Mais de 50 mil famílias de Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, vão poder aceder, até final de junho, a serviços de telecomunicações de última geração.
Em comunicado, a dstelecom indica que, com a expansão da rede de fibra ótica multioperador, a cobertura nestes municípios, onde a empresa já opera desde 2014, “será significativamente reforçada”.
“Através desta infraestrutura multioperador, as comunidades estarão não só ligadas ao futuro através das autoestradas digitais, como terão a liberdade de escolher entre os principais operadores de telecomunicações e os pacotes de serviços que melhor se adaptarem às suas necessidades”, refere a empresa.
No vale do Minho, no concelho de Monção, “a rede de fibra ótica chegará a cerca de 2.500 novas casas, elevando o total de famílias com acesso a aproximadamente 16.000”.
As “freguesias de Merufe, Podame, Riba de Mouro e Tangil passam a contar com cobertura pela primeira vez, alcançando assim uma taxa de cobertura de 98% no município”.
No concelho vizinho de Melgaço, “a intervenção garantirá a chegada da rede a mais de mil novas casas, num total cerca de 7.700 famílias com acesso à rede de fibra multioperador, que chegará assim a 90% da população”.
Já no vale do Lima, a operação no concelho de Arcos de Valdevez “irá beneficiar cerca de 600 novas casas, consolidando o total de mais de 17.800 famílias, o equivalente a 97% da população, com acesso a serviços de banda larga de última geração”.
Em Ponte da Barca, a fibra ótica “chegará a aproximadamente a 1.200 novas casas, alcançando um total de cerca de 9.100 famílias”.
“As freguesias de Britelo, Lindoso e Entre Ambos-os-Rios serão abrangidas na nova cobertura, que permitirá que 98% do município tenha acesso à rede de fibra ótica”, adianta a empresa.
Além de garantir internet de alta velocidade, a expansão da rede irá permitir aos habitantes dos quatro concelhos a possibilidade de escolher entre diferentes operadores de telecomunicações, o que irá promover a concorrência e assegurar o acesso a melhores preços e maior diversidade de serviços.
“Com esta nova expansão, queremos proporcionar uma conectividade de qualidade e fomentar a competitividade e a inovação em zonas tradicionalmente menos favorecidas em termos de infraestrutura tecnológica. Este é mais um passo no nosso compromisso em promover a inclusão digital e reduzir as desigualdades no acesso à internet”, afirma o diretor executivo da dstelecom, Ricardo Salgado, citado na nota.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).