Mais de 50 mil famílias de Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, vão poder aceder, até final de junho, a serviços de telecomunicações de última geração.
Em comunicado, a dstelecom indica que, com a expansão da rede de fibra ótica multioperador, a cobertura nestes municípios, onde a empresa já opera desde 2014, “será significativamente reforçada”.
“Através desta infraestrutura multioperador, as comunidades estarão não só ligadas ao futuro através das autoestradas digitais, como terão a liberdade de escolher entre os principais operadores de telecomunicações e os pacotes de serviços que melhor se adaptarem às suas necessidades”, refere a empresa.
No vale do Minho, no concelho de Monção, “a rede de fibra ótica chegará a cerca de 2.500 novas casas, elevando o total de famílias com acesso a aproximadamente 16.000”.
As “freguesias de Merufe, Podame, Riba de Mouro e Tangil passam a contar com cobertura pela primeira vez, alcançando assim uma taxa de cobertura de 98% no município”.
No concelho vizinho de Melgaço, “a intervenção garantirá a chegada da rede a mais de mil novas casas, num total cerca de 7.700 famílias com acesso à rede de fibra multioperador, que chegará assim a 90% da população”.
Já no vale do Lima, a operação no concelho de Arcos de Valdevez “irá beneficiar cerca de 600 novas casas, consolidando o total de mais de 17.800 famílias, o equivalente a 97% da população, com acesso a serviços de banda larga de última geração”.
Em Ponte da Barca, a fibra ótica “chegará a aproximadamente a 1.200 novas casas, alcançando um total de cerca de 9.100 famílias”.
“As freguesias de Britelo, Lindoso e Entre Ambos-os-Rios serão abrangidas na nova cobertura, que permitirá que 98% do município tenha acesso à rede de fibra ótica”, adianta a empresa.
Além de garantir internet de alta velocidade, a expansão da rede irá permitir aos habitantes dos quatro concelhos a possibilidade de escolher entre diferentes operadores de telecomunicações, o que irá promover a concorrência e assegurar o acesso a melhores preços e maior diversidade de serviços.
“Com esta nova expansão, queremos proporcionar uma conectividade de qualidade e fomentar a competitividade e a inovação em zonas tradicionalmente menos favorecidas em termos de infraestrutura tecnológica. Este é mais um passo no nosso compromisso em promover a inclusão digital e reduzir as desigualdades no acesso à internet”, afirma o diretor executivo da dstelecom, Ricardo Salgado, citado na nota.
O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.
O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.
O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.
No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.