Logo
Cultura

Leirena leva espetáculo ‘Sob a terra’ a Vila Praia de Âncora

24 Outubro, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O espetáculo 'Sob a terra', criado por um consórcio artístico liderado pelo Leirena Teatro para alertar para comportamentos que originam incêndios florestais, vai iniciar uma nova digressão por oito localidades de seis distritos, incluindo Vila Praia de Âncora.

Estreado em 2020, ‘Sob a terra’ venceu um concurso lançado pelo Ministério da Cultura e pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) para procurar alterar comportamentos das populações face a incêndios através das artes.

Neste espetáculo, a companhia de teatro de Leiria conta com música de Surma ao vivo e desenho digital em tempo real de Nuno Viegas, que acompanham um elenco de sete atores.

“Já temos 35 espetáculos [apresentados] pelo país, desde Idanha-a-Nova até Viana do Castelo, além de Leiria, Penacova… Agora vamos continuar e espero que para o ano consigamos chegar ao espetáculo 50”, afirmou o diretor da companhia e encenador do espetáculo, Frédéric da Cruz Pires.

Esta digressão de ‘Sob a terra’ vai passar por algumas aldeias próximas de florestas. “Em  Torres de Mondego a aldeia sofreu com um incêndio há pouco tempo”, realça.

O regresso do espetáculo a palco neste outono, após a época dos fogos, justifica-se porque “não vamos falar do assunto quando os incêndios estão a acontecer”.

Fredéric da Cruz Pires explicou que a intenção deste proposta artística é “tentar falar dos incêndios de forma a mitigar o dano e por as pessoas a pensar sobre a questão dos fogos rurais, das queimadas, das queimas, da limpeza do terreno com as máquinas”.

“As alterações climáticas estão aí e qualquer queima ou queimada indevida pode não só pôr a floresta em perigo, como a vida de quem lá habita”, acrescentou o encenador, que espera tocar a consciência das populações com o espetáculo.

A nova digressão de ‘Sob a terra’ começa no final de outubro, com apresentações no Sabugal, distrito da Guarda, no dia 25, e em Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, no dia 26.

Em novembro, o espetáculo vai a Castanheira de Pera (dia 01) e ao Sítio da Nazaré (dia 03), no distrito de Leiria, Ourém (dia 07) e Ferreira do Zêzere (dia 14), no distrito de Santarém, a Torres do Mondego, em Coimbra (dia 09), e a Vila Praia de Âncora, em Caminha, no distrito de Viana do Castelo, (dia 10).

Em Ourém e Castanheira de Pera haverá sessões de mediação com as comunidades educativas.

“Através de exercícios de teatro vão explorar algumas situações relacionadas com o tema dos fogos rurais e o resultado vai ser integrado no espetáculo”, concluiu o encenador.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 22 Dezembro, 2025

Três dias de tolerância de ponto para a função pública no Natal

O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.

Desporto 21 Dezembro, 2025

SC Vianense deixa escapar vantagem e perde em Ponte de Lima

O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Valenciano segura liderança na Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Távora perde mas mantém a liderança da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.

Regional 21 Dezembro, 2025

Dois corpos dão à costa em Moledo e Afife

Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.

Regional 21 Dezembro, 2025

Viana TV celebra Natal com programa especial em direto da Praça da República

Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 regressa ao Algarve em 2027 e 2028

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.