O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo descerrou hoje a placa comemorativa do centenário do Museu de Artes Decorativas, considerando que estes cem anos ”marcaram a cidade e a sociedade civil”. As comemorações incluíram ainda a inauguração de um painel expositivo com a cronologia de um século de existência e um momento musical pelo Quarteto de Cordas Viana d´Arcus.
No seu discurso, Luís Nobre referiu que “celebrar 100 anos é significativo e é um momento de reconhecimento do que representa a cultura para a identidade de uma cidade e concelho”. “A cultura é o que faz a diferença e representa um projeto de futuro. Ao longo de todos estes anos, o acervo do Museu de Artes Decorativas foi sendo catalogado, colocado e exposto, num trabalho que tem sido concretizado no tempo”, referiu o autarca, agradecendo à equipa “que tem cuidado do espaço e permitido o reconhecimento que, hoje em dia, este museu tem”.
Luís Nobre indicou ainda que a inauguração do Museu de Artes Decorativas e a abertura do Elevador de Santa Luzia, ambas em 1923, “marcaram a cidade e a sociedade civil”. Por isso mesmo, referiu, “o desafio é dentro da interpretação, da memória e da alma que estes espaços oferecem, conseguir projetar e interpretar o mundo e o que a sociedade atualmente procura”.
O presidente da Câmara frisou que 7% do orçamento municipal vai para a cultura, num esforço significativo que demonstra a importância que esta área tem para o concelho vianense.
O Museu de Artes Decorativas está instalado num solar urbano situado no largo de São Domingos, onde também fica a Igreja do convento da mesma evocação.
Pelo menos uma pessoa sobreviveu ao desastre aéreo de hoje em Ahmedabad, na Índia, e está a receber tratamento hospitalar, disse uma fonta polícia à comunicação social.
O bairro da Imaculada Conceição, em Monção, está a ser alvo de um investimento de cerca de 5,2 milhões de euros para reabilitar as 50 habitações existentes e construir 32 novas casas a custos controlados, revelou a autarquia.
A Fortaleza de Valença recebe o Peddy Paper "Missão Fortaleza", sexta-feira, 13 de junho, a partir das 10h00, com a participação de onze equipas, num total de 55 alunos do agrupamento de escolas "Muralhas do Minho".
Chegou o momento de demonstrar força, habilidade, coragem e companheirismo na II Gladiator Race Junior Eurocidade Cerveira-Tomiño. É a contagem decrescente para um novo encontro com esta emocionante corrida de obstáculos, pensada para as crianças e jovens de Cerveira e Tomiño, organizada no âmbito do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT).
O canoísta Francisco Santos, natural de Viana do Castelo, conquistou, no fim de semana, a medalha de prata para Portugal no Campeonato Europeu de Maratona que decorreu em Ponte de Lima.
O Município de Ponte de Lima marca presença na edição de 2025 da Feira Nacional da Agricultura, a decorrer no CNEMA, em Santarém, para a promoção do Vale do Lima: Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025, com a degustação de vinhos da casta Loureiro de produtores engarrafadores do concelho de Ponte de Lima, bem como com uma mostra e prova de produtos locais.
O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, está a visitar as freguesias do concelho num ciclo de encontros que visa auscultar as preocupações locais e recolher contributos, no âmbito das eleições autárquicas deste ano.