Logo
Cultura

Mais de 900 mulheres de sete países devidamente trajadas e ouradas vão desfilar pelas ruas de Viana do Castelo

11 Agosto, 2023 | 16:24
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Desfile da Mordomia, um dos mais emblemáticos momentos da Romaria d'Agonia, vai contar este ano com mais de 900 mulheres a desfilar pelas ruas de Viana do Castelo, o maior número de sempre na história das festas.

“Estamos a falar de 908 mulheres, numa média de idades de 32 anos, inscritas a partir de 11 distritos de Portugal e mais seis países. São números extraordinários e que não param de crescer todos os anos tornando este desfile em algo ainda mais único”, afirma o presidente VianaFestas, Manuel Vitorino, também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.

No Desfile da Mordomia, que este ano acontece a 17 de agosto, várias centenas de mulheres de Viana do Castelo, naturais, descendentes ou por afinidade, preparam-se durante dias, vestem-se rigorosamente, “carregam” quilos de peças de ouro de família ao peito, e saem à rua para mostrar a história da mulher vianense.

Estas mulheres, de todas as idades e este ano provenientes, além de Portugal, do Brasil, Estados Unidos da América, França, Luxemburgo, Reino Unido e Suíça, desfilam orgulhosamente, espalhando a tradicional “chieira” perante dezenas de milhares de pessoas que enchem por completo as principais ruas da cidade para apreciar o que apresentam, de forma espontânea, como a maior montra de ouro ao ar livre do mundo

O prazo para inscrições no Desfile da Mordomia 2023 decorreu de 19 a 03 de julho, novamente através do formulário disponibilizado na página da oficial da Romaria d’Agonia, disponibilizando 800 vagas.

“O volume de inscrições foi tal que, acabamos por aceitar 908 inscrições das que foram submetidas dentro do prazo. Estas foram devidamente analisadas e validadas, sendo uma das nossas preocupações as condições de organização nos jardins do antigo Governo Civil, mas também a segurança de todas, por estes motivos não é possível aceitar um número ilimitado de inscrições. A Organização teve, este ano, de readaptar o espaço onde vão ser acolhidas as mordomas, criando mais postos de leitura do QR code, contando com a presença de mais colaboradores e promovendo mais sombra nos jardins do antigo Governo Civil.”, explica ainda o presidente da VianaFestas.

Em 2023, os trajes à Vianesa da Ribeira Lima (Vermelho) e de Terras de Geraz bem como o de Morgada, representaram o maior número de inscrições.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.

Desporto 2 Março, 2024

Juventude Viana recebe hoje Académica de Espinho

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins.

Nacional 2 Março, 2024

Eleições: Mais de 200 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

Mais de 200 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo, uma semana antes das eleições legislativas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).