Concluídas obras de reabilitação da Escola Básica do 1º Ciclo. Agora este espaço está com equipamento renovado, mais funcional e com melhores condições de segurança num investimento que ultrapassou 1 milhão de euros.
“Investir em educação é investir no futuro de Paredes de Coura. Uma terra boa para viver só é possível com boa educação, com bons recursos humanos e com bons equipamentos educativos”, recorda Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, realçando que “o projeto teve o cuidado de contemplar espaços lúdicos adequados aos alunos e melhores condições de segurança e mobilidade. Em Paredes de Coura há um compromisso com a educação dos nossos jovens. A educação é estratégica: forma cidadãos, aumenta a competitividade do nosso território e transforma vidas”, sublinhou.
A reabilitação da Escola Básica do 1º Ciclo, cuja participação do FEDER envolve 688 810,21 €, faz-se ao abrigo da iniciativa “Prioridade de Investimento: 10.5 – Investimento no ensino, na formação, na formação profissional e nas competências e na aprendizagem ao longo da vida através do desenvolvimento das infraestruturas de formação e ensino” e tem por objetivo, no caso de Paredes de Coura, garantir a equidade no acesso à educação e contribuir para a melhoria geral das condições para a educação, incrementando igualmente pela melhoria dos espaços exteriores e a capacidade de acolhimento de crianças com deficiência ou incapacidade.
À semelhança de anos anteriores, a autarquia courense fornece material escolar aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, comparticipando diretamente aos pais dos alunos com escalão A e B na aquisição de livros de fichas, mas também comparticipa nas visitas de estudo e atividades extracurriculares como música, ioga e judo, bem como com o transporte escolar gratuito.
Assim, desde o pré-escolar que os alunos têm acesso ao ensino de música e movimento, à prática do judo, ioga emindfulness.
O recurso às peças LEGO como ferramenta lúdica e pedagógica é outra das vertentes proporcionadas pelos técnicos da Caixa dos Brinquedos junto da comunidade educativa e das escolas, da mesma forma que a companhia de teatro Comédias do Minho leva o serviço educativo a todos os níveis de ensino.
O Sporting empatou esta terça-feira com a Juventus (1-1), em jogo da quarta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, disputado em Turim. A formação leonina esteve em vantagem, mas acabou por permitir o empate ainda na primeira parte.
A cerimónia de apresentação do projeto da futura Academia de Futebol da Associação de Futebol de Viana do Castelo e de entrega dos Certificados de Entidades Formadoras, contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, que deixou palavras de incentivo e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Associação.
De 7 a 9 de novembro, Viana do Castelo acolhe a VianaCon 2025, convenção dedicada aos jogos de tabuleiro e experiências lúdicas para todas as idades. O evento, com entrada gratuita, é promovido pela Associação Cultural e Artística ArtMatriz, com o apoio da Câmara Municipal.
Valença será palco do Space Festival nos dias 9 e 10 de novembro, com três concertos dedicados à música experimental e improvisada, em três espaços culturais do concelho: Centro Cultural de Verdoejo, Pousada de São Teotónio e Auditório da Academia de Música – Fortaleza de Valença.
Viana do Castelo recebe, até 15 de novembro de 2025, o projeto UNI-TE, uma residência artística internacional dedicada às danças de rua que junta artistas de Portugal e Hong Kong.
A futura Cidade Desportiva de Viana do Castelo vai contar com dois novos campos sintéticos e um performance hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), um centro de excelência destinado ao alto rendimento desportivo e ao acolhimento de seleções distritais e nacionais, clubes e atletas de elite.
A 4 de novembro de 2022, Viana do Castelo foi palco da 33.ª Cimeira Luso-Espanhola, presidida pelo Primeiro-Ministro português, na altura, António Costa, e pelo Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, atualmente em funções. O encontro juntou 18 ministros dos dois países para debater temas centrais como energia, espaço e microeletrónica.