Mais de mil estudantes estão a manifestar-se hoje à tarde, em Lisboa, numa marcha até à Assembleia da República para defenderem o fim das propinas, mais apoios para fazer face aos custos do alojamento e valores de abril.
O protesto foi convocado por associações de estudantes de várias instituições de ensino superior e assinala o Dia Nacional do Estudante, que se comemora a 24 de março.
A concentração estava marcada para as 14:30 na Praça do Rossio, em Lisboa. Cerca das 15:30, os mais de mil estudantes de todo o país iniciaram a marcha em direção ao parlamento, entoando palavras de ordem conhecidas já de várias gerações de universitários como “Bolsas sim, propinas não” ou “Propinas e Bolonha, é tudo uma vergonha”.
O cinquentenário da revolução está a ser também assinalado pelos estudantes e, logo no arranque do protesto, quando os estudantes começaram a subir a Rua do Carmo, um grupo de manifestantes lançou da ponte de acesso ao Elevador de Santa Justa uma faixa onde se lê “Abril é futuro”, enquanto os restantes gritavam “25 de abril sempre, fascismo nunca mais”.
Fotografia: Notícias de Vila Real
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, rejeitou esta terça-feira qualquer ilegalidade na revisão orçamental aprovada pelo executivo socialista, garantindo que o procedimento adotado respeita a lei e não desrespeita a Assembleia Municipal.