Mais de mil estudantes estão a manifestar-se hoje à tarde, em Lisboa, numa marcha até à Assembleia da República para defenderem o fim das propinas, mais apoios para fazer face aos custos do alojamento e valores de abril.
O protesto foi convocado por associações de estudantes de várias instituições de ensino superior e assinala o Dia Nacional do Estudante, que se comemora a 24 de março.
A concentração estava marcada para as 14:30 na Praça do Rossio, em Lisboa. Cerca das 15:30, os mais de mil estudantes de todo o país iniciaram a marcha em direção ao parlamento, entoando palavras de ordem conhecidas já de várias gerações de universitários como “Bolsas sim, propinas não” ou “Propinas e Bolonha, é tudo uma vergonha”.
O cinquentenário da revolução está a ser também assinalado pelos estudantes e, logo no arranque do protesto, quando os estudantes começaram a subir a Rua do Carmo, um grupo de manifestantes lançou da ponte de acesso ao Elevador de Santa Justa uma faixa onde se lê “Abril é futuro”, enquanto os restantes gritavam “25 de abril sempre, fascismo nunca mais”.
Fotografia: Notícias de Vila Real
Na freguesia de Carreço, em Viana do Castelo, cerca de duas dezenas de papagaios-do-mar foram encontrados mortos ao longo de um curto troço de areal nas praias do Canto Marinho e do Lumiar.
Uma Orca morta foi, esta manhã, encontrada na Praia Norte, na freguesia de Areosa, e removida pelas autoridades locais.
O Município de Ponte de Lima organiza, em conjunto com os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo, bem como com a AMPV – Associação de Municípios do Vale do Lima, a Gala de Encerramento da distinção Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a atribuição de apoio financeiro à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo para aquisição de uma ambulância de transporte de doentes, num investimento global de 72 mil euros.
O Município de Ponte da Barca abriu, na passada segunda-feira, dia 16, as inscrições para aulas de pintura dirigidas à população de todas as idades. A iniciativa insere-se na estratégia municipal de promoção cultural e artística no concelho.
O diretor do Departamento de Medicina Crítica da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Pedro Moura, demitiu-se do cargo, invocando “falta de alinhamento estratégico” e “múltiplas situações de desrespeito institucional”.
A Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia vai regressar a Viana do Castelo entre os dias 15 e 23 de agosto de 2026. A confirmação foi avançada pela VianaFestas, entidade responsável pela organização das celebrações.