Logo
Nacional

Maioria das empresas de comunicação social com resultados positivos em 2021

6 Janeiro, 2023 | 14:16
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Os ativos totais das empresas de comunicação social ascenderam a quase 1.120 milhões de euros em 2021, sendo que cerca de 65% destas tiveram resultados líquidos positivos, segundo uma análise da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

“De acordo com os dados obtidos através da Plataforma da Transparência dos Media da ERC, os ativos totais das empresas de comunicação social ascenderam, em 2021, a 1.119.679 euros. Apesar da melhoria do enquadramento macroeconómico, os ativos e os rendimentos desceram face a 2020, ainda que os resultados em termos agregados tenham melhorado”, indicou, em comunicado, o regulador.

Em 2021, cerca de 65% das empresas de comunicação social apresentaram resultados líquidos positivos e 71% resultados operacionais ou EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização) igualmente positivos.

Segundo o documento “Análise económica e financeira ao setor dos media em Portugal no ano de 2021”, a alavancagem do setor “permaneceu elevada”, sendo que a proporção de capitais próprios totais para o ativo foi de 18,8%.

No total, 81% das empresas tiveram capitais próprios positivos.

Por sua vez, 54% das empresas reportaram uma subida no seu rendimento em 2021, embora com menos incidência nas empresas monomedia, ou seja, as proprietárias de apenas um tipo de órgão de comunicação social.

“O setor da comunicação social continua a caracterizar-se pela existência de um grande número de pequenas empresas e pela concentração de rendimentos, ativos e resultados nas grandes empresas”, apontou, notando que 14 empresas concentraram rendimentos de 809 milhões de euros, quando o total do setor tinha sido de 919 milhões de euros.

No mesmo sentido, os prejuízos também foram concentrados, mas nas menores empresas, com rendimentos inferiores a 100.000 euros.

O estudo da ERC concluiu ainda que as empresas proprietárias de vários órgãos de comunicação social (multimédia) são mais sólidas e rentáveis do que as monomedia.

“Os segmentos com exposição a operações de internet apresentaram maiores níveis de rentabilidade do que os restantes, o que sugere que a combinação de serviços de internet com outros segmentos de comunicação social pode ser positivo”, referiu.

A ERC notou ainda que as maiores margens registam-se entre empresas de serviços de televisão por subscrição.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita.