"Letras com Afeto" é um dos quatro eixos do Programa de Voluntariado Académico "Janelas ConVIDA", desenvolvido por estudantes de Educação Social e Gerontológica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A iniciativa pretende combater o isolamento social dos idosos, atualmente, também através da troca de cartas.
“E se, de repente, recebesse uma carta de alguém que mal conhece a perguntar-lhe como está, a querer partilhar histórias ou simplesmente a querer fazer conversa? É esta a ideia que está por detrás do ‘Letras com Afeto'”, lê-se numa nota do IPVC.
O projeto “Janelas ConVIDA” surgiu em plena pandemia com o objetivo de combater o isolamento social das pessoas mais idosas, afastadas de familiares e conhecidos. Agora, o projeto evoluiu e engloba, entre outras ações, a troca de cartas entre utentes incluídos em respostas sociais e os estudantes de Educação Social e Gerontológica da ESE-IPVC.
“O incentivo para ir à janela foi evoluindo para um contacto cada vez mais próximo com as pessoas mais velhas até que, durante o ano letivo de 2022/23, esta iniciativa evoluiu para um Programa de Voluntariado Académico, programa esse que está a dar os primeiros passos agora, em 2023/24”, explicou Raquel Gonçalves, coordenadora da licenciatura de Educação Social e Gerontológica da ESE-IPVC.
Além de contribuir para o envelhecimento bem-sucedido e saudável de pessoas mais velhas, o projeto pretende, entre outros objetivos, construir uma rede de suporte e promover relações intergeracionais e de solidariedade.
A par do “Letras com Afeto”, o projeto desdobra-se também no “Laboratório da Idade”. Este segundo eixo consiste no “ativismo pela idade e pela sensibilização e educação da comunidade relativamente ao envelhecimento, assim como na capacitação e ‘empowerment’ das pessoas à medida que envelhecem”, descreveu Raquel Gonçalves.
“Nesta fase, estão identificados voluntários para todos os eixos de intervenção, mas ainda só teve início o “Letras com Afeto” e o “Laboratório da Idade”, continuou. “O primeiro tem já estabelecido o contacto com três respostas sociais e as trocas de correspondência estão em pleno funcionamento. O segundo eixo tem reunido de forma regular os voluntários, que estão a definir e a operacionalizar uma série de ações para implementar ao longo do segundo semestre. Os restantes eixos deverão avançar em breve”, explicou a responsável.
Neste momento, o projeto está a ser implementado na Casa do Areal do Fundo Social, em Braga, no Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora e na Congregação de Nossa Senhora da Caridade, em Viana do Castelo. “Envolvidos deverão ser também a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa”, confidenciou.
O Programa de Voluntariado Académico incorpora também, como terceiro eixo, o “Abrir Janelas à Vida”, que englobará visitas domiciliárias, companhia e acompanhamento ou desenvolvimento de atividades de lazer.
“Partilha a Sacola” é o nome do quarto eixo e consistirá no acompanhamento dos idosos, por exemplo, nas compras.

A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.