Está a decorrer em Viana do Castelo, pela primeira vez, uma etapa do 2025 HERTZ FIM TRIAL WORLD CHAMPIONSHIP. Portugal volta, assim, a entrar no calendário do Mundial de Trial, uma das mais prestigiadas disciplinas do desporto motorizado do mundo.
Mais de 100 pilotos, de 16 nacionalidades, estão a competir em cinco categorias, com vários campeões do mundo presentes na capital do Alto Minho.
O percurso, com 11 quilómetros, conta com 12 zonas em torno do monte de Santa Luzia, sendo que três zonas espetáculo que vão levar o trial à cidade, duas junto ao navio-hospital Gil Eannes e a terceira em frente ao escadório de Santa Luzia.
Espera-se a participação dos melhores pilotos de Trial do mundo e a prova vai contar com pilotos em todas as classes: TrialGP / Trial2 / TrialGP Women / Trial3 / Trial2 Women. Nestas cinco categorias, os pilotos vão ter de percorrer zonas desenhadas especificamente para testar as suas habilidades em terrenos acidentados e obstáculos naturais.
Esta segunda etapa do calendário, sob a égide da FIM – Federação Internacional de Motociclismo, é organizada pelo Motoclube Foz do Lima em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Esta sexta-feira arrancaram as sessões de autógrafos e fotografias, com o paddock, base de operações, na zona ribeirinha, junto ao Gil Eannes. Sábado e domingo, 12 e 13 de abril, serão dois dias de competição nas cinco categorias.
Este é um evento totalmente gratuito para o público, que terá acesso a todas as zonas de competição.
A piloto vianense Mariana Afonso, a única portuguesa na competição, diz ser “um orgulho” voltar à competição a nível mundial “e poder competir em casa, num mundial tão bonito e bem organizado”.

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.