos-de-final da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Das 5 equipas do concelho de Viana do Castelo presentes nesta fase, apenas 4 seguem para a próxima eliminatória. Castelense, Cardielense, Lanheses e Deucriste SC, ganharam os seu jogos e estão apurados para os Quartos-de-final da competição.

Desporto 24 Novembro, 2024

FC Porto eliminado da Taça de Portugal pelo Moreirense

O FC Porto, vencedor das três últimas edições da Taça de Portugal em futebol, foi hoje afastado dos oitavos de final da competição, ao perder por 2-1 no terreno do Moreirense, somando a terceira derrota consecutiva.

Opinião 24 Novembro, 2024

OPINIÃO: Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o Cordão Umbilical

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é caraterizada pela obstrução e/ou bloqueio persistente das vias aéreas. Esta obstrução pode ocorrer através de um enfisema, de bronquite crónica ou de ambos causando dificuldade respiratória. A obstrução brônquica pode ser irreversível ou parcialmente reversível através de tratamento.Andreia Gomes - Diretora Técnica e de Investigação e Desenvolvimento e Inovação da BebéVida

Regional 24 Novembro, 2024

Motociclista morre após colisão com carro em Valença

Um acidente, esta manhã, na localidade de Ganfei, em Valença, entre um ligeiro de passageiros e um motociclo provocou a morte a um jovem de 21 anos.

Desporto 23 Novembro, 2024

Voleibol Clube de Viana voltou às vitórias no campeonato

Em jogo da 9.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado este sábado no Pavilhão de Santa Maria Maior, o Voleibol Clube de Viana derrotou (3-2) o Sporting de Espinho com parciais de 26-24, 19-25, 25-23, 15-25 e 15-11.

Desporto 23 Novembro, 2024

Juventude Viana ganha em Riba d`Ave

A Juventude Viana deslocou-se, este sábado, a Riba d`Ave para defrontar a equipa local, em jogo correspondente à 7ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. A formação de Viana do Castelo realizou uma boa partida e alcançou a segunda vitória consecutiva na competição.

Desporto 23 Novembro, 2024

Santa Luzia perde em casa com o Maia para a Liga Feminina de Futsal

Arrancou, este sábado, a nona jornada da Liga Feminina Placard, com a realização de três encontros. No Pavilhão José Natário, o Santa Luzia foi surpreendido pelo Maia. A equipa de Viana do Castelo perdeu por 2-3.