O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo esteve na freguesia de Amonde, onde visitou obras concluídas recentemente na freguesia e inaugurou a nova Casa Mortuária, um investimento a rondar os 250 mil euros que fica agora ao serviço da comunidade local, que aderiu em massa à cerimónia. Segundo o autarca, só nesta freguesia foram já investidos, nos últimos sete anos, mais de 700 mil euros para melhorar as condições de vida desta freguesia.
Em Amonde, e acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Mário Sá, Luís Nobre começou por visitar algumas infraestruturas viárias recentemente concluídas, mas também a segunda fase das obras do Parque de S. João, onde foi requalificada a nova ecovia e ainda o novo bar de apoio.
Depois de uma passagem pelo novo parque infantil situado no centro cívico da freguesia, o autarca marcou presença na cerimónia de inauguração da Casa Mortuária, que integra a rede de estruturas do género que a Câmara Municipal está a promover e onde investiu, nos últimos anos, mais de 3,5 milhões de euros em dez capelas e casas mortuárias.

Durante o seu discurso, o autarca salientou a importância destas estruturas para as comunidades locais, sendo que em Amonde a Casa Mortuária tem uma tripla valência, albergando ainda as instalações sanitárias públicas, um espaço de apoio à atividade paroquial e ainda um espaço para gestão do cemitério. Na sua intervenção, Luís Nobre vincou que este é o resultado de “um trabalho conjunto que acontece porque houve vontade da Junta de Freguesia e da Paróquia” e lembrou o esforço financeiro que foi feito nos últimos sete anos e meio em Amonde, a rondar os 700 mil euros.
“É um investimento que é feito de uma forma transversal, quer no património natural, quer no físico, como é o caso da intervenção no adro da igreja paroquial”, adiantou o autarca, dizendo-se disponível para trabalhar em conjunto para dar resposta aos anseios do presidente da Junta, que pediu para se avançar com a melhoria do centro cívico da freguesia que, numa primeira fase, irá desde a ampliação do cemitérios até ao adro e à envolvente da nova capela, e do pároco, que pede para ser efetuada uma intervenção no interior da igreja paroquial, que precisa ser remodelado”.
Na sua intervenção, Mário Sá lembrou que a noca Casa Mortuária é uma “das principais obras” e “que tem elevada importância” para a freguesia, rematando que foi o Presidente da Câmara (que tem o pelouro da coesão territorial) a principal “âncora” para as obras da freguesia aconteçam.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.