Logo
Regional

“Letras com Afeto” combate a solidão dos idosos através da troca de cartas

17 Janeiro, 2024 | 15:01
Partilhar
Isabel Marques
2 min. leitura

"Letras com Afeto" é um dos quatro eixos do Programa de Voluntariado Académico "Janelas ConVIDA", desenvolvido por estudantes de Educação Social e Gerontológica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A iniciativa pretende combater o isolamento social dos idosos, atualmente, também através da troca de cartas. 

“E se, de repente, recebesse uma carta de alguém que mal conhece a perguntar-lhe como está, a querer partilhar histórias ou simplesmente a querer fazer conversa? É esta a ideia que está por detrás do ‘Letras com Afeto'”, lê-se numa nota do IPVC.

O projeto “Janelas ConVIDA” surgiu em plena pandemia com o objetivo de combater o isolamento social das pessoas mais idosas, afastadas de familiares e conhecidos. Agora, o projeto evoluiu e engloba, entre outras ações, a troca de cartas entre utentes incluídos em respostas sociais e os estudantes de Educação Social e Gerontológica da ESE-IPVC.

“O incentivo para ir à janela foi evoluindo para um contacto cada vez mais próximo com as pessoas mais velhas até que, durante o ano letivo de 2022/23, esta iniciativa evoluiu para um Programa de Voluntariado Académico, programa esse que está a dar os primeiros passos agora, em 2023/24”, explicou Raquel Gonçalves, coordenadora da licenciatura de Educação Social e Gerontológica da ESE-IPVC.

Além de contribuir para o envelhecimento bem-sucedido e saudável de pessoas mais velhas, o projeto pretende, entre outros objetivos, construir uma rede de suporte e promover relações intergeracionais e de solidariedade.

A par do “Letras com Afeto”, o projeto desdobra-se também no “Laboratório da Idade”. Este segundo eixo consiste no “ativismo pela idade e pela sensibilização e educação da comunidade relativamente ao envelhecimento, assim como na capacitação e ‘empowerment’ das pessoas à medida que envelhecem”, descreveu Raquel Gonçalves.

“Nesta fase, estão identificados voluntários para todos os eixos de intervenção, mas ainda só teve início o “Letras com Afeto” e o “Laboratório da Idade”, continuou. “O primeiro tem já estabelecido o contacto com três respostas sociais e as trocas de correspondência estão em pleno funcionamento. O segundo eixo tem reunido de forma regular os voluntários, que estão a definir e a operacionalizar uma série de ações para implementar ao longo do segundo semestre. Os restantes eixos deverão avançar em breve”, explicou a responsável.

Neste momento, o projeto está a ser implementado na Casa do Areal do Fundo Social, em Braga, no Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora e na Congregação de Nossa Senhora da Caridade, em Viana do Castelo. “Envolvidos deverão ser também a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa”, confidenciou.

O Programa de Voluntariado Académico incorpora também, como terceiro eixo, o “Abrir Janelas à Vida”, que englobará visitas domiciliárias, companhia e acompanhamento ou desenvolvimento de atividades de lazer.

“Partilha a Sacola” é o nome do quarto eixo e consistirá no acompanhamento dos idosos, por exemplo, nas compras.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2025

Buscas por três pescadores desaparecidos ao largo de Caminha suspensas

As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Desporto 14 Dezembro, 2025

AFVC: Valenciano continua líder da 1ª Divisão Distrital apesar da derrota em casa com o Lanheses

A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.

Regional 14 Dezembro, 2025

Távora mantém liderança na 2.ª Divisão Distrital da AF Viana do Castelo

A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.

Regional 14 Dezembro, 2025

Vianense falha penálti no último minuto e acaba por empatar em casa com o último classificado

O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Regional 14 Dezembro, 2025

Inauguração da Iluminação de Natal no Penedo do Castelo reúne a comunidade

Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.

Regional 14 Dezembro, 2025

Defensor Moura apresenta “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.

Música 14 Dezembro, 2025

Vianenses em destaque no novo projeto de Bárbara Bandeira

Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.