Depois dos empates concedidos na última jornada, Vianense e Trofense sabiam da importância desta partida na luta pela manutenção. À passagem do minuto 39, Berna Couto, de pé esquerdo, fez o único golo do jogo.
A formação da casa entrou mais forte, a querer dominar o jogo e a apostar na velocidade dos seus atacantes, Eric Ayiah e Carlos Alves. Aos 6 minutos, Nuno Valente isolou Tiago André no corredor esquerdo, que entrou na área e finalizou, mas não conseguiu ultrapassar o guardião Guilherme Cioletti.
Aos poucos, o Vianense equilibrou as manobras na zona intermediária sem, contudo, incomodar a defensiva contrária, uma vez que revelava dificuldades nas aproximações à baliza.
À passagem do minuto 39, o Trofense inaugurou o marcador: Carlos Daniel cruzou da direita, Cioletti defendeu para a frente, e Berna Couto, de pé esquerdo, aproveitou para disparar fortíssimo para o fundo das redes minhotas.
Para o segundo tempo, os visitantes fizeram duas alterações e entraram decididos em busca da igualdade. Logo aos 50′, Jordão Cardoso, após assistência de Kalunga, obrigou Nuno Silva a uma defesa apertada.
O jogo abriu e quem acompanhava as incidências observava jogadas de perigo junto das duas áreas. Aos 58′, o Trofense esteve perto de alargar a vantagem, com Berna Couto a servir Carlos Daniel e o avançado brasileiro a rematar para defesa difícil de Cioletti.
Aos 73′, foi Gaby Faria que assustou Nuno Silva através de um cruzamento que caiu junto à barra da baliza do conjunto da Trofa. Dez minutos volvidos, Nuno Barbosa, em boa posição, atirou por cima da trave.
Os locais responderam e quase sentenciaram o encontro através de Berna Couto, mas o remate saiu à figura de Cioletti. Até final, o Trofense conseguiu segurar o resultado construído na etapa inicial e garantiu uma vitória preciosa para a permanência na Liga 3.
Com este triunfo, o Trofense subiu ao segundo lugar com 14 pontos, enquanto o Vianense está na quinta posição com 9.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.