Logo
Regional

“Ler em Viana” no Centro Cultural de Viana do Castelo de 20 a 28 de abril

17 Abril, 2024 | 9:20
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, de 20 a 28 de abril, o “Ler em Viana - Festa do livro e das artes”, iniciativa que integra a 44ª Feira do Livro. A programação acontece no Centro Cultural de Viana do Castelo e conta com iniciativas para todos os gostos e idades.

Este é um evento orientado para a promoção de hábitos de leitura e de elevação do nível de literacia da população, inclusivo e intergeracional. O programa promove o diálogo entre cultura e educação e está estruturado para todas as idades, com atividades dirigidas a públicos específicos, como é o caso das crianças e dos estudantes do ensino secundário e superior, e outras atividades abertas a toda a população.

A programação é rica e diversificada, contemplando uma exposição sobre o 25 de abril de 1974, sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro, concertos e a 44ª Feira do Livro, com 32 expositores, que estará disponível todos os dias, das 14h30 às 23h30, com entrada gratuita.

Na apresentação pública da programação, o Vereador da Educação e Cultura, Manuel Vitorino, assumiu que o programa “conta com a presença de diversos intervenientes que permitirão ao público abrir horizontes”, considerando que o Ler em Viana “é um modelo consolidado pelos indicadores e pela intencionalidade, que passa por melhorar os índices de literacia da população”.

“Este é um festival literário em torno dos livros e da palavra, com o objetivo de formar públicos”, realçou, afirmando que o Ler em Viana e o Contornos da Palavra, iniciativas que cuja programação acontece em paralelo, deverão conquistar cerca de 25 mil pessoas.

Já o Diretor da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Rui Viana, explicou que a edição deste ano conta com uma redução do número de dias, mas que é “compensada pelo aumento do número de horas de Feira disponível, das 14h30 às 23h30, todos os dias, permitindo assim a integração das escolas no evento”.

Para o responsável, o Centro Cultural de Viana do Castelo “é um espaço que dá dignidade ao livro e que salvaguarda os livreiros”, pelo que a aposta do Município num espaço exterior “é uma aposta ganha que se reflete no número de visitantes”.

O programa apela à participação de todos os vianenses, sendo aberta ao conhecimento, à ciência, orientado para a educação estética e artística que, simultaneamente, valoriza a literatura, as artes, a cidadania.

No primeiro dia, 20 de abril, a inauguração do evento acontece às 14h30. A tarde infantil está agendada para as 16h00, com “O Livro das Regras” e, à noite, pelas 21h30, concerto de Aldina Duarte.

Domingo, 21 de abril, às 11h00 inaugura a exposição “25 de Abril de 1974 – Quinta-feira”, com fotografias de Alfredo Cunha nos Antigos Paços do Concelho. À tarde, nova proposta para os mais novos, às 16h00, com “O Quiosque”, e, à noite, “Liberdades Partilhadas”, com Alfredo Cunha, Carlos Tê e Catarina Mourão.

Francisco Moita Flores, Mário Augusto, Pedro Mexia, Pedro Lamares, Manuel Sobrinho Simões e João Ramalho Santos são alguns dos nomes que vão passar pelo Centro Cultural de Viana do Castelo nos próximos dias.

No que toca a concertos, as propostas passam por Aldina Duarte (dia 20, 21h30) e Cara de Espelho (dia 27, 21h30).

Para os concertos, a lotação máxima é de 300 lugares. Os bilhetes podem ser adquiridos na BOL.pt (Bilheteira Online) ou na bilheteira do Centro Cultural no dia do concerto, das 14h30 às 21h15. Os bilhetes têm um custo de 5 euros, não sendo permitida a entrada na sala depois do início do espetáculo.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.

Regional 22 Junho, 2024

Marcha da Ribeira atua este sábado no Largo Maestro José Pedro em Viana do Castelo

A União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela está a organizar as XXXI Jornadas de Arte Popular, que decorrem, até 3 de agosto.

Nacional 22 Junho, 2024

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria fechadas no domingo

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria estarão fechadas no domingo no país, o dia com o maior número desses serviços encerrados, de acordo com a escala até à próxima quinta-feira divulgada pelo Ministério da Saúde.

Internacional 22 Junho, 2024

Escola de Monserrate solidária com São Tomé e Príncipe

O Agrupamento de Monserrate acedeu ao desafio lançado pela professora Elisabete Freixo e colaborou ativamente na doação de flautas musicais e material escolar para a “Casa Fiz do Mundo – São Tomé”.

Nacional 22 Junho, 2024

Parlamento aprova fim de portagens nas ex-SCUT

O parlamento aprovou em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos troços "onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança".

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal luta hoje com a Turquia pela passagem aos oitavos de final do Euro2024

Portugal pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024, na Alemanha, se vencer a Turquia que, tal como a equipa lusa, qualifica-se ganhando.