"Letras com Afeto" é um dos quatro eixos do Programa de Voluntariado Académico "Janelas ConVIDA", desenvolvido por estudantes de Educação Social e Gerontológica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A iniciativa pretende combater o isolamento social dos idosos, atualmente, também através da troca de cartas.
“E se, de repente, recebesse uma carta de alguém que mal conhece a perguntar-lhe como está, a querer partilhar histórias ou simplesmente a querer fazer conversa? É esta a ideia que está por detrás do ‘Letras com Afeto'”, lê-se numa nota do IPVC.
O projeto “Janelas ConVIDA” surgiu em plena pandemia com o objetivo de combater o isolamento social das pessoas mais idosas, afastadas de familiares e conhecidos. Agora, o projeto evoluiu e engloba, entre outras ações, a troca de cartas entre utentes incluídos em respostas sociais e os estudantes de Educação Social e Gerontológica da ESE-IPVC.
“O incentivo para ir à janela foi evoluindo para um contacto cada vez mais próximo com as pessoas mais velhas até que, durante o ano letivo de 2022/23, esta iniciativa evoluiu para um Programa de Voluntariado Académico, programa esse que está a dar os primeiros passos agora, em 2023/24”, explicou Raquel Gonçalves, coordenadora da licenciatura de Educação Social e Gerontológica da ESE-IPVC.
Além de contribuir para o envelhecimento bem-sucedido e saudável de pessoas mais velhas, o projeto pretende, entre outros objetivos, construir uma rede de suporte e promover relações intergeracionais e de solidariedade.
A par do “Letras com Afeto”, o projeto desdobra-se também no “Laboratório da Idade”. Este segundo eixo consiste no “ativismo pela idade e pela sensibilização e educação da comunidade relativamente ao envelhecimento, assim como na capacitação e ‘empowerment’ das pessoas à medida que envelhecem”, descreveu Raquel Gonçalves.
“Nesta fase, estão identificados voluntários para todos os eixos de intervenção, mas ainda só teve início o “Letras com Afeto” e o “Laboratório da Idade”, continuou. “O primeiro tem já estabelecido o contacto com três respostas sociais e as trocas de correspondência estão em pleno funcionamento. O segundo eixo tem reunido de forma regular os voluntários, que estão a definir e a operacionalizar uma série de ações para implementar ao longo do segundo semestre. Os restantes eixos deverão avançar em breve”, explicou a responsável.
Neste momento, o projeto está a ser implementado na Casa do Areal do Fundo Social, em Braga, no Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora e na Congregação de Nossa Senhora da Caridade, em Viana do Castelo. “Envolvidos deverão ser também a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa”, confidenciou.
O Programa de Voluntariado Académico incorpora também, como terceiro eixo, o “Abrir Janelas à Vida”, que englobará visitas domiciliárias, companhia e acompanhamento ou desenvolvimento de atividades de lazer.
“Partilha a Sacola” é o nome do quarto eixo e consistirá no acompanhamento dos idosos, por exemplo, nas compras.

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.