Mais de 50 mil famílias de Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, vão poder aceder, até final de junho, a serviços de telecomunicações de última geração.
Em comunicado, a dstelecom indica que, com a expansão da rede de fibra ótica multioperador, a cobertura nestes municípios, onde a empresa já opera desde 2014, “será significativamente reforçada”.
“Através desta infraestrutura multioperador, as comunidades estarão não só ligadas ao futuro através das autoestradas digitais, como terão a liberdade de escolher entre os principais operadores de telecomunicações e os pacotes de serviços que melhor se adaptarem às suas necessidades”, refere a empresa.
No vale do Minho, no concelho de Monção, “a rede de fibra ótica chegará a cerca de 2.500 novas casas, elevando o total de famílias com acesso a aproximadamente 16.000”.
As “freguesias de Merufe, Podame, Riba de Mouro e Tangil passam a contar com cobertura pela primeira vez, alcançando assim uma taxa de cobertura de 98% no município”.
No concelho vizinho de Melgaço, “a intervenção garantirá a chegada da rede a mais de mil novas casas, num total cerca de 7.700 famílias com acesso à rede de fibra multioperador, que chegará assim a 90% da população”.
Já no vale do Lima, a operação no concelho de Arcos de Valdevez “irá beneficiar cerca de 600 novas casas, consolidando o total de mais de 17.800 famílias, o equivalente a 97% da população, com acesso a serviços de banda larga de última geração”.
Em Ponte da Barca, a fibra ótica “chegará a aproximadamente a 1.200 novas casas, alcançando um total de cerca de 9.100 famílias”.
“As freguesias de Britelo, Lindoso e Entre Ambos-os-Rios serão abrangidas na nova cobertura, que permitirá que 98% do município tenha acesso à rede de fibra ótica”, adianta a empresa.
Além de garantir internet de alta velocidade, a expansão da rede irá permitir aos habitantes dos quatro concelhos a possibilidade de escolher entre diferentes operadores de telecomunicações, o que irá promover a concorrência e assegurar o acesso a melhores preços e maior diversidade de serviços.
“Com esta nova expansão, queremos proporcionar uma conectividade de qualidade e fomentar a competitividade e a inovação em zonas tradicionalmente menos favorecidas em termos de infraestrutura tecnológica. Este é mais um passo no nosso compromisso em promover a inclusão digital e reduzir as desigualdades no acesso à internet”, afirma o diretor executivo da dstelecom, Ricardo Salgado, citado na nota.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.