O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo executivo municipal, recebeu a tetracampeã mundial de parasurfing Marta Paço. O autarca indicou que “é uma alegria e até já começa a ser um hábito” receber a surfista vianense após a conquista de mais uma medalha “que é o resultado de muito esforço e dedicação”.
“És uma inspiração para o mundo pela tua capacidade de superação”, vaticinou Luís Nobre.
Marta Paço indicou, na receção que aconteceu no Município, que este ano a prova lhe correu “muito bem”, já que apanharam “bom tempo e boas ondas”. Considerou ainda que o desporto adaptado está a evoluir, a subir de nível, pelo que o desafio se torna maior a cada ano que passa.
O treinador e selecionador nacional de parasurfing, Tiago Prieto, indicou que a surfista vianense “é a referência do surf adaptado no mundo”, explicando que, nas diversas provas onde participam, a dupla é procurada “para conselhos e sugestões”.
Destacou o número de praticantes na modalidade, já que a jovem vianense “abriu caminho” para o crescimento do parasurfing.
Já João Zamith, do Surf Clube de Viana, indicou que Viana do Castelo “é um exemplo a nível mundial do desenvolvimento desta modalidade”, o que tem permitido projetar a cidade e o concelho em todo o mundo.
Recorde-se que, no passado sábado, 9 de novembro, dia final do Mundial ISA de Para Surfing de 2024, Marta Paço conquistou a medalha de ouro na categoria feminina VI 1, destinada a competidoras invisuais, na icónica Huntington Beach, na Califórnia.
A atleta vianense, de 19 anos de idade, conquistou, assim, o quarto título mundial ISA consecutivo. Na final, Marta Paço somou 10,83 pontos, graças a uma onda de 5,83 pts e outra de 5,00 pts, ficando à frente da francesa Valentine Moskoteoc (4,66 pts), da espanhola Carmen Lopes (4,50 pts) e da francesa Juliette Mas (3,67 pts).
Em 2019, a surfista Marta Jordão Paço tornou-se a Cidadã de Mérito mais nova de sempre na história de Viana do Castelo. A jovem de Outeiro, na altura com apenas 14 anos, foi uma das personalidades distinguidas na sessão solene comemorativa dos 171 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.