Logo
Regional

“Letras com Afeto” combate a solidão dos idosos através da troca de cartas

17 Janeiro, 2024 | 15:01
Partilhar
Isabel Marques
2 min. leitura

"Letras com Afeto" é um dos quatro eixos do Programa de Voluntariado Académico "Janelas ConVIDA", desenvolvido por estudantes de Educação Social e Gerontológica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A iniciativa pretende combater o isolamento social dos idosos, atualmente, também através da troca de cartas. 

“E se, de repente, recebesse uma carta de alguém que mal conhece a perguntar-lhe como está, a querer partilhar histórias ou simplesmente a querer fazer conversa? É esta a ideia que está por detrás do ‘Letras com Afeto'”, lê-se numa nota do IPVC.

O projeto “Janelas ConVIDA” surgiu em plena pandemia com o objetivo de combater o isolamento social das pessoas mais idosas, afastadas de familiares e conhecidos. Agora, o projeto evoluiu e engloba, entre outras ações, a troca de cartas entre utentes incluídos em respostas sociais e os estudantes de Educação Social e Gerontológica da ESE-IPVC.

“O incentivo para ir à janela foi evoluindo para um contacto cada vez mais próximo com as pessoas mais velhas até que, durante o ano letivo de 2022/23, esta iniciativa evoluiu para um Programa de Voluntariado Académico, programa esse que está a dar os primeiros passos agora, em 2023/24”, explicou Raquel Gonçalves, coordenadora da licenciatura de Educação Social e Gerontológica da ESE-IPVC.

Além de contribuir para o envelhecimento bem-sucedido e saudável de pessoas mais velhas, o projeto pretende, entre outros objetivos, construir uma rede de suporte e promover relações intergeracionais e de solidariedade.

A par do “Letras com Afeto”, o projeto desdobra-se também no “Laboratório da Idade”. Este segundo eixo consiste no “ativismo pela idade e pela sensibilização e educação da comunidade relativamente ao envelhecimento, assim como na capacitação e ‘empowerment’ das pessoas à medida que envelhecem”, descreveu Raquel Gonçalves.

“Nesta fase, estão identificados voluntários para todos os eixos de intervenção, mas ainda só teve início o “Letras com Afeto” e o “Laboratório da Idade”, continuou. “O primeiro tem já estabelecido o contacto com três respostas sociais e as trocas de correspondência estão em pleno funcionamento. O segundo eixo tem reunido de forma regular os voluntários, que estão a definir e a operacionalizar uma série de ações para implementar ao longo do segundo semestre. Os restantes eixos deverão avançar em breve”, explicou a responsável.

Neste momento, o projeto está a ser implementado na Casa do Areal do Fundo Social, em Braga, no Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora e na Congregação de Nossa Senhora da Caridade, em Viana do Castelo. “Envolvidos deverão ser também a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa”, confidenciou.

O Programa de Voluntariado Académico incorpora também, como terceiro eixo, o “Abrir Janelas à Vida”, que englobará visitas domiciliárias, companhia e acompanhamento ou desenvolvimento de atividades de lazer.

“Partilha a Sacola” é o nome do quarto eixo e consistirá no acompanhamento dos idosos, por exemplo, nas compras.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 5 Dezembro, 2025

Pingo Doce apoia 9 projetos em Viana do Castelo na 5ª edição do Programa Bairro Feliz

Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.

Regional 5 Dezembro, 2025

Ponte de Lima promove sessões de Yoga e histórias para crianças e famílias

O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.

Cultura 5 Dezembro, 2025

“O Soldadinho de Chumbo” chega ao Cineteatro João Verde em Monção

O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.

Regional 5 Dezembro, 2025

Pai Natal chega hoje a Vila Nova de Cerveira em grande desfile

O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.

Regional 5 Dezembro, 2025

Escola de Hotelaria de Viana do Castelo lança Curso de Bartender

A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.

Regional 5 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana abre candidaturas para pós-graduação em Economia Azul Sustentável

O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo reforça aposta na economia azul e energias renováveis

Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.