Está a decorrer em Viana do Castelo, pela primeira vez, uma etapa do 2025 HERTZ FIM TRIAL WORLD CHAMPIONSHIP. Portugal volta, assim, a entrar no calendário do Mundial de Trial, uma das mais prestigiadas disciplinas do desporto motorizado do mundo.
Mais de 100 pilotos, de 16 nacionalidades, estão a competir em cinco categorias, com vários campeões do mundo presentes na capital do Alto Minho.
O percurso, com 11 quilómetros, conta com 12 zonas em torno do monte de Santa Luzia, sendo que três zonas espetáculo que vão levar o trial à cidade, duas junto ao navio-hospital Gil Eannes e a terceira em frente ao escadório de Santa Luzia.
Espera-se a participação dos melhores pilotos de Trial do mundo e a prova vai contar com pilotos em todas as classes: TrialGP / Trial2 / TrialGP Women / Trial3 / Trial2 Women. Nestas cinco categorias, os pilotos vão ter de percorrer zonas desenhadas especificamente para testar as suas habilidades em terrenos acidentados e obstáculos naturais.
Esta segunda etapa do calendário, sob a égide da FIM – Federação Internacional de Motociclismo, é organizada pelo Motoclube Foz do Lima em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Esta sexta-feira arrancaram as sessões de autógrafos e fotografias, com o paddock, base de operações, na zona ribeirinha, junto ao Gil Eannes. Sábado e domingo, 12 e 13 de abril, serão dois dias de competição nas cinco categorias.
Este é um evento totalmente gratuito para o público, que terá acesso a todas as zonas de competição.
A piloto vianense Mariana Afonso, a única portuguesa na competição, diz ser “um orgulho” voltar à competição a nível mundial “e poder competir em casa, num mundial tão bonito e bem organizado”.

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.