Logo
Cultura

Manuela Rey is in da House estreia no Festival de Teatro de Viana do Castelo

9 Novembro, 2023 | 15:37
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O espetáculo Manuela Rey is in da House estreia esta sexta-feira, dia 10 de novembro, às 21h00, na abertura da 7ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

Uma coprodução do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana com o Centro Dramático Galego, Teatro Nacional São João e o Teatro Nacional D. Maria II, com encenação de Fran Núñez, Manuela Rey is in da Houseconta-nos a história da atriz e escritora, que foi a primeira atriz do primeiro elenco residente do Teatro Nacional D. Maria II.

Manuela Rey, “a mulher lírio” é mais do que uma linha no livro de sepultamentos do cemitério dos Prazeres, em Lisboa. É um mistério que começa em Mondoñedo, numa casa de aldeia, em 1842, e termina no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa. De Mondoñedo a Lisboa. Da Galiza a Portugal. 23 anos de vida. 23 anos de teatro. Como reconstruir uma vida onde só temos retalhos soltos e contraditórios?

Manuela Rey é a história esquecida do teatro galego e português. Atriz. Escritora. Neste espetáculo tentamos recuperar o que ficou da sua memória. Porque sem memória não há História.

Um espetáculo com textos de Almeida Garret, Eduardo Augusto Vidal, Ernesto Marecos, Manuela Rey, Paula Ballesteros, Sousa Bastos, Xaquín Núñez Sabarís e elenco, apoio à criação de Neto Portela, música de Xosé Lois Romero, cenografia e figurinos de Pedro Azevedo, desenho de luz de Nuno Meira, apoio ao movimento de Guilherme de Sousa, apoio histórico de Paula Ballesteros (Consejo Superior de Investigaciones Científicas – Instituto de Ciencias del Patrimonio), cessão de documentos  de Andrés García, Antonio Reigosa, Consello da Cultura Galega, Teatro Nacional Dona Maria II e Museu Nacional do Teatro e interpretação de Mariana Carballal, Neto Portela, Nuno J. Loureiro, Rafaela Sá, Raquel Crespo, Teresa Vieira, Xosé Lois Romero, e ainda a presença da arqueóloga Paula Ballesteros.

Manuela Rey is in da House está em cena dias 10 e 11 de novembro, sexta-feira às 21h00 e sábado às 19h00, no âmbito do Festival de Teatro de Viana do Castelo que decorre de 10 a 19 de novembro, com espetáculos de companhias nacionais e internacionais.

O Serviço Educativo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana dinamiza uma Conversa Pós Espetáculo, entre criadores/ intérpretes e público e ainda Reconhecimento de Palco na sessão de dia 11.

Todas as sessões do espetáculo contam com um software experimental que inclui Legendagem em Inglês, Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa e um comentário descritivo dirigido às pessoas com deficiência visual.

Toda a programação do Festival de Teatro de Viana do Castelo pode ser encontrada em www.tmsm.pt e os bilhetes estão à venda na BOL – Bilheteira Online e na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 13 Julho, 2024

Ministra do Trabalho admite mudanças no subsídio de desemprego

A ministra do Trabalho disse no parlamento, que as mudanças que defende são no subsídio social de desemprego, mas admitiu que também mudanças no subsídio de desemprego poderão acontecer após discussão em concertação social.

Música 13 Julho, 2024

Escola do Rock em Paredes de Coura arranca com mais de 40 alunos de todo o país

Mais de 40 'alunos' de vários pontos do país, de norte a sul, e até da vizinha Galiza participam na Escola do Rock, que tem a primeira chamada no próximo domingo, 14 de julho, em Paredes de Coura, e fecha o período letivo na sexta-feira seguinte com o habitual concerto final de apresentação do resultado da residência intensiva.

Opinião 13 Julho, 2024

OPINIÃO: Benefícios, desafios e impacto na vida dos doentes renais

Várias décadas de evolução na hemodiálise proporcionaram uma mudança radical no acesso ao tratamento e várias evoluções técnicas que permitiram um aumento significativo da qualidade dos tratamentos e da qualidade de vida dos doentes renais crónicos com necessidade de tratamento substitutivo renal. Longe vão os tempos em que apenas um grupo selecionado de doentes tinha acesso à diálise e, mesmo esses, tinham uma qualidade de vida bastante sofrível.

Regional 12 Julho, 2024

Melhor festival de cerveja artesanal da Península Ibérica já está a bombar em Caminha

O Artbeerfest Caminha já está a bombar e promete encher o coração da Vila, até domingo, não apenas de saborosas cervejas, mas também de música, dança, cor e alegria.

Nacional 12 Julho, 2024

DECO PROteste insiste na redução do IVA da eletricidade para todos os consumidores

A DECO PROteste considerou insuficiente o alargamento do IVA da eletricidade a 6% a mais famílias, aprovado em junho, e insistiu que aquela taxa deve ser aplicada na luz e no gás para todos os consumidores.

Regional 12 Julho, 2024

Participação prévia na alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a Área Marginal ao Rio Lima até 1 de agosto

Na sequência da decisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de 14 de maio do presente ano, de iniciar o procedimento de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a área marginal ao Rio Lima, entre a Ponte Eiffel e a Ponte do IC 1, em Darque, decorrem, entre 12 de julho e 1 de agosto, os períodos de participação prévia.

Regional 11 Julho, 2024

Notícias de Viana apresenta nova imagem e linha editorial

O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.