Mais de 50 mil famílias de Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, vão poder aceder, até final de junho, a serviços de telecomunicações de última geração.
Em comunicado, a dstelecom indica que, com a expansão da rede de fibra ótica multioperador, a cobertura nestes municípios, onde a empresa já opera desde 2014, “será significativamente reforçada”.
“Através desta infraestrutura multioperador, as comunidades estarão não só ligadas ao futuro através das autoestradas digitais, como terão a liberdade de escolher entre os principais operadores de telecomunicações e os pacotes de serviços que melhor se adaptarem às suas necessidades”, refere a empresa.
No vale do Minho, no concelho de Monção, “a rede de fibra ótica chegará a cerca de 2.500 novas casas, elevando o total de famílias com acesso a aproximadamente 16.000”.
As “freguesias de Merufe, Podame, Riba de Mouro e Tangil passam a contar com cobertura pela primeira vez, alcançando assim uma taxa de cobertura de 98% no município”.
No concelho vizinho de Melgaço, “a intervenção garantirá a chegada da rede a mais de mil novas casas, num total cerca de 7.700 famílias com acesso à rede de fibra multioperador, que chegará assim a 90% da população”.
Já no vale do Lima, a operação no concelho de Arcos de Valdevez “irá beneficiar cerca de 600 novas casas, consolidando o total de mais de 17.800 famílias, o equivalente a 97% da população, com acesso a serviços de banda larga de última geração”.
Em Ponte da Barca, a fibra ótica “chegará a aproximadamente a 1.200 novas casas, alcançando um total de cerca de 9.100 famílias”.
“As freguesias de Britelo, Lindoso e Entre Ambos-os-Rios serão abrangidas na nova cobertura, que permitirá que 98% do município tenha acesso à rede de fibra ótica”, adianta a empresa.
Além de garantir internet de alta velocidade, a expansão da rede irá permitir aos habitantes dos quatro concelhos a possibilidade de escolher entre diferentes operadores de telecomunicações, o que irá promover a concorrência e assegurar o acesso a melhores preços e maior diversidade de serviços.
“Com esta nova expansão, queremos proporcionar uma conectividade de qualidade e fomentar a competitividade e a inovação em zonas tradicionalmente menos favorecidas em termos de infraestrutura tecnológica. Este é mais um passo no nosso compromisso em promover a inclusão digital e reduzir as desigualdades no acesso à internet”, afirma o diretor executivo da dstelecom, Ricardo Salgado, citado na nota.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.