O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo esteve na freguesia de Amonde, onde visitou obras concluídas recentemente na freguesia e inaugurou a nova Casa Mortuária, um investimento a rondar os 250 mil euros que fica agora ao serviço da comunidade local, que aderiu em massa à cerimónia. Segundo o autarca, só nesta freguesia foram já investidos, nos últimos sete anos, mais de 700 mil euros para melhorar as condições de vida desta freguesia.
Em Amonde, e acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Mário Sá, Luís Nobre começou por visitar algumas infraestruturas viárias recentemente concluídas, mas também a segunda fase das obras do Parque de S. João, onde foi requalificada a nova ecovia e ainda o novo bar de apoio.
Depois de uma passagem pelo novo parque infantil situado no centro cívico da freguesia, o autarca marcou presença na cerimónia de inauguração da Casa Mortuária, que integra a rede de estruturas do género que a Câmara Municipal está a promover e onde investiu, nos últimos anos, mais de 3,5 milhões de euros em dez capelas e casas mortuárias.

Durante o seu discurso, o autarca salientou a importância destas estruturas para as comunidades locais, sendo que em Amonde a Casa Mortuária tem uma tripla valência, albergando ainda as instalações sanitárias públicas, um espaço de apoio à atividade paroquial e ainda um espaço para gestão do cemitério. Na sua intervenção, Luís Nobre vincou que este é o resultado de “um trabalho conjunto que acontece porque houve vontade da Junta de Freguesia e da Paróquia” e lembrou o esforço financeiro que foi feito nos últimos sete anos e meio em Amonde, a rondar os 700 mil euros.
“É um investimento que é feito de uma forma transversal, quer no património natural, quer no físico, como é o caso da intervenção no adro da igreja paroquial”, adiantou o autarca, dizendo-se disponível para trabalhar em conjunto para dar resposta aos anseios do presidente da Junta, que pediu para se avançar com a melhoria do centro cívico da freguesia que, numa primeira fase, irá desde a ampliação do cemitérios até ao adro e à envolvente da nova capela, e do pároco, que pede para ser efetuada uma intervenção no interior da igreja paroquial, que precisa ser remodelado”.
Na sua intervenção, Mário Sá lembrou que a noca Casa Mortuária é uma “das principais obras” e “que tem elevada importância” para a freguesia, rematando que foi o Presidente da Câmara (que tem o pelouro da coesão territorial) a principal “âncora” para as obras da freguesia aconteçam.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.