Portugal continental registou entre as 00h00 e as 22h20 desta quarta-feira, 27 de março, 888 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo quedas de árvores, limpezas de via e quedas de estruturas, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.
Num balanço à Lusa realizado pelas 23h00, José Rodrigues, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), destacou que nestas ocorrências estiveram envolvidos 2.899 operacionais, apoiados por 1.006 meios terrestres.
As zonas mais afetadas foram a Grande Lisboa, Setúbal, Oeste, Coimbra e Área Metropolitana do Porto.
“Existiram ainda algumas ocorrências em zonas mais interiores, Bragança e Vila Real, mais relacionadas com vento forte e precipitação em algumas zonas”, indicou ainda.
Num balanço anterior à Lusa, a ANEPC tinha apontado entre as 07h00 e as 15h00 de quarta-feira 280 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria das quais relacionadas com quedas de árvores e de estruturas devido ao vento. Entre as 00h00 e as 07h00 de quarta-feira tinham sido registadas 100 ocorrências em todo o continente.
José Rodrigues sublinhou que até ao momento a ANEPC não tem registo de vítimas relacionadas com o mau tempo.
O responsável frisou ainda que são esperadas mais ocorrências nas próximas horas, lembrando os alertas e as recomendações já emitidas pela Proteção Civil.
Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA), a Proteção Civil alertou na segunda-feira para a possibilidade de vento, por vezes forte, nas terras altas e no litoral oeste com rajadas até 80 quilómetros por hora (km/h).
O IPMA previu chuva, por vezes forte e persistente, que podia ser de granizo e acompanhada de trovoada e agitação marítima forte com ondas de noroeste na costa ocidental, atingindo seis a sete metros a norte do Cabo Carvoeiro (altura máxima de 12 metros).
Para as terras altas, em especial do norte e do centro, as previsões apontaram para queda de neve, descendo a cota gradualmente para os 600/800 metros.
Após um fim de semana com calor e poeiras provenientes do norte de África, a ANEPC alertou para o piso rodoviário escorregadio devido à possibilidade de acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água e possibilidade de queda de neve em áreas e a altitudes onde habitualmente não se verifica.
A ANEPC avisou igualmente para dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, inundações nos locais historicamente mais vulneráveis, possíveis acidentes na orla costeira devido à forte agitação marítima, inundações em zonas urbanas, possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia, danos em estruturas montadas ou suspensas e desconforto térmico na população.
A Proteção Civil recordou que o impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações.
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.