Mais de 50 mil famílias de Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, vão poder aceder, até final de junho, a serviços de telecomunicações de última geração.
Em comunicado, a dstelecom indica que, com a expansão da rede de fibra ótica multioperador, a cobertura nestes municípios, onde a empresa já opera desde 2014, “será significativamente reforçada”.
“Através desta infraestrutura multioperador, as comunidades estarão não só ligadas ao futuro através das autoestradas digitais, como terão a liberdade de escolher entre os principais operadores de telecomunicações e os pacotes de serviços que melhor se adaptarem às suas necessidades”, refere a empresa.
No vale do Minho, no concelho de Monção, “a rede de fibra ótica chegará a cerca de 2.500 novas casas, elevando o total de famílias com acesso a aproximadamente 16.000”.
As “freguesias de Merufe, Podame, Riba de Mouro e Tangil passam a contar com cobertura pela primeira vez, alcançando assim uma taxa de cobertura de 98% no município”.
No concelho vizinho de Melgaço, “a intervenção garantirá a chegada da rede a mais de mil novas casas, num total cerca de 7.700 famílias com acesso à rede de fibra multioperador, que chegará assim a 90% da população”.
Já no vale do Lima, a operação no concelho de Arcos de Valdevez “irá beneficiar cerca de 600 novas casas, consolidando o total de mais de 17.800 famílias, o equivalente a 97% da população, com acesso a serviços de banda larga de última geração”.
Em Ponte da Barca, a fibra ótica “chegará a aproximadamente a 1.200 novas casas, alcançando um total de cerca de 9.100 famílias”.
“As freguesias de Britelo, Lindoso e Entre Ambos-os-Rios serão abrangidas na nova cobertura, que permitirá que 98% do município tenha acesso à rede de fibra ótica”, adianta a empresa.
Além de garantir internet de alta velocidade, a expansão da rede irá permitir aos habitantes dos quatro concelhos a possibilidade de escolher entre diferentes operadores de telecomunicações, o que irá promover a concorrência e assegurar o acesso a melhores preços e maior diversidade de serviços.
“Com esta nova expansão, queremos proporcionar uma conectividade de qualidade e fomentar a competitividade e a inovação em zonas tradicionalmente menos favorecidas em termos de infraestrutura tecnológica. Este é mais um passo no nosso compromisso em promover a inclusão digital e reduzir as desigualdades no acesso à internet”, afirma o diretor executivo da dstelecom, Ricardo Salgado, citado na nota.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.