O estado do tempo no continente vai estar condicionado por “sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção à Europa”, desde logo esta terça-feira por influência da depressão Babet, informou o IPMA.
De acordo com um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo em Portugal continental “vai ser condicionado pela aproximação e passagem de sucessivos sistemas frontais associados a depressões”, que “transportam na sua circulação uma massa de ar com características tropicais, destacando-se o elevado conteúdo em vapor de água”.
Esta terça-feira, “a passagem de uma superfície frontal fria associada à depressão Babet (nomeada pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido) dará origem a precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas”, lê-se na nota, lembrando o IPMA que “para este episódio foram já emitidos avisos meteorológicos”.
“Espera-se um novo episódio de agravamento das condições meteorológicas, no dia 19, com precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas, para o qual se emitirão novos avisos meteorológicos”, acrescenta o IPMA.
O instituto prevê que, no final da semana, a precipitação acumulada em cinco dias, entre segunda e sexta-feira inclusive, “deverá atingir valores muito significativos, com a generalidade das regiões Norte e Centro a poderem superar valores acumulados na ordem de 100 mm e com algumas zonas montanhosas do litoral Norte a poderem mesmo superar 200 mm”.
A temperatura do ar “tem tendência a diminuir, em especial a partir do dia 19”, prevendo-se também “o aumento da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional” a partir de terça-feira, “que se tornará forte e, como tal, a originar avisos referentes a agitação marítima”.
Realizaram-se, este domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na primeira divisão cumpriu-se a 25ª jornada, na segunda a 27ª. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para mais uma vitória (4-2) do Desportivo de Monção em casa frente ao ADECAS.
O Voleibol Clube de Viana perdeu (3-2) na casa do CA Madalena e caiu para lugar de play-off na luta pela manutenção no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. A equipa vianense foi derrotada pelos parciais de 25-23, 23-25, 25-21, 25-20 e 15-9.
A Câmara de Melgaço abriu concurso para reabilitar e ampliar o centro de saúde por pelo menos 2,054 milhões de euros.
Neste Dia Nacional do Doente com AVC, importa relembrar que esta terrível doença continua a ser uma das principais causas de morte e invalidez em todo o mundo.
O Sporting conquistou a 10.ª Taça de Portugal masculina de futsal, ao bater na final o Benfica por 4-3, em jogo disputado em Matosinhos, no Porto.
A Juventude Viana deslocou-se, este domingo ao Dragão Arena, para defrontar o FC Porto em jogo da 21ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. Os Dragões que estiveram a perder em duas ocasiões, (0-1 e 1-2) operam a reviravolta diante os vianenses a 2.19 minutos do fim (3-2).
O Benfica conquistou a nona Taça de Portugal feminina de futsal, ao bater na final o Nun´Álvares por 2-1, em jogo disputado em Matosinhos, no Porto.