Logo
Desporto

Mais de duas centenas de atletas disputam a IX Regata Internacional Centro de Mar em Viana

13 Março, 2023 | 17:49
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Nos dias 18 e 19 de março, 216 atletas de cinco países disputam, em Viana do Castelo, a IX Regata Internacional Centro de Mar. Os remadores, de Portugal, Espanha, França, Itália e Bélgica, vão competir nas embarcações “rainha” da modalidade, Shell de oito remadores com timoneiro (masculinos) e Quadri-scull (femininos), nas categorias de absolutos e juniores. Mais uma vez, a regata vianense organizada pelo Viana Remadores do Lima (VRL) integra competições na vertente de Remo Adaptado.

À semelhança das últimas edições, este evento contemplará dois formatos competitivos: provas de sprint (400 metros) no primeiro dia, provas de fundo (5 kms) no segundo dia. As provas de sprint irão decorrer entre as 10h30 e as 12h30 de sábado, na doca do Gil Eannes, e as provas de fundo terão início às 10h30 de domingo, junto ao Centro de Remo.

Nesta nona edição, marcam presença 33 tripulações de 14 clubes. De acordo com a organização, trata-se de uma redução do número de participantes em relação à edição anterior explicada, em parte, pela data mais tardia, e pelo facto de, na mesma data, se realizarem outras competições de relevo. No entanto, a qualidade e competitividade do evento estão asseguradas pela presença de equipas fortes, incluindo quatro atletas campeões nacionais de França, com destaque para o vice- campeão mundial francês, Paul Tixier, que irá alinhar na tripulação de Mâcon.

O vereador do Desporto, Ricardo Rego, indicou que esta prova “já faz parte do nosso panorama desportivo e integra a aposta do município nos desportos náuticos”, agradecendo ao VRL “pela dinamização de eventos desportivos que capitalizam a modalidade de remo”.

Já o presidente do Viana Remadores do Lima, José Esteves, referiu que “a regata continua associada à marca Centro de Mar, o que tem sido uma honra e um motivo de orgulho”. Indicou ainda que, este ano, fazem questão que o Sprint de 400 metros aconteça na antiga doca comercial onde está atracado o navio Gil Eannes, o que não foi possível nos últimos anos devido às condições climatéricas ou pelo facto de a doca estar ocupada.

O responsável frisou o facto de a regata ter “como ponto de honra” a participação de atletas do remo adaptado, pelo que a regata contará com a participação de uma tripulação da APPACDM de Viana do Castelo, fruto da parceria existente entre o Viana Remadores do Lima e esta instituição. Ainda na vertente do remo adaptado, a prova contará com a presença da tripulação “Shell 8º Open Mind”, oriunda do clube italiano Società Canottieri Armida, de Turim, composta por atletas entre os 18 e 30 anos com deficiência intelectual-relacional.

Estarão em disputa um prize-money para os três primeiros classificados das duas provas do escalão absoluto (4x Feminino e 8+ masculino) e ainda o Troféu Coletivo, que será entregue ao clube com maior pontuação global.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Junho, 2024

Executivo de Caminha aprova criação de Taxa Municipal Turística

O Regulamento foi aprovado pelo Executivo Municipal esta quarta-feira, devendo agora ser submetido à apreciação e votação em Assembleia Municipal. Genericamente, a taxa aplica-se a pessoas de idade igual ou superior a 16 anos e até sete noites seguidas, mas estão previstas várias exclusões. Terá um valor diferenciado por épocas: 1,50 € (01 maio a 30 setembro) e 1,00 € (01 outubro a 30 abril).

Regional 23 Junho, 2024

Monção com investimento de 6,2 ME na rede de gás natural

Monção inaugurou a Unidade Autónoma de Gás, um investimento de 6,2 milhões de euros para abastecer indústria, serviços e cerca de três mil clientes domésticos.

Regional 23 Junho, 2024

14 trabalhos de estudantes conquistam Prémio Escolar António Manuel Couto Viana 

Foram este sábado distinguidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo os 14 trabalhos vencedores da 14ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana, distribuídos pelas várias modalidade e anos de escolaridade.

Regional 23 Junho, 2024

Paredes de Coura investe cerca de 1 milhão de euros no Centro de Saúde

Com este investimento de 950 mil euros garantido junto da Administração Central do Sistema de Saúde, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do programa designado por "Cuidados de Saúde Primários com mais respostas", vai permitir ao Município de Paredes de Coura requalificar o seu Centro de Saúde ao nível da eficiência energética, bem como assegurar melhor acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais.

Internacional 23 Junho, 2024

CIM Alto Minho participou na primeira reunião de parceria do projeto europeu para redução de desperdício alimentar

Nos dias 18 e 19 de junho de 2024, na cidade de Sofia, Bulgária, decorreu a primeira reunião técnica do projeto CIBUS - Cutting food loss and waste in Europe, um projeto financiado pelo programa Interreg Europe, que tem como objetivo principal a redução da perda e do desperdício de alimentos em toda a Europa.

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.