Concluídas obras de reabilitação da Escola Básica do 1º Ciclo. Agora este espaço está com equipamento renovado, mais funcional e com melhores condições de segurança num investimento que ultrapassou 1 milhão de euros.
“Investir em educação é investir no futuro de Paredes de Coura. Uma terra boa para viver só é possível com boa educação, com bons recursos humanos e com bons equipamentos educativos”, recorda Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, realçando que “o projeto teve o cuidado de contemplar espaços lúdicos adequados aos alunos e melhores condições de segurança e mobilidade. Em Paredes de Coura há um compromisso com a educação dos nossos jovens. A educação é estratégica: forma cidadãos, aumenta a competitividade do nosso território e transforma vidas”, sublinhou.
A reabilitação da Escola Básica do 1º Ciclo, cuja participação do FEDER envolve 688 810,21 €, faz-se ao abrigo da iniciativa “Prioridade de Investimento: 10.5 – Investimento no ensino, na formação, na formação profissional e nas competências e na aprendizagem ao longo da vida através do desenvolvimento das infraestruturas de formação e ensino” e tem por objetivo, no caso de Paredes de Coura, garantir a equidade no acesso à educação e contribuir para a melhoria geral das condições para a educação, incrementando igualmente pela melhoria dos espaços exteriores e a capacidade de acolhimento de crianças com deficiência ou incapacidade.
À semelhança de anos anteriores, a autarquia courense fornece material escolar aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, comparticipando diretamente aos pais dos alunos com escalão A e B na aquisição de livros de fichas, mas também comparticipa nas visitas de estudo e atividades extracurriculares como música, ioga e judo, bem como com o transporte escolar gratuito.
Assim, desde o pré-escolar que os alunos têm acesso ao ensino de música e movimento, à prática do judo, ioga emindfulness.
O recurso às peças LEGO como ferramenta lúdica e pedagógica é outra das vertentes proporcionadas pelos técnicos da Caixa dos Brinquedos junto da comunidade educativa e das escolas, da mesma forma que a companhia de teatro Comédias do Minho leva o serviço educativo a todos os níveis de ensino.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.