Logo
Regional

Mais de 800 mil vacinas contra gripe e covid-19 administradas nas primeiras duas semanas da campanha

8 Outubro, 2025 | 8:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19 arrancou a 23 de setembro e, em apenas duas semanas, já permitiu a administração de mais de 800 mil vacinas em todo o país, de acordo com os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em Viana do Castelo, a vacinação está a decorrer nas unidades de saúde do SNS e em várias farmácias comunitárias do distrito, integrando o esforço nacional para proteger a população contra os vírus respiratórios neste outono e inverno.

Segundo a DGS, foram administradas 514.906 vacinas contra a gripe e 304.554 doses de reforço contra a covid-19 em todo o território nacional. Só na última semana foram vacinadas mais de 330 mil pessoas contra a gripe e 198 mil contra a covid-19, muitas delas através das farmácias, que têm assumido um papel central no processo.

Os grupos mais idosos continuam a ser prioritários: até ao momento, 77.401 pessoas com mais de 85 anos já receberam a vacina da gripe e 55.288 foram vacinadas contra a covid-19. A faixa etária entre os 70 e 79 anos é a que regista maior adesão.

Em Viana do Castelo, os centros de saúde e as farmácias aderentes estão preparados para vacinar não só os idosos e doentes crónicos, mas também as crianças entre os seis e os 23 meses, que este ano passam a ter direito à vacina da gripe de forma gratuita, bem como as dos dois aos cinco anos, que têm comparticipação.

A campanha sazonal decorrerá até 30 de abril de 2026, e a meta da DGS é vacinar 2,5 milhões de pessoas contra a gripe e 1,5 milhão contra a covid-19.

Sob o lema “Vacine-se e proteja os momentos mais importantes”, as autoridades de saúde locais recordam a importância da vacinação, sobretudo para os maiores de 60 anos, pessoas com doenças crónicas e profissionais de saúde.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 7 Dezembro, 2025

Google revela quais foram as pesquisas que marcaram 2025 em Portugal

O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.

Desporto 7 Dezembro, 2025

Seleção AF Viana do Castelo perde por 1–0 diante da AF Braga

A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.

Cultura 7 Dezembro, 2025

Teresa Guilherme apresenta espetáculo de humor em Viana do Castelo a 31 de janeiro

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.

Internacional 6 Dezembro, 2025

Vianense Diva Oliveira volta a emocionar Espanha com fado em “La Voz”

A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Portugal defronta o Brasil na final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).

Regional 6 Dezembro, 2025

Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos comemoram 25 anos de proteção ambiental

Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.

Regional 6 Dezembro, 2025

Ponte da Barca lança campanha de Natal para incentivar comércio local

Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.