O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo esteve na freguesia de Amonde, onde visitou obras concluídas recentemente na freguesia e inaugurou a nova Casa Mortuária, um investimento a rondar os 250 mil euros que fica agora ao serviço da comunidade local, que aderiu em massa à cerimónia. Segundo o autarca, só nesta freguesia foram já investidos, nos últimos sete anos, mais de 700 mil euros para melhorar as condições de vida desta freguesia.
Em Amonde, e acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Mário Sá, Luís Nobre começou por visitar algumas infraestruturas viárias recentemente concluídas, mas também a segunda fase das obras do Parque de S. João, onde foi requalificada a nova ecovia e ainda o novo bar de apoio.
Depois de uma passagem pelo novo parque infantil situado no centro cívico da freguesia, o autarca marcou presença na cerimónia de inauguração da Casa Mortuária, que integra a rede de estruturas do género que a Câmara Municipal está a promover e onde investiu, nos últimos anos, mais de 3,5 milhões de euros em dez capelas e casas mortuárias.

Durante o seu discurso, o autarca salientou a importância destas estruturas para as comunidades locais, sendo que em Amonde a Casa Mortuária tem uma tripla valência, albergando ainda as instalações sanitárias públicas, um espaço de apoio à atividade paroquial e ainda um espaço para gestão do cemitério. Na sua intervenção, Luís Nobre vincou que este é o resultado de “um trabalho conjunto que acontece porque houve vontade da Junta de Freguesia e da Paróquia” e lembrou o esforço financeiro que foi feito nos últimos sete anos e meio em Amonde, a rondar os 700 mil euros.
“É um investimento que é feito de uma forma transversal, quer no património natural, quer no físico, como é o caso da intervenção no adro da igreja paroquial”, adiantou o autarca, dizendo-se disponível para trabalhar em conjunto para dar resposta aos anseios do presidente da Junta, que pediu para se avançar com a melhoria do centro cívico da freguesia que, numa primeira fase, irá desde a ampliação do cemitérios até ao adro e à envolvente da nova capela, e do pároco, que pede para ser efetuada uma intervenção no interior da igreja paroquial, que precisa ser remodelado”.
Na sua intervenção, Mário Sá lembrou que a noca Casa Mortuária é uma “das principais obras” e “que tem elevada importância” para a freguesia, rematando que foi o Presidente da Câmara (que tem o pelouro da coesão territorial) a principal “âncora” para as obras da freguesia aconteçam.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.
Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.
Tiago Maciel, atleta do Viana Garças Clube, foi convocado para o estágio da Seleção Nacional de Canoagem Sênior, que decorre até 22 de novembro.