O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo executivo municipal, recebeu a tetracampeã mundial de parasurfing Marta Paço. O autarca indicou que “é uma alegria e até já começa a ser um hábito” receber a surfista vianense após a conquista de mais uma medalha “que é o resultado de muito esforço e dedicação”.
“És uma inspiração para o mundo pela tua capacidade de superação”, vaticinou Luís Nobre.
Marta Paço indicou, na receção que aconteceu no Município, que este ano a prova lhe correu “muito bem”, já que apanharam “bom tempo e boas ondas”. Considerou ainda que o desporto adaptado está a evoluir, a subir de nível, pelo que o desafio se torna maior a cada ano que passa.
O treinador e selecionador nacional de parasurfing, Tiago Prieto, indicou que a surfista vianense “é a referência do surf adaptado no mundo”, explicando que, nas diversas provas onde participam, a dupla é procurada “para conselhos e sugestões”.
Destacou o número de praticantes na modalidade, já que a jovem vianense “abriu caminho” para o crescimento do parasurfing.
Já João Zamith, do Surf Clube de Viana, indicou que Viana do Castelo “é um exemplo a nível mundial do desenvolvimento desta modalidade”, o que tem permitido projetar a cidade e o concelho em todo o mundo.
Recorde-se que, no passado sábado, 9 de novembro, dia final do Mundial ISA de Para Surfing de 2024, Marta Paço conquistou a medalha de ouro na categoria feminina VI 1, destinada a competidoras invisuais, na icónica Huntington Beach, na Califórnia.
A atleta vianense, de 19 anos de idade, conquistou, assim, o quarto título mundial ISA consecutivo. Na final, Marta Paço somou 10,83 pontos, graças a uma onda de 5,83 pts e outra de 5,00 pts, ficando à frente da francesa Valentine Moskoteoc (4,66 pts), da espanhola Carmen Lopes (4,50 pts) e da francesa Juliette Mas (3,67 pts).
Em 2019, a surfista Marta Jordão Paço tornou-se a Cidadã de Mérito mais nova de sempre na história de Viana do Castelo. A jovem de Outeiro, na altura com apenas 14 anos, foi uma das personalidades distinguidas na sessão solene comemorativa dos 171 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.