Logo
Desporto

Luís Nobre: “Marta Paço é uma inspiração para o mundo pela sua capacidade de superação”

15 Novembro, 2024 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo executivo municipal, recebeu a tetracampeã mundial de parasurfing Marta Paço. O autarca indicou que “é uma alegria e até já começa a ser um hábito” receber a surfista vianense após a conquista de mais uma medalha “que é o resultado de muito esforço e dedicação”.

“És uma inspiração para o mundo pela tua capacidade de superação”, vaticinou Luís Nobre.

Marta Paço indicou, na receção que aconteceu no Município, que este ano a prova lhe correu “muito bem”, já que apanharam “bom tempo e boas ondas”. Considerou ainda que o desporto adaptado está a evoluir, a subir de nível, pelo que o desafio se torna maior a cada ano que passa.

O treinador e selecionador nacional de parasurfing, Tiago Prieto, indicou que a surfista vianense “é a referência do surf adaptado no mundo”, explicando que, nas diversas provas onde participam, a dupla é procurada “para conselhos e sugestões”.

Destacou o número de praticantes na modalidade, já que a jovem vianense “abriu caminho” para o crescimento do parasurfing.

Já João Zamith, do Surf Clube de Viana, indicou que Viana do Castelo “é um exemplo a nível mundial do desenvolvimento desta modalidade”, o que tem permitido projetar a cidade e o concelho em todo o mundo.

Recorde-se que, no passado sábado, 9 de novembro, dia final do Mundial ISA de Para Surfing de 2024, Marta Paço conquistou a medalha de ouro na categoria feminina VI 1, destinada a competidoras invisuais, na icónica Huntington Beach, na Califórnia. 

A atleta vianense, de 19 anos de idade, conquistou, assim, o quarto título mundial ISA consecutivo. Na final, Marta Paço somou 10,83 pontos, graças a uma onda de 5,83 pts e outra de 5,00 pts, ficando à frente da francesa Valentine Moskoteoc (4,66 pts), da espanhola Carmen Lopes (4,50 pts) e da francesa Juliette Mas (3,67 pts).

Em 2019, a surfista Marta Jordão Paço tornou-se a Cidadã de Mérito mais nova de sempre na história de Viana do Castelo. A jovem de Outeiro, na altura com apenas 14 anos, foi uma das personalidades distinguidas na sessão solene comemorativa dos 171 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Impostos em atraso? Pode ser golpe por SMS, alerta Autoridade Tributária

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Juventude Viana vence em Espinho e reforça liderança do campeonato

A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Derrocada em Moledo leva à interdição do paredão

Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense cai em São Martinho e perde posição na tabela

A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez em alerta máximo devido a risco elevado de cheias e deslizamentos

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

CNE apela à participação nas presidenciais apesar do mau tempo

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos cidadãos na segunda volta das presidenciais, marcada para este domingo, mesmo com as previsões de chuva e vento fortes. Num comunicado, a CNE sublinha que tem cooperado com todas as entidades para criar “as melhores condições” para o exercício do voto, mesmo em circunstâncias adversas.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Domingo começa mais calmo, mas chuva volta a intensificar-se no final do dia

O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).